Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Hino do Fluminense: conheça os detalhes por trás da sua história

Analisando letras · Por Rafaela Damasceno

9 de Novembro de 2021, às 12:00

O tricolor, além de ter três cores, também tem três hinos. É isso mesmo que você acabou de ler: o hino do Fluminense teve outras duas versões antes de chegar à atual.

Muito além de Ganhar Fla x Flu é normal, a canção oficial da torcida, essas três músicas marcaram a história do clube e até hoje são lembradas pelos torcedores apaixonados.

Pensando nisso, que tal fazer uma viagem no tempo e conhecer todos os detalhes sobre a história do hino do Fluminense? Confira agora tudo o que você precisa saber sobre ele! 😉 

As três versões do hino do Fluminense

O hino que hoje os torcedores do Fluzão cantam nas partidas não é o mesmo que os fundadores do time cantavam, há mais de 100 anos.

Nem é aquele considerado o oficial pelos grandes chefões do clube. O Fluminense passou por três músicas diferentes, até chegar à atual. Saiba todos os detalhes deste caso:

O hino de estreia do Fluminense

O compositor do primeiro hino do Fluminense foi Coelho Netto. Ele criou a letra a partir da música instrumental It’s a Long, Long Way to Tipperary, de H. Williams.

O que motivou a sua criação foi a inauguração da reforma da terceira sede do clube, em 1915. Apesar de ter sido um momento solene, os torcedores não levaram a música tão a sério. Anos mais tarde, eles chegaram a criar diversas paródias com ela.

Leia os seus versos iniciais e veja se consegue se lembrar dele ou de alguma adaptação engraçada:

O Fluminense é um crisol
Onde apuramos a energia
Ao pleno ar, ao claro Sol
Lutando em justas de alegria

Referências da Primeira Guerra Mundial

No ano seguinte, quando o Fluminense iria comemorar o seu 14º aniversário, uma nova canção se tornou o hino do time.

A composição, do maestro Antônio Cardoso de Menezes Filho, continua sendo considerada a oficial até hoje entre os seus dirigentes. A intenção, na época, era acabar com as piadas feitas com a música anterior. 

A letra tem forte influência da Primeira Guerra Mundial, que estava acontecendo exatamente naquele período. Veja como este trecho faz referência a esse momento histórico:

Não nos cega o furor da batalha
Nem nos fere o rival, se é mais forte!
Nossas bolas são nossa metralha
Um bom goal, nosso tiro de morte

Hino do Fluminense que conhecemos hoje

Ao contrário do que possa parecer, quem fez o hino do Fluminense que é o preferido da torcida não foi alguém de dentro do time.

Na realidade, ele é foi criado como uma marchinha de Carnaval, escrita por Lamartine Babo, em parceria com o maestro Lyrio Pannicalli:

Criado em 1949, ele é cantado aos quatro ventos pelos torcedores até hoje. Impossível não se emocionar e sentir a energia das partidas ao ler o refrão:

Sou tricolor de coração
Sou do clube tantas vezes campeão
Fascina pela sua disciplina
O Fluminense me domina
Eu tenho amor ao tricolor

Esse terceiro hino do Fluminense, inclusive, conta também com uma versão do Tim Maia, que, como reza a lenda, torcia para o Tricolor das Laranjeiras Olha só:

As músicas da torcida do Fluminense

Apesar de todos os times de futebol terem hinos oficiais, as músicas escritas pelas torcidas organizadas também fazem muito sucesso e traduzem todo o amor dos torcedores. Conheça as mais famosas

Minha Raiz

A torcida do Fluminense é conhecida no Brasil e no mundo por ser uma das mais apaixonadas. É claro que as suas músicas refletem todo esse sentimento. Um exemplo é Minha Raiz:

Desde Que Eu Nasci

O amor por um time de futebol é tão intenso que, em muitos casos, nasce junto com a pessoa. Desde Que Eu Nasci é exatamente sobre isso.

Eu Vou Cantar Essa Paixão

Uma das finalistas do The Voice Brasil, Mira Callado, emprestou a voz para mais um hino da torcida tricolor: Eu Vou Cantar Essa Paixão

Ela é uma paródia de Anunciação, do Alceu Valença:

Meu Coração Acelera

A letra pode parecer simples, mas a emoção que Meu Coração Acelera transmite ao público é poderosa e inesquecível.

De Norte à Sul

Esta canção da torcida tem até coreografia. Ao bater palmas estrategicamente em alguns pontos de De Norte à Sul, os amantes do tricolor mostram o seu amor não só na voz, mas também no corpo. 

Ouça agora o hino do Fluminense

Agora que você já sabe tudo sobre a história da música oficial do tricolor, nada melhor do que ouvi-la na íntegra, não é mesmo? 🤔

Então, ouça agora o atual hino do Fluminense, de acordo com os torcedores!