10 grupos de k-pop que você precisa conhecer

K-pop · Por Camila Fernandes

25 de Julho de 2019, às 07:00

Desde o começo da década, o k-pop se tornou uma febre mundial: a agenda de shows dos grupos sul-coreanos cresceu e se estendeu por vários países, os fandoms ficaram gigantescos e há até quem se aventure a aprender coreano para ficar mais pertinho desse universo.

O Korean Pop nasceu na década de 90, ganhou fama pela Ásia no início dos anos 2000 e conquistou o ocidente depois do sucesso da música Gangnam Style, do cantor sul-coreano PSY, que estourou em 2012.

A partir daí (graças às facilidades da internet) o k-pop deixou de ser conhecido apenas por um grupo restrito e conquistou fãs de diferentes gostos e idades. Já contamos mais sobre esse fenômeno no nosso post sobre o que é k-pop!

Principais grupos de k-pop da atualidade

Os grupos de k-pop são o que nós chamamos por aqui de boybands ou girlbands: geralmente têm muitos integrantes, investem em músicas com coreografias bem elaboradas e letras que ficam grudadas na cabeça. Cada vez mais os grupos têm deixado de disputar pelo sucesso apenas entre si para entrar nos concorridos rankings internacionais. 

Mas, afinal, que grupos são esses que estão fazendo tanto sucesso assim? Quer saber mais sobre os maiores destaques do momento? Continue lendo e veja os 10 grupos de k-pop que você precisa conhecer! 💓

BTS 

O BTS surgiu em 2013, lançado pela Big Hit Entertainment e formado por 7 integrantes: RM Jin, Suga, J-Hope, Jungkook, Jimin e V. Além de serem um dos maiores destaques do momento, os garotos se tornaram o primeiro grupo de k-pop a alcançar o topo do ranking de álbuns da Billboard, depois de lançarem o disco Love Yourself: Tear.

Eles já quebraram tantos recordes e ganharam tantos prêmios que são constantemente comparados aos Beatles, e já até fizeram uma apresentação no The Late Show With Stephen Colbert homenageando a primeira boyband da história!

O nome BTS é uma sigla para Bangtan Sonyeondan, “escoteiros à prova de bala” em coreano, mas acabou virando Beyond The Scene em inglês, que significa “além da cena”. Talvez o significado alternativo para o nome seja uma tentativa de facilitar a vida dos fãs não coreanos, afinal, o idioma ainda é a principal barreira entre o mundo ocidental e os grupos de k-pop.

Heartbeat é uma das músicas mais ouvidas do grupo atualmente. A música foi lançada em junho de 2019 como single do álbum BTS World: Original Soundtrack, trilha sonora do jogo para celular BTS World — isso mesmo, eles têm um jogo só deles! 

Quer saber mais sobre o BTS? Nós temos um post todinho sobre eles!

GOT7

Mais um grupo masculino e também formado por 7 integrantes: Mark, JB, Jackson, Jinyoung, Youngjae, BamBam e Yugyeom. O GOT7 foi lançado pela JYP Entertainment em 2014 com a música Girls Girls Girls. De cara eles já ficaram no topo das paradas sul-coreanas e alcançaram o primeiro lugar no World Albums da Billboard.

Os meninos do GOT7 são constantemente elogiados por suas habilidades de dança: eles investem muito nas coreografias e usam movimentos do tricking, um esporte que mistura dança, ginástica e artes marciais.

Just Right é uma das músicas mais ouvidas do grupo, lançada em 2015 como parte do EP homônimo:

Quem não queria esse GOT7 versão miniatura pra guardar no bolso?

EXO 

O grupo EXO foi lançado em 2011 pela SM Entertainment. O nome vem do termo exoplaneta, usado para definir planetas que ficam fora do Sistema Solar. Bem conceitual, né?

A formação original do grupo tinha 12 membros, divididos em dois subgrupos, o EXO-K e o EXO-M. Acontece que o k-pop tem um mercado gigantesco na China, e a SM resolveu investir nas versões das músicas em mandarim, cantadas pelo EXO-M, enquanto o EXO-K faz as gravações em coreano.

Apesar disso, não se trata de dois grupos diferentes — as músicas são as mesmas e os meninos aparecem todos juntos nos MVs (Music Videos).

Atualmente o grupo tem 9 membros: Xiumin, Suho, Lay, Baekhyun, Chen, Chanyeol, D.O., Kai, e Sehun. Confira o MV da música Love Shot, lançado pelo grupo em dezembro de 2018: 

A história do EXO é cheia de sucesso e tem até algumas ~polêmicas~. Dá uma olhada no post sobre eles!

Monsta X

O Monsta X estreou em 2015, lançado pela Starship Entertainment e formado por 7 membros: Shownu, Wonho, Minhyuk, Kihyun, Hyungwon, Jooheon, e I.M. Enquanto o EXO investe no público chinês, o Monsta X investe no mercado japonês e já até lançou um álbum por lá, oPiece, de 2018. 

O grupo está em sua terceira turnê mundial e já passou pelo Brasil em 2019. Uma das músicas mais ouvidas do momento é WHO DO U LOVE?, com a letra totalmente em inglês e participação do rapper americano French Montana. 

BLACKPINK

Finalmente chegamos ao primeiro grupo feminino da lista, e vamos começar de cara pelo queridinho do momento! O BLACKPINK sem dúvidas é um dos grupos mais bem sucedidos do k-pop, e prova disso é que foi o primeiro do estilo a se apresentar no Coachella!

