Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

JYP Entertainment: os maiores artistas da agência de k-pop

#kpoppers · Por Karoline Póss

7 de Novembro de 2021, às 19:00

A JYP Entertainment é uma das empresas da indústria do k-pop que reúne mais artistas famosos. A agência foi fundada por Park Jin Young em 1997 e participa da Big3, ao lado da YG e SM. 

JYP Enterteinment
Créditos: Divulgação

Nessa publicação, vamos te apresentar alguns dos maiores artistas que debutaram na JYP Entertainment, incluindo grupos que já deram disband ou não estão mais sob o selo, mas que são essenciais para a história do k-pop. Bora lá? 

JYP Entertainment: os principais artistas

A lista está por ordem de debut, do mais antigo para o mais recente. 

J.Y. Park

Além de dono e produtor da empresa, Park Jinyoung também é um artista da JYP, que leva seu próprio nome. Sua estreia solo foi em 1994, antes mesmo de fundar a sua própria agência de entretenimento. 

Ele continua em atividade ainda hoje, e é dono de músicas populares como Fever, Who’s Your Mama? e When We Disco

Wonder Girls

Wonder Girls foi o primeiro girl group da JYP Entertainment. O grupo teve sua estreia em 2007 e foi um verdadeiro sucesso, sendo o primeiro grupo sul-coreano a entrar nos charts do Billboard Hot 100, em 2009, com a faixa Nobody

O grupo anunciou seu disband em 2017, mas algumas de suas integrantes ainda continuam como solistas.

Confira dicas de presentes para quem ama k-pop!

2AM

Em 2008, a JYP Entertainment lançou o programa de sobrevivência Hot Blood Men, que deu origem ao One Day. O grupo foi posteriormente dividido em dois, 2PM e 2AM, que estrearam mais tarde no mesmo ano. 

Administrado em parceria com a Big Hit Entertainment, o 2AM é um grupo mais focado em performances vocais e músicas românticas. Nos programas de variedades, sempre demonstraram muito bom humor e divertiam o público com seu carisma. Após um longo hiatus, o grupo está de volta em 2021. 

2PM

O 2PM nascia como um grupo focado em dança e, hoje em dia, é principalmente lembrado por suas músicas repletas de sensualidade. Os idols também dominam outros ramos do entretenimento coreano, com integrantes que ganham destaque como atores de k-dramas e filmes

Descubra tudo sobre os membros do 2PM no nosso post sobre o grupo!

Miss A

Antes mesmo de sua estreia, em julho de 2010, o Miss A já chamava a atenção ao aparecer em programas chineses onde eram chamadas de “Wonder Girls da China”, por sua proposta de ser um grupo sino-coreano. 

O disband do grupo foi anunciado em dezembro de 2017, mas as atividades foram interrompidas no ano anterior. 

GOT7

Lançado em 2014, o grupo GOT7 logo chamou atenção por suas performances repletas de artes marciais e street dancing. O septeto teve uma carreira de sucesso na JYP, mas em 2021 todos os integrantes optaram por deixar a empresa e focar em suas atividades solos. 

No entanto, o grupo ainda não acabou, e eles prometem que continuarão lançando músicas como GOT7 no futuro. 

Day6

Day6 é a primeira banda da JYP. Com um estilo pop rock, teve sua estreia em 2015 como um sexteto, mas hoje promove com apenas cinco integrantes, todos com talento tanto para os vocais quanto para os instrumentos. Aliás, o Day6 já até fez um show no Brasil! 

TWICE

Formado no reality show Sixteen, o Twice teve sua estreia em 2015 e é um dos girl groups de maior sucesso da Coreia do Sul.

Com integrantes coreanas, japonesas e uma taiwanesa, o grupo da terceira geração conquistou a Ásia com suas coreografias virais e agora dominam o mundo com seu primeiro single em inglês, The Feels.  

Leia mais sobre as integrantes do Twice e vire um Once você também!

Stray Kids

Formado através do programa que levava o mesmo nome do grupo, o Stray Kids é um dos destaques do k-pop por produzir as próprias músicas. O boy group teve sua estreia em 2018 com nove integrantes, mas agora promove com apenas oito. 

Eles também foram os grandes vencedores do Kingdom, competição entre alguns dos maiores grupos masculinos de k-pop. 

ITZY 

Até o momento, o ITZY é o grupo mais recente da JYP. O quinteto feminino teve sua estreia em 2019 e tem uma proposta de ser um girl group diferente.

Suas músicas são cheias de girl power e performam coreografias complexas que cativaram a atenção do público. 

História da JYP Entertainment

Quando foi fundada, a empresa se chamava Taehong Planning Ltd. e só teve seu nome mudado para JYP Entertainment em 2001. 

Ao longo da história da JYP, também passaram pela casa artistas como o cantor solo Rain e o grupo g.o.d, alguns dos maiores nomes da primeira geração do k-pop

Nos últimos anos, a JYP também tem investido em lançar grupos fora da Coreia do Sul, como o Boy Story, que performa na China, e o girl group NiziU, o primeiro grupo japonês da empresa.  

Em parceria com a P Nation, a JYP lançou o programa Loud, que dará origem a dois novos grupos masculinos com os trainees vencedores do projeto.

A data de estreia dos novos boy groups ainda não foi anunciada, mas já marca um novo passo da história de sucesso da JYP Entertainment.

Dá o play no k-pop

Viciou em k-pop depois de conhecer todos esses artistas incríveis da JYP Entertainment? Então aproveite para mergulhar de vez no estilo musical que está dominando o mundo!

Separamos várias dicas de músicas incríveis para você lá nas nossas playlists de k-pop. É só dar play e se aventurar pelo pop coreano! 🎵

Playlists de k-pop