Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça a história da música O Sol Nascerá, de Cartola

Analisando letras · Por Érika Freire

21 de Maio de 2021, às 19:00

Para os amantes do samba de raiz, ouvir O Sol Nascerá, um clássico de Cartola, é como bálsamo aos ouvidos.

Cartola
Créditos: Divulgação

Ao melhor estilo Cartola, o cantor, compositor e violonista uniu samba e poesia e fez uma das canções mais importantes de sua carreira. A música foi composta em parceria com o produtor musical, cantor e compositor Elton Medeiros.

Esbanjando talento, Cartola e Elton criaram O Sol Nascerá de improviso, em 1961, e três anos depois Nara Leão gravou a canção em seu primeiro disco, Nara.

A gente te conta melhor essa história a seguir! 

História da música O Sol Nascerá 

A história da música O Sol Nascerá começa na casa de Angenor de Oliveira, o Cartola. O local era muito frequentado por sambistas da época e foi neste clima de descontração que Cartola e Elton Medeiros foram desafiados pelo amigo Renato Agostini a compor algo no improviso, ali, naquele instante. 

Compositor Elton Medeiros
Elton Medeiros / Créditos: Divulgação

Pode parecer uma missão complicada, mas não para dois talentosos compositores. Inclusive, eles haviam terminado há pouco um outro samba chamado Castelo de Pedrarias, e isso parece ter servido de estímulo para que o desafio fosse lançado. 

Não demorou muito para que O Sol Nascerá surgisse, apenas três minutos depois, lá nos idos de 1961. A primeira cantora a gravar a música foi Nara Leão e, logo em seguida, a canção entrou para o álbum de estreia do sambista.

A princípio, os compositores deram o título de O Sol Voltará e somente durante a gravação, por conta de um pedido do produtor e compositor Aloysio de Oliveira, o nome foi trocado para O Sol Nascerá.

Por ter se tornado o primeiro sucesso de Elton Medeiros como co-autor, a canção ganhou um significado bastante simbólico para ele. Entre outras composições de Medeiros estão: Peito Vazio, Pressentimento e Onde a Dor Não Tem Razão, em parceria com Paulinho da Viola.

Análise estrofe a estrofe de O Sol Nascerá 

A melodia de O Sol Nascerá também foi criada por Cartola e Elton e a letra transmite uma mensagem de otimismo para lidar com as situações da vida. 

A sorrir
Eu pretendo levar a vida
Pois chorando
Eu vi a mocidade
Perdida

Mesmo de forma improvisada, os compositores conseguiram criar lindos