Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Red Velvet: conheça o versátil girl group de k-pop

#kpoppers · Por Karoline Póss

21 de Outubro de 2019, às 20:00

Não, este post não é uma receita de bolo! O Red Velvet (레드벨벳) é um quinteto feminino de k-pop, um estilo musical da Coreia do Sul que está dando o que falar em todo o mundo — e que o grupo ajudou a disseminar. 

Red Velvet, grupo de k-pop
Créditos: Divulgação

Formado pela SM Entertainment, mesma casa de outros nomes lendários como Girls’ Generation, TVXQ e EXO, o grupo feminino teve sua estreia em 2014.

Desde então, elas vêm conquistando o mundo com sua versatilidade sonora, talento, carisma e beleza. Quer saber mais sobre esse quinteto talentosíssimo? A gente te apresenta! 

A história do Red Velvet no k-pop

O Red Velvet estreou no k-pop como um quarteto lá em agosto de 2014, pela SM Entertainment, com a música Happiness.

Na época, rolou uma polêmica com o clipe de estreia, que tinha algumas imagens que os fãs consideraram ofensivas, e por isso o MV precisou ser retirado do YouTube para novas edições. Assim que voltou ao canal, o vídeo fez grande sucesso na Coreia e no mundo.

Depois de mais alguns vídeos especiais como quarteto, houve uma mudança na formação do RV, como é abreviado o Red Velvet: para seu próximo lançamento, Ice Cream Cake, em março de 2018, uma nova integrante foi adicionada ao grupo.

Foi o início de uma era de muitas mudanças (positivas!) para as garotas, incluindo a primeira vitória do grupo no Music Bank, um programa musical semanal. Foi um momento extremamente marcante em sua carreira — e os fãs choram de emoção até hoje ao relembrar esse dia 😍

Hoje, o Red Velvet é tido pela Fundação Coreana como um dos grupos de k-pop mais influentes na promoção do estilo.

Elas também se apresentaram na Coreia do Norte, feito realizado por pouquíssimos artistas sul-coreanos, e o próprio Kim Jong-un, presidente do país, esteve presente no evento. Fadas icônicas que chama?

O motivo de tanta fama e aclamação é a versatilidade do grupo, característica que o levou a ser eleito um dos melhores grupos de k-pop pela revista Time, em 2018.

Essa diversificação de conceitos envolve até mesmo o nome do grupo: inicialmente o Red Velvet se dividia entre dois conceitos, o Lado Red e o Lado Velvet, cada qual enfatizando um charme diferente das meninas — embora hoje elas trabalhem com uma mistura de ambos. Vamos explicar melhor:

Lado Red

Lado red do Red Velvet
Créditos: Divulgação

No conceito red, que significa vermelho, em inglês, o quinteto costuma apresentar músicas pop bem coloridas e dançantes, enfatizando a jovialidade do grupo, tal como um lado mais fofo e divertido.

Grandes lançamentos do grupo, como Red Flavor, Rookie e Power Up fazem parte desta face do Red Velvet.

Lado Velvet 

Lado velvet do Red Velvet
Créditos: Divulgação

Já o lado velvet, de veludo, em inglês, deixa o pop colorido de lado para partir para uma pegada R&B, mostrando um lado mais maduro do Red Velvet.

É sob este conceito que elas lançaram hinos como Automatic, One Of Those Nights e a aclamada Bad Boy, uma das músicas mais queridas do grupo pelos fãs internacionais.

Há ainda algumas músicas que se apresentam uma mistura de ambos, chegando ao então Red Velvet. Zimzalabim foi lançada recentemente e já é um grande exemplo, já que o seu álbum, The ReVe Festival, representa um passeio por todos os estilos do grupo. 

