Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Grupos mais premiados do k-pop: veja quais são 

Saiba quais são os grupos que receberam o maior número de prêmios na Coreia e ao redor do mundo. Veja se o seu grupo preferido está na nossa lista!

#kpoppers · Por Karoline Póss

15 de Abril de 2024, às 12:00

Com centenas de debuts a cada ano, o universo do k-pop é uma competição acirrada na qual poucos grupos atingem o tão sonhado sucesso. No entanto, um seleto número de artistas consegue figurar entre os grupos mais premiados do k-pop

Os prêmios, afinal, são grandes provas do sucesso e influência de um artista, dando a eles o devido reconhecimento por seus feitos como números de streams, vendas de ingressos e até o impacto que geraram para a indústria do k-pop – e para a economia, cultura e turismo de seu país. 

Conheça os grupos mais premiados do k-pop

Para esta seleção, levamos em consideração critérios como a quantidade de prêmios nacionais e internacionais, as conquistas em programas musicais semanais da televisão coreana e outros reconhecimentos, como serem pioneiros em determinados prêmios. 

Ser um dos grupos mais premiados do k-pop é para poucos, mas estes artistas conseguiram: 

BTS

Se você já se perguntou “Quem é o grupo mais premiado do K-pop?”, não há dúvidas de que a resposta é BTS. 

Estima-se que o grupo já tenha conquistado mais de 480 troféus desde sua estreia em 2013, incluindo prêmios coreanos e em premiações da música Global, como American Music Awards e Billboard Music Awards. O BTS também foi o primeiro grupo de k-pop a ser indicado ao Grammy. 

Nos programas musicais semanais, o septeto lidera o ranking de vitórias com 164 troféus, sendo 32 com a música Dynamite, o seu maior recorde. 

Twice

O Twice também já conquistou mais de 100 troféus ao longo de sua carreira, incluindo 18 prêmios daesang, considerado o mais importante para os artistas da indústria do k-pop. Elas também venceram o Billboard Breakthrough, importante reconhecimento internacional. 

Nos programas musicais semanais, é o grupo feminino com mais vitórias, com 121 prêmios conquistados até o momento. A música do Twice com mais vitórias em music shows é TT, que rendeu 13 troféus ao girl group.

TVXQ

O TVXQ é um dos grupos de kpop mais antigos que continua em atividade. Ao longo de sua carreira, conquistou grandes feitos como o recorde no Guinness Book de maior fã clube oficial, que em 2008 contava com mais de 800 mil membros. 

Quanto aos prêmios, foram mais de 80 troféus conquistados ao longo dos anos, incluindo vários daesang e bonsang e 23 vitórias em programas musicais semanais. 

Grupos mais premiados do k-pop
Créditos: Divulgação

Girls’ Generation

Rainhas do k-pop, o Girls’ Generation foi o primeiro grupo feminino a ultrapassar a marca de 100 vitórias em programas musicais semanais. Por muito tempo, também foram o girl group com o maior número de troféus.

Em atividade desde 2007, o grupo também recebeu mais de 120 troféus em premiações na Coreia e no Japão, incluindo Golden Disc Awards, MAMA Awards e Japan Gold Disc Awards. Somam, ainda, 9 prêmios daesang em sua carreira, sendo atualmente o segundo girl group com mais troféus desta categoria.  

EXO

Entre os grupos masculinos mais famosos do k-pop, é impossível não falar do EXO, que também é um dos grupos mais premiados da Coreia. Além dos 23 daesang que ostentam, estima-se que o grupo tenha mais de 120 troféus de music shows, sendo 18 apenas para a música Call Me Baby. E eles não param!

No Natal de 2023, um dance challenge criado por fãs viralizou a música First Snow, que havia sido lançada 10 anos antes como parte do álbum Miracles in December. O sucesso da b-side foi tanto que conquistou um troféu no Music Bank em 29 de dezembro, mesmo sem promoções oficiais do EXO. Hit orgânico!  

GFRIEND

O GFRIEND deu disband em 2021, mas não sem antes entrar para a história. Conhecido por sua sincronia sem igual nos palcos, o girl group também figura entre os grupos mais premiados do k-pop, com 71 troféus nos music shows, sendo 15 para a música Rough

Elas também venceram prêmios importantes, como o Melhor Grupo Feminino no Golden Disc Awards, em 2018 e 2019.

Grupos mais premiados do k-pop
Créditos: Divulgação

Seventeen

O Seventeen também possui uma vasta lista de prêmios vencidos, com uma estimativa de pelo menos 120 troféus em premiações musicais, incluindo prêmios internacionais como Melhor Novo Ato no MTV Europe Music Awards por sua estreia no mercado americano. 

Somam, ainda, 63 prêmios nos programas semanais, sendo 11 para a música Home. Os integrantes Woozi e Seungkwan, muito ativos na produção do grupo, assinam a letra e a composição da música, tornando o prêmio ainda mais especial.

Red Velvet

Vencedoras do prêmio Rookie do Ano em diversas premiações da música coreana, o Red Velvet se consagrou como um dos girl groups de maior sucesso da terceira geração e continua a construir uma carreira bem sucedida. Contam com 85 prêmios em music shows, com o recorde de 10 para o sucesso Power Up.  

BIGBANG

O BIGBANG revolucionou o k-pop com muito talento, carisma e uma gama de conceitos diversos explorados ao longo de sua carreira. 

Com mais de 100 prêmios recebidos em festivais, foram o primeiro grupo de k-pop a vencer um grande prêmio internacional, eleito o Melhor Ato Mundial no MTV Europe Music Awards de 2011.  

BLACKPINK

Mesmo com poucas comebacks, o BLACKPINK já conquistou 60 troféus em programas musicais, sendo 13 com a música How You Like That. Também somam mais de 100 vitórias em premiações gerais, incluindo o Rookie do Ano no Golden Disc Awards de 2017.

Elas também receberam o prêmio de membros honorários do Império Britânico durante cerimônia no Palácio de Buckingham, em 2023. 

Super Junior

Em atividade desde 2005, o Super Junior segue com tudo. Ao longo de sua carreira, venceu 20 prêmios no Golden Disc Award, 13 no MAMA e mais 13 no Seul Music Award. 

O grupo também foi o primeiro ato asiático a vencer o prêmio de Artista Internacional do Teen Choice Awards, em 2015. 

Os maiores prêmios do k-pop 

Além das grandes premiações mundiais da MTV, Billboard e The Recording Academy, os artistas de k-pop contam com suas próprias premiações locais, que são de grande importância para determinar o sucesso de suas carreiras. 
Conheça as principais premiações do k-pop e entenda como elas funcionam!

Premiações do k-pop