Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Os principais artistas da primeira geração do k-pop

#kpoppers · Por Karoline Póss

8 de Abril de 2020, às 19:00

Você já deve ter ouvido falar de k-pop, o fenômeno musical da Coreia do Sul, mas você sabia que o gênero é dividido em gerações?

Ao todo temos três gerações confirmadas, mas se especula que uma quarta já tenha sido iniciada. A divisão oficial é feita por pesquisadores coreanos com base nas mudanças de estilos, influências e visibilidade. 

Os maiores nomes da primeira geração do k-pop

Nesse texto vamos falar sobre os principais grupos da 1ª geração, aqueles que começaram a aparecer a partir de 1992, quando o k-pop surgiu em cena. 

Seo Taiji And Boys

Seo Taiji and Boys
Créditos: Divulgação

O trio Seo Taiji And Boys teve sua estreia em 1992 e marcou o início do K-POP, sendo constantemente creditado como o primeiro grupo do estilo — ou, ao menos, o primeiro a ter relevância histórica. Sua mistura de gêneros populares no ocidente transformou a música sul-coreana.

Se você é um fã de k-pop, provavelmente vai reconhecer o integrante Yang Hyunsuk, hoje conhecido como fundador da YG Entertainment, a empresa do BLACKPINK e do BIGBANG! 

H.O.T

H.O.T
Créditos: Divulgação

Formado pela SM Entertainment em 1996, o grupo fez muito sucesso também em Taiwan e em comunidades asiáticas na América.

Abreviação de High-five Of Teenagers, o quinteto foi um enorme sucesso na época, tornando-se primeiro grupo de k-pop a vender milhões de cópias

Eles se reuniram em 2018 em uma performance inesquecível para fãs que acompanharam sua carreira nos anos 90 e puderam matar saudades dos ídolos.

Embora não esteja mais em atividade, até hoje o H.O.T inspira artistas do cenário — e você já deve ter visto algum cover de Candy, o maior sucesso do quinteto:

Sechskies

Sechskies
Créditos: Divulgação

Lançados em 1997 pela Daesung Entertainment, o sexteto Sechskies fez grande sucesso e arrastou legiões de fãs para suas apresentações até o fim do grupo, em 2000. 

Em 2016 os integrantes se reuniram para um especial televisivo e a resposta do público foi tão boa que os rapazes (exceto o integrante Ko Jiyoung) assinaram um contrato com a YG Entertainment e retomaram as atividades musicais, agora como um quinteto. 

Baby V.O.X

Baby V.O.X
Créditos: Divulgação

Com inspiração nas Spice Girls, o quinteto que abrevia Baby Voices Of Xpression foi um dos primeiros grupos femininos a entrarem em cena no k-pop, lá em 1997. 

O grupo passou por diversas mudanças em sua formação ao longo de sua existência e lançou sete álbuns até sua dissolução, em 2006 . Um de seus maiores hits é Get Up:

S.E.S

S.E.S
Créditos: Divulgação

Outro grupo feminino de sucesso foi o S.E.S, administrado pela SM Entertainment entre os anos de 1997 e 2002, lançado como uma resposta feminina ao H.O.T, mas que logo conquistou sua própria identidade.

O trio é dono de hits como I’m Your Girl e Be Natural, regravada pelo Red Velvet anos mais tarde. Elas também se reuniram em 2017 para comemorar o 20º aniversário com a música Paradise, que remete ao estilo original do grupo: 

Fin.K.L.

Fin.k.l.
Créditos: Divulgação

Em 1998 nascia o quarteto Fin.K.L., um dos grupos femininos mais populares da primeira geração, administrado pela DSP Media, mesma empresa do nosso querido KARD. 

Em 2019 as integrantes se reencontraram para um programa televisivo e chegaram a discutir a possibilidade de trazer o grupo de volta para um show especial, mas nada foi confirmado até o momento. 

Lee Hyori

Lee Hyori
Créditos: Divulgação

Considerada como uma das solistas mais bem sucedidas da Coreia, Lee Hyori começou sua carreira como integrante do Fin.K.L..

Após passar por três gravadoras, a diva ainda está em atividade mas hoje prefere levar um estilo de vida mais tranquilo com seu marido, conforme mostrou no reality show Hyori’s Bed & Breakfast (2017). 

BoA

BoA
Créditos: Divulgação

Outra cantora solo que ajudou a formar o que hoje conhecemos como k-pop é a BoA, sigla para Best Of Asia. Sua estreia em 2000 foi o marco de uma verdadeira revolução musical no país — e não é à toa que ela é chamada de rainha do k-pop

BoA foi a primeira estrela coreana a estourar no Japão e arriscou também um álbum totalmente em inglês, dando os primeiros passos da expansão do k-pop no ocidente.

Em atividade até hoje, ainda é reconhecida como uma das mais influentes artistas da Coreia

Rain

Rain
Créditos: Divulgação

Em 1998, Rain chegou a fazer parte de um boygroup chamado Fanclub, mas o sucesso só chegou após sua estreia como solista em 2002.

Tornou-se, então, um dos maiores artistas do país com músicas como Rainism, ainda hoje performada por ídolos mais novos, como o BTS.

Ele é reconhecido como o primeiro artista do k-pop a ter impacto no ocidente, embora tenha sido por sua atuação, e não por sua música. Você pode se lembrar dele no popular filme de ação Ninja Assassino (2009). 

Shinhwa

Shinhwa
Créditos: Divulgação

Shinhwa, que continua em atividade até hoje, foi inicialmente lançado pela SM Entertainment em 1998.

Eles permaneceram na empresa até 2003, mudando para a Good Entertainment logo em seguida para, em 2011, fundarem sua própria agência: a Shinhwa Company.

O sexteto já está em atividade há 22 anos e nunca sofreu alteração em sua formação, demonstrando a verdadeira união entre seus integrantes e servindo de exemplo e inspiração a muitos artistas do k-pop. 

O k-pop de hoje

Enquanto os artistas acima deram origem ao gênero mais de duas décadas atrás, hoje em dia ainda temos nomes incríveis surgindo no cenário e conquistando seu espaço em todo o mundo.

Vem com a gente conferir quem são os 10 principais grupos de k-pop da atualidade! 💜

Grupos de k-pop