Mulheres do k-pop: conheça os girl groups mais populares da atualidade!

#kpoppers · Por Luiza Pérez

16 de Agosto de 2019, às 07:00

Que o k-pop está dominando o mundo não é novidade para ninguém! O pop sul coreano, com todo seu estilo, hits chicletes e danças milimetricamente coreografadas, vem conquistando os quatro cantos do globo e se tornando cada vez mais relevante no cenário musical.

E quando falamos em k-pop, não podemos deixar de mencionar os girl groups, que são fundamentais para o sucesso desse estilo.

Para quem não sabe, os girl groups são os grupos musicais formados somente por mulheres. Elas possuem a incrível habilidade de cantar e dançar ao mesmo tempo sem perder o ritmo (Beyoncé fazendo escola!) e estão ficando cada vez mais populares no Ocidente.

Quer saber quais são os principais girl groups da atualidade e um pouco mais sobre esse fenômeno? Então continue acompanhando esse post! 🤩 Vamos falar dos seguintes grupos:

  • BLACKPINK
  • TWICE
  • Red Velvet
  • MAMAMOO
  • LOONA
  • Girls’ Generation
  • 2NE1

Principais girl groups de k-pop da atualidade

A seguir, montamos uma lista para você com sete dos girls groups mais populares do k-pop e que conquistam cada dia mais fãs ao redor do mundo:

BLACKPINK

O BLACKPINK é um girl group formada por quatro meninas: Jisoo, Lisa, Jennie e Rosé. A estreia do grupo aconteceu em agosto de 2016 pela YG Entertainment, com os singles Boombayah e Whistle.

Girl Group de k-pop BLACKPINK
Créditos: Divulgação

A propósito, se quiser conhecer mais sobre a vida de cada uma, não deixe de ler esse post especial sobre as integrantes do grupo!

Mas continuando, Boombayah foi logo de cara um sucesso: entrou nas paradas da Billboard e se tornou o clipe de estreia mais visto de um grupo coreano na época. Depois disso, elas só foram crescendo mais e mais. Em 2018 fizeram uma parceria com a cantora Dua Lipa e lançaram a música Kiss and Make Up, que foi fundamental para que as meninas ficassem mais conhecidas pela América e Europa.

Em 2019, elas estouraram com o single Kill This Love, que quebrou recordes de lançamento e até foram escaladas para cantar no Coachella, um dos festivais de música mais conhecidos do mundo.

Agora coloque os fones de ouvido e confira abaixo o clipe do aclamadíssimo single Kill This Love:

TWICE

O TWICE é um grupo que foi formado através de um reality show chamado Sixteen, promovido pela JYP Entertainment em 2015. Ao final, nove meninas foram escolhidas para participar do girl group: Nayeon, Sana, Jihyo, Mina, Dahyun, Chaeyoung, Jeongyeon, Momo e Tzuyu.

Girl Group de k-pop TWICE
Créditos: Divulgação

Ainda em 2015, elas estrearam com um mini álbum intitulado The Story Begins, que vendeu mais de 120.000 cópias, quebrando o recorde que antes pertencia ao Girls’ Generation (calma, mais pra frente no post a gente vai falar delas também!).

Hoje, o TWICE é um dos girl groups de k-pop mais consolidados no mercado. Se você ficou curioso para conhecer melhor o trabalho das garotas, aqui vai uma das canções mais famosas do grupo, TT:

Red Velvet

O girl group Red Velvet foi lançada em agosto de 2014 pela SM Entertainment com o single Happiness. Até então, o grupo possuía quatro integrantes: Irene, Wendy, Seulgi e Joy. Porém, em março de 2015, tornou-se um quinteto com a entrada de Yeri.

Girl Group de k-pop Red Velvet
Créditos: Divulgação

Uma curiosidade é que o nome Red Velvet diz respeito ao duplo conceito do grupo, no qual Red se refere às músicas de natureza mais pop, vívida e jovem (como Ice Cream Cake) e o Velvet às músicas com uma pegada mais elegante que vai muito de encontro com o estilo R&B (como Automatic).

Pra você entender na prática um pouco desse conceito Velvet, conheça uma das músicas mais populares das meninas, Bad Boy:

MAMAMOO

Mais um quarteto que vem arrasando é o MAMAMOO. Formado em 2014 pela Rainbow Bright World Entertainment, tem como integrantes Solar, Moonbyul, Wheein e Hwasa.

Girl Group de k-pop MAMAMOO
Créditos: Divulgação

A música de estreia das meninas foi Mr. Ambiguous, que, com sua pegada meio retrô e com um toque de funk music, acabou dando super certo e foi considerada uma das melhores estreias do k-pop.

Elas são conhecidas por terem ótimos vocais e por agregarem gêneros como jazz e R&B em suas canções. Assista abaixo ao clipe de Egotistic e tire suas próprias conclusões!

LOONA

O LOONA teve um começo um pouquinho diferente do resto. O pré-projeto do grupo se iniciou em 2016, mas o grupo só foi lançado em 2018.