O grupo foi lançado em 2016 pela YG Entertainment e tem só 4 integrantes: Jennie, Lisa, Jisoo e Rosé. O nome BLACKPINK é uma proposta de contradizer a ideia do feminino ligado ao rosa e ao que ele simboliza, e esse conceito também pode ser percebido no estilo e nas músicas do grupo. Em 2018, a girlband estourou com o hit DDU-DU DDU-DU, que fala justamente sobre isso! 🖤

A música mais ouvida do grupo no momento é a mesma que fez as meninas estourarem de novo em 2019, a icônica Kill This Love! Olha só:

Quer saber mais sobre as integrantes do BLACKPINK? Olha só essa biografia!

SEVENTEEN

O SEVENTEEN foi formado pela Pledis Entertainment em 2015 e tem 13 membros, que se dividem em 3 subgrupos: S.Coups, Wonwoo, Mingyu e Vernon no hip-hop; Woozi, Jeonghan, Joshua, DK e Seungkwan nos vocais; e Hoshi, Jun, The8 e Dino no time de performance.

O grupo teve bastante exposição televisiva antes do debut (a estréia oficial) e por isso já surgiu com uma enorme audiência logo em seu primeiro single. O primeiro disco do SEVENTEEN, 17 Carat, foi o único álbum de estreia a aparecer entre os 10 Melhores Álbuns de K-pop da Billboard em 2015.

Confira o vídeo de Don’t Wanna Cry, um dos maiores sucessos do grupo:

TWICE

Mais um grupo de sucesso formado pela JYP Entertainment, o TWICE foi lançado em 2015 e tem 9 membros: Nayeon, Jeongyeon, Momo, Sana, Jihyo, Mina, Dahyun, Chaeyoung e Tzuyu. O grupo foi formado no reality show Sixteen, que começou com 16 trainees e consistia em eliminar uma por semana até ter a formação final. 

As meninas estouraram com o hit CHEER UP, cujo vídeo chegou a 10 milhões de visualizações no Youtube em apenas cinco dias. A música ficou famosa por trazer um estilo bem diferente do que é comum no k-pop — e há quem diga que CHEER UP traz alguma coisa bem parecida com forró (será?). Olha só o vídeo:

Red Velvet

O Red Velvet é um grupo feminino lançado pela SM Entertainment em 2014, formado por Irene, Seulgi, Wendy, Joy e Yeri. O grupo começou com um conceito interessante, dividindo os trabalhos entre duas faces: o red, lado mais colorido e animado, e o velvet, bem mais sóbrio e sério.

Elas até chegaram a lançar um álbum sobre cada lado, mas, a partir do EP Russian Roulette (2016), as meninas anunciaram que não fariam mais essa divisão e que as duas faces seriam mescladas no estilo do grupo.

Uma das músicas mais famosas do Red Velvet é Peek-A-Boo, de 2017, cujo vídeo traz justamente essa mistura de conceitos: é colorido, cheio de vermelho forte, a música é dançante, mas mantém o estilo creepy pelo qual as meninas são conhecidas.

Big Bang

Chegamos ao grupo mais antigo da lista, o Big Bang, lançado pela YG Entertainment em 2006, com os membros G-Dragon, T.O.P, Taeyang, Daesung e Seungri. Desde a estreia, o Big Bang já fez mais de 10 turnês, lançou 3 álbuns em coreano, 5 em japonês e vários EPs — uma trajetória de quase 13 anos, com algumas pausas, mas muito sucesso.

O grupo é famoso por ter um estilo mais livre, que mistura rap, R&B e dance, além do estilo de bad boys que os distancia da aparência “fabricada” que predomina no k-pop. 

Grupo de k-pop Big Bang
Créditos: Divulgação

Desde 2017, as atividades do Big Bang como quinteto estão pausadas por causa do serviço militar obrigatório da Coréia do Sul. É que todos os homens sul-coreanos precisam se alistar e servir por no mínimo 21 meses entre o fim do ensino médio e os 35 anos de idade. Como os membros do Big Bang já estão quase no limite da idade, a hora chegou e eles começaram a ir. 

O futuro do grupo é incerto: apesar de terem dito que tinham a intenção de continuar, Seungri já anunciou sua saída em 2019 após se envolver em um caso polêmico. Só nos resta esperar pela volta dos outros integrantes. 🙏

Confira o vídeo de Bang Bang Bang, uma das músicas mais famosas do grupo:

Loona

Chegamos ao último grupo da lista, o Loona, projeto lançado pela Blockberry Creative em 2016. O grupo tem doze integrantes: Heejin, Hyunjin, Haseul, Yeojin, Vivi, Kim Lip, Jinsoul, Choerry, Yves, Chuu, Go Won e Olivia Hye. Cada uma das integrantes representa um mês do ano, um animal e uma cor, e isso é levado bem a sério, influenciando bastante no estilo e nas produções do Loona.

Apesar de ter começado suas atividades em 2016, o grupo foi sendo lançado aos poucos, em subdivisões e performances solo de algumas integrantes, e o show de estreia com o grupo completo só aconteceu em 2018.

Uma das músicas mais famosas do grupo é Butterfly, que tem um clipe lindíssimo, olha só:

Fábrica de sucessos

Superproduções, letras-chiclete e coreografias sincronizadas. Parece uma receita pronta para o sucesso, mas se engana quem pensa que é fácil: todo fã sabe que k-pop é sinônimo de trabalho duro e muito treinamento. 

Tanta dedicação só poderia resultar em uma coisa: sucesso. O k-pop conquistou definitivamente seu espaço na indústria mundial, e só tende a crescer! Quer ficar por dentro dessa onda e conhecer ainda mais artistas que estão se destacando pelo mundo? É só dar o play na nossa playlist Seleção K-pop!

Playlist Seleção K-pop