O que é k-pop? Um guia completo para iniciantes sobre essa febre mundial!

K-pop · Por Luiza Pérez

17 de Abril de 2019, às 07:00

Se você está ligado nas últimas tendências da música e da Internet, com certeza já ouviu falar do K-pop!

K-pop é um estilo de música que vem ganhando cada vez mais espaço no cenário musical atual. O gênero, que antes era forte apenas no Leste Asiático, agora veio com tudo para o Ocidente e tem criado uma legião de seguidores fiéis e de hits que emplacam nas paradas mundiais.

Mas afinal, o que é K-pop? De onde surgiu esse gênero e por que faz tanto sucesso? Entenda tudo sobre esse fenômeno neste post!

Vem comigo 😉

Grupo de k-pop Blackpink.
Grupo Blackpink / Créditos: Divulgação

O que é K-pop?

K-pop é basicamente “Korean Pop”. É um estilo de música pop originado da Coreia do Sul que ganhou bastante popularidade no Leste da Ásia nos anos 90, e ultimamente vem invadindo também o Ocidente.

As bandas do gênero são, geralmente, o que no Ocidente nós chamamos de boybands ou girlbands. Grupos formados por vários integrantes, cada um com sua característica marcante, músicas super chicletes, mega produções em clipes e shows e muitas coreografias — esses termos conseguem traduzir de maneira geral o que é o K-pop.

Ascensão mundial do K-pop

No final dos anos 90, o K-pop havia se tornado bastante popular entre os jovens de várias partes da Ásia e, com o advento da internet e das redes sociais, ele foi aos poucos alcançando também o Ocidente.

O gênero começou a ficar famoso para esses lados com o estouro da música Gangnam Style do Psy, em 2012, que atingiu as paradas mundiais da Billboard e do iTunes, sendo a primeira vez que um artista sul-coreano havia conseguido esse feito.

Já em 2017, tivemos a ascensão do BTS, primeiro grupo de K-pop a estar entre os dez álbuns mais vendidos na parada Top 200 da Billboard. Para você ter uma ideia, o BTS conseguiu superar recordes antes pertencidos à Taylor Swift e Rihanna, com 20 milhões de visualizações em seu clipe no YouTube em 20 horas de lançamento.

Confira nossa playlist da evolução musical do BTS:

Playlist a evolução do grupo BTS

Indústria do K-pop

A produção desses grupos possui algumas particularidades, se formos comparar com as gravadoras comuns.

Na Coreia do Sul existem agências que cuidam do recrutamento, treinamento, financiamento, promoção e tudo que se relacione com a produção desses artistas. Ou seja, os grupos são criados por essas agências, e há um árduo processo seletivo com os jovens que querem se tornar “ídolos” do K-pop.

Grupo de k-pop BTS.
Grupo BTS / Créditos: Divulgação

Os candidatos podem ficar mais de 2 anos em treinamento antes de serem lançados no mercado. Nesses treinamentos, eles aprendem a cantar, dançar, se portar, falar outras línguas, tudo isso de forma a capacitar essas pessoas o máximo para que elas já estejam devidamente preparadas para fazer sucesso no mercado internacional.

É uma estratégia bem diferente, mas não podemos negar que é uma fórmula que está dando bastante certo!

Grupos de K-pop

Existem alguns grupos de K-pop com mais de 10 anos de existência e que são referências para o estilo até hoje, como o Super Junior, BIG BANG e o SHINee. Pra quem gosta do gênero, é bem legal dar uma olhada nesse pessoal mais antigo, afinal, eles ajudaram muito para a expansão do K-pop no resto do mundo.

São inúmeros os grupos que existem por aí, porém abaixo falaremos um pouquinho mais sobre três dos mais bombados atualmente, e também vamos te passar uma listinha de alguns que vêm crescendo bastante e vale a pena ficar de olho!

BTS

Começando pelo grupo que já citamos anteriormente, o BTS é uma febre mundial. Também conhecidos como Bangtan Boys, o grupo é composto por sete membros e já acumularam diversos prêmios da MTV, da American Music Awards e da Billboard.