Girl Group de k-pop LOONA
Créditos: Divulgação

Calma, deixa eu explicar! É que a BlockBerry Creative, empresa que agencia as meninas, montou uma estratégia que consistiu em divulgar aos poucos cada membro que faria parte do LOONA, com músicas e videoclipes individuais. Essa divulgação durou 18 meses, e o girl group teve sua estreia oficial com todas as integrantes em agosto de 2018.

Uma curiosidade bem legal é que LOONA significa garota do mês, e como são 12 integrantes no grupo, cada uma representa um mês, um animal e uma cor diferente, características que influenciam diretamente no estilo das meninas e na estética dos álbuns e clipes.

Agora que você já conhece um pouquinho desse incrível girl group, que tal ouvir uma de suas músicas mais famosas, Butterfly?

Girls’ Generation

Agora vamos falar de Girls’ Generation! Pra quem não sabe, ela foi uma das precursoras da nova onda de girl groups no k-pop, que surgiu nos anos 2000.

Girl Group de k-pop Girls' Generation
Créditos: Divulgação

O Girls’ Generation, que também é conhecido como SNSD ou SoShi, foi formado em 2007 pela SM Entertainment. O grupo começou com nove integrantes (Taeyeon, Jessica, Sunny, Tiffany, Hyoyeon, Yuri, Sooyoung, Yoona, e Seohyun) e o single escolhido para a estreia das meninas foi Into The New World.

Atualmente, o grupo é composto por oito das integrantes originais. Isso porque Jessica saiu do Girls’ Generation em 2014.

Pra que você conheça melhor um dos girl groups mais antigas do k-pop, escolhemos o clipe de Gee, música que faz parte do primeiro mini-álbum das garotas:

2NE1

E o último girl group da lista é outro quarteto icônico que fez história no k-pop: 2NE1.

O grupo foi formado em 2009 pela YG Entertainment tendo como integrantes Bom, Dara, CL e Minzy. A promessa era que o 2NE1 fosse a versão feminina do BIGBANG, um dos grupos de k-pop masculinos mais bem sucedidos na época.

Girl Group de k-pop 2NE1
Créditos: Divulgação

O nome 2NE1 não foi a primeira escolha da agência. Originalmente, o grupo se chamaria To Anyone, mas como esse nome já era usado por outro grupo, a YG logo trocou para 2NE1 justificando que seu significado seria “nova evolução do século 21”.

Infelizmente, o grupo anunciou o seu fim em novembro 2016, alguns meses depois da saída da integrante Minzy. Elas até lançaram um single de despedida em janeiro do ano seguinte, Goodbye.

O 2NE1 obteve muita popularidade pelo seu visual marcante, diferente da maioria dos girl groups na época, que adotavam um estilo mais juvenil e inocente. Quer entender melhor o que eu estou falando? Confira abaixo o clipe mais famoso do grupo, I Am The Best:

Agora que você já conhece vários girl groups incríveis, que tal entender um pouco melhor sobre como surgiu o gênero k-pop?

O fenômeno k-pop e o primeiro girl group

Só para contextualizar, vamos falar um pouquinho sobre as origens do k-pop e como os grupos femininos foram ganhando cada vez mais destaque nesse universo. Se você quiser saber mais sobre o gênero, nós temos aqui um guia completo pra você.

O k-pop (abreviação de Korean Pop) é, basicamente, o estilo de música pop feito na Coreia do Sul. Surgido nos anos 90, é caracterizado por fortes influências da música pop Ocidental misturado com elementos próprios da música sul coreana.

Apesar de ter surgido há muito tempo, foi apenas no início dos anos 2000 que o k-pop prosperou, com grupos como o Super Junior e o BIGBANG, que ficaram conhecidos até fora da Coreia do Sul. Inclusive, temos uma lista com os 10 maiores nomes do k-pop atual. Vem conferir!

As bandas BIGBANG e Super Junior
As bandas BIGBANG e Super Junior / Créditos: Divulgação

Foi nessa mesma época que surgiu o primeiro girl group pertencente à essa onda coreana do k-pop moderno: o Girls’ Generation. As meninas começaram em 2007 e foram um sucesso absoluto de vendas, abrindo espaço para que outro grupos femininos se lançassem no mercado também.

E deu certo, viu? Hoje em dia nós temos inúmeros girl groups no k-pop e muitas aindas para serem lançadas. Mas algumas acabaram se destacando mais no cenário musical ao longo desses anos, como essas que foram mencionadas na nossa lista! 🤩

E o k-pop não pode parar!

Nesse post você conheceu um pouco mais do fenômeno k-pop e dos sete grupos femininos mais populares da história do gênero.

Podemos ver que com seus diferentes estilos, cada uma delas foi assumindo um espaço no mercado musical e ganhando sucesso, tanto na Coreia do Sul quanto no resto do mundo.

Você acha que faltou algum outro grupo nessa lista? Conta pra gente nos comentários e, antes de ir, não deixe de escutar nossa playlist de girl groups do k-pop para conhecer outras músicas e grupos incríveis dessa onda coreana!

Playlist Girl Groups do k-pop

Mais k-pop pra você!