17 de Junho de 2025, às 15:44
Acabou de ser lançado um dos álbuns mais esperados dos últimos anos: INDÓMITA, o álbum que marca o retorno de Belinda após mais de 10 anos sem lançar um disco.
O nome não foi escolhido por acaso: “indómita” vem do latim indomĭtus e fala sobre alguém que não se deixa domar, que segue seu próprio caminho sem pedir permissão. E essa força é sentida em todo o projeto, começando pela capa!

Aliás, este disco representa mais do que um novo capítulo em sua música. É também uma representação da força que ajudou Belinda a superar os momentos difíceis como figura pública.
E para você entender tudo sobre o conceito do álbum, vamos contar o que há por trás de INDÓMITA e das novas músicas de Belinda. Spoiler: o significado de Heterocromía está dando o que falar. Vamos começar!
Depois de tanto tempo sem lançar disco, Belinda retorna com força à cena musical com INDÓMITA, um álbum que é um verdadeiro manifesto da força da cantora. Nele, ela apresenta 17 músicas, deixando claro que ninguém vai colocá-la em um único rótulo.
Após quase 12 anos do lançamento de seu álbum anterior, Catarsis, e sob o selo Warner Music, este álbum mostra uma fase de empoderamento e liberdade para Belinda, que iniciou sua carreira ainda criança.
Desta vez, podemos ouvir desde o pop urbano até os corridos bélicos do regional mexicano. E isso foi antecipado quando saiu Cactus, o primeiro single do disco, que nos introduziu à era “Beli-Bélica”.
Depois vieram 300 Noches, um corrido tumbado com Natanael Cano, LA MALA, com referências ao seu relacionamento com Christian Nodal, e JACKPOT, um gostinho da Beli-Pop junto com Kenia OS.
Never Not Love You foi outra música que também chamou a atenção do público por ter sido gravada com a banda Thirty Seconds To Mars, de Jared Leto.
O quinto álbum de estúdio de Belinda, lançado em 5 de junho, conta com 17 faixas e a participação de diversos artistas importantes da cena:
Além das grandes colaborações, INDÓMITA está cheio de referências à carreira e vida pessoal de Belinda. Silvana é uma homenagem ao seu personagem em Cúmplices de Um Resgate, enquanto Heterocromía, supostamente, é uma indireta para um ex-namorado da cantora.
Assim que INDÓMITA foi lançado, a música Heterocromía se tornou uma das mais comentadas do novo álbum de Belinda. E os fãs não pararam de se perguntar para quem seria dirigida essa letra cheia de indiretas…
O título já nos dá uma pista: heterocromia é a condição de ter olhos de cores diferentes — e Gonzalo Hevia Baillères, com quem Belinda supostamente teve um romance, possui essa característica.
Qué ironía, me engañaste con tu heterocromía
Que ironia, você me enganou com sua heterocromia
Dos personas, una misma fisonomía
Duas pessoas, uma mesma aparência
Bien alzadito, y con la mente tan vacía
Todo metido e com a cabeça tão vazia
Qué antigua tu filosofía
Que filosofia tão antiga
Obviamente, não demorou a surgir conexões nas redes, procurando pistas na letra. Aliás, Belinda nos deu muito material para suspeitar na canção!
¿Qué gatos son los que visten Loro Piana?
Que gatos são esses que vestem Loro Piana?
¿Qué gatos son los que solo juegan golf?
Que gatos são esses que só jogam golfe?
¿Qué gatos son los que toman Aperol?
Que gatos são esses que tomam Aperol?
Naturellement, Los Aristogatos
Naturalmente, são os Aristogatas
Ao longo da letra, Beli faz referências ao classismo, elitismo e à falsa aparência de uma pessoa que se mostrava uma coisa, mas na verdade era outra.
De fato, a introdução de Heterocromía é uma releitura do tema do filme Aristogatas, da Disney.
Todavía me acuerdo que le dijiste a tu familia
Ainda lembro quando você disse pra sua família
Que tú estás de inclusión conmigo (what?)
Que você está na onda da inclusão comigo (quê?)
Mientras más lo pienso, más yo me río
Quanto mais penso, mais eu rio
Te la das de mirrey
Você se faz de rico
Pero ese clasismo está más oxidado que una armadura del siglo XVI
Mas esse classismo tá mais enferrujado que uma armadura do século XVI
Belinda deixa claro na letra que Heterocromía não fala apenas sobre um relacionamento, mas também é uma mensagem contra o classismo, aquele que — segundo ela — está mais enferrujado que uma armadura do século XVI.
Embora tenha sido especulado que a música poderia ser uma indireta para Nodal, os fãs notaram que a letra de Heterocromía faz mais referências a Gonzalo Hevia Baillères.
Por exemplo, o verso “¿qué sería de ti sin tu GHB?” pode ser uma referência às iniciais dele.
Tú eres old money, te dicen Bunny
Você é herdeiro, te chamam de sagaz
Y si supieran que, la neta, no eres funny
E se soubessem que, na real, você não é nada interessante
Tú eres old money, te dicen Bunny
Você é herdeiro, te chamam de sagaz
Y tu palacio me lo paso por el booty
Mas eu sento com meu bundão no seu palácio
Além disso, Beli menciona um palácio na canção, o que seria mais uma prova de que a música é dedicada a Baillères, que é o herdeiro da empresa Palacio de Hierro.
Gracias a Dios no conocí a mi exsuegra
Graças a Deus não conheci minha ex-sogra
Que no soy de alcurnia, y de pronto se altera
Que não sou de família nobre, aí ela ficaria nervosa
Quiero vivir a mi manera
Quero viver do meu jeito
Y que la gente diga lo que quiera
E podem falar o que quiserem
Outro detalhe é a menção à exsogra. Em meados de 2023, quando os meios de comunicação associavam Baillères a Belinda, o programa En Shock mencionou que o empresário poderia ser deserdado caso mantivesse o relacionamento com ela.
No programa, foi dito que a família ouviu tantas coisas ruins sobre Belinda, tipo, que ela deixa os namorados pobres, que não querem que ela fique com ele, e então disseram: ‘se você continuar insistindo com essa senhora ou mulher, vamos te deserdar, você sabe’.

Assim, Belinda teria deixado indiretas para a família de seu ex em Heterocromía, que a julgou e tratou como se ela não fosse boa o suficiente para ter um relacionamento com um dos seus membros.
Em Heterocromía, Belinda mistura a dor de um fim de relacionamento com a força da autossuficiência e da superação.
Quer ver mais canções que deixam o clima de indireta no ar? Então, descubra mais músicas de indiretas para ex com poderosas declarações de força e liberdade!

Traduzido e adaptado por Gabriela Teixeira.


Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.