As integrantes do Red Velvet

Ao todo, cinco talentosas garotas integram o Red Velvet. Para escolher sua bias (não sabe o que é isso? Vem conferir nosso dicionário de k-pop!), saiba um pouquinho mais sobre cada uma delas:

  • Wendy: nome artístico de Son Wendy, cujo nome coreano é Son Seung Wan (손승완). Ela é a vocalista principal do grupo e viveu por muitos anos nos Estados Unidos.
  • Irene: nome artístico de Bae Joo Hyun (배주현), a integrante mais velha, visual, centro e líder do grupo. Ela também trabalha como atriz e é a rapper do Red Velvet.
  • Seulgi: nome artístico de Kang Seulgi (강슬기), a dançarina principal e vocalista guia do grupo. 
  • Joy: nome artístico de Park Soo Young (박수영). Vocalista e rapper no Red Velvet, também trabalha como atriz. 
  • Yeri: nome artístico de Kim Yerim (김예림). Ela é a maknae (integrante mais nova) e foi a última a entrar para o Red Velvet, como vocalista e rapper. 
Integrantes do Red Velvet
Da esquerda para a direita: Wendy, Irene, Seulgi, Joy e Yeri / Créditos: Divulgação

5 melhores músicas do Red Velvet

Nestes cinco anos de existência, o grupo formou uma discografia muito rica, tanto em qualidade como em diversidade. Para este post, separamos os 5 principais sucessos da carreira do Red Velvet no k-pop:

Dumb Dumb

You need to Beat It, that boy Michael Jackson Bad. Nan neoye Billie Jean i anya, don’t you Leave Me Alone
(Você deve cair fora, esse garoto é Mau, estilo Michael Jackson. Eu não sou sua Billie Jean, não me deixe sozinha)

Nesta música divertida e super colorida, o Red Velvet deixou os fãs viciados em um dos refrões mais chicletes de sua carreira. O rap da música traz referências à discografia do Michael Jackson, e deixou muita gente de queixo caído com o crossover do ano!

Bad Boy

A queridinha do público internacional! Com um show de girl power, o Red Velvet fez muito fã babar com essa imagem mais madura do grupo – e a gente não superou até agora! O sucesso foi tanto que Bad Boy ganhou até uma versão em inglês.

A música não só entrou no top 20 de melhores músicas de k-pop da Billboard no ano de 2018, como foi a primeira colocada da lista. É muito hino, sim!

Peek-A-Boo

O lendário conceito de assassinas de entregadores de pizza! Lançada pouco após o Halloween de 2017, Peek-A-Boo traz uma pegada bem dark e diferente de tudo o que o Red Velvet já havia feito.

Como a própria empresa do grupo disse, a intenção era de atualizar o que conhecíamos do lado Velvet até então. E conseguiram!

Power Up

A música com mais wins da carreira do Red Velvet! Power Up foi o hit do verão de 2018. A própria integrante Yeri afirmou em uma conferência de imprensa que a música é ótima para ser ouvida durante o verão, já que é energizante, divertida e viciante, não é à toa que caiu no gosto do público.

Umpah Umpah

O trabalho mais recente do grupo é, mais uma vez, completamente inovador e digno de sucesso. Lançada para o verão de 2019, Umpah Umpah é fofa e traz um clipe mais divertido, com as meninas se divertindo e conquistando os fãs com seu carisma e talento.

Mesmo com as promoções curtas, o grupo conquistou 6 vitórias, um All Kill nos charts coreanos e mais um #1 na Billboard. Lendárias!

Essa foi a nossa seleção de músicas do Red Velvet, mas sabemos que o grupo tem muitas outras canções incríveis! Qual delas você recomendaria? Conte para a gente nos comentários!

Talento? Red Velvet!

Com tanta música boa, dá para entender por que o Red Velvet faz tanto sucesso no k-pop, né?

As meninas são um dos grupos representantes de sua geração e já estamos de olho em seus próximos passos. Mal podemos esperar para ver mais desse show de girl power que o Red Velvet está dando por aí!

Nesse mesmo ritmo, que tal aproveitar para conhecer outros grupos femininos de k-pop?

Girlgroups de k-pop