Eles já passaram pelo Brasil em 2017 com sua turnê Wings, e agora retornam ao país para apresentações nos dias 25 e 26 de maio em São Paulo. Quer saber mais sobre o BTS? Não deixe de conferir nosso post completíssimo sobre a banda!

Blackpink

O Blackpink é um grupo formado por quatro meninas e, com apenas pouco mais de dois anos desde o seu lançamento, já alcançaram um nível de reconhecimento mundial incrível, com uma legião de fãs e apresentações agendadas por todos os cantos.

Uma curiosidade interessante do grupo é que uma das integrantes, Jennie, fez uma estreia solo no ano passado que deu muito certo. Com seu single Solo, Jennie se tornou a primeira coreana a entrar no Top 10 do iTunes dos Estados Unidos. Legal, né?

Confira abaixo com um dos últimos lançamentos do Blackpink, Kill This Love.

EXO

EXO é um grupo masculino e possui atualmente nove integrantes. A estreia oficial deles foi em 2012 com o single MAMA e desde então não pararam de emplacar hits. E mais: eles já chegaram até a receber um prêmio de cultura e artes do Primeiro Ministro da Coreia.

Sentiu a importância? Conheça mais da discografia do EXO aqui!

Grupos para ficar de olho

Devido a essa febre que o K-pop se tornou, as agências não param de lançar novos grupos na indústria musical. Aqui fizemos uma listinha com alguns deles que estão em ascensão no momento e possuem grandes chances de emplacar hits e conquistar o mercado:

  • ITZY: grupo lançado em fevereiro deste ano formado por cinco meninas. Fizeram sua estreia com o álbum IT’z Different e sua canção mais famosa é DALLA DALLA, com mais de 100 milhões de visualizações no YouTube;
  • Stray Kids: lançados em março de 2018, o Stray Kids já possui uns bons videoclipes na conta, sendo um dos mais famosos o da canção My Pace;
  • TXT: o grupo lançado pela mesma agência do BTS já está dando o que falar e é uma das grandes promessas para esse ano. Você já pode conferir o single dos meninos, CROWN;
  • Loona: a girlband formada por doze meninas (isso mesmo, doze!) estreou oficialmente em agosto do ano passado e é uma das apostas do K-pop. Uma de suas canções mais famosas é Butterfly;
  • Everglow: composto por seis garotas, o Everglow teve sua estreia em março deste ano. Escute o single das meninas, Bon Bon Chocolat.

Agora, quando estiver afim de escutar grupos novos, já temos essas dicas para você 😉

Grupo de k-pop ITZY.
Grupo ITZY / Créditos: Divulgação

O ABC do K-pop

Uma outra particularidade do K-pop são os termos usados pelas fãs. São tantos que dão quase um “dicionário de K-pop”, e é imprescindível saber todos eles se você é fã do gênero.

Ainda não conhece esses termos? Calma, nós te ajudamos! Selecionamos abaixo alguns dos principais para que você se torne fluente no “K-popês”.

  • Antis: fãs que se unem contra um grupo, os famosos haters;
  • Bias: seu membro favorito na banda;
  • Comeback: quando o artista lança um novo projeto (seja um single ou álbum);
  • Debut: estreia, lançamento na indústria musical;
  • Idol: é como se chamam os integrantes dos grupos de K-pop;
  • Maknae/Magnae: é como chamam pessoa mais nova do grupo;
  • MV: significa “music video” ou seja, videoclipe;
  • Ultimate Bias: o seu integrante preferido dentre todos os preferidos.

Chega de teoria, agora vamos à prática!

Nós falamos aqui um pouquinho sobre a história, indústria, ascensão, principais grupos e termos utilizados no K-pop. Espero que você tenha gostado do post e que tenha aprendido várias coisas novas. ❤️

E agora que você já está super entendido do assunto, só falta mesmo conhecer nossa playlist incrível de seleção K-pop para descobrir os hits do momento e mergulhar ainda mais no universo da música pop coreana. Não deixe de conferir!

Playlist seleção k-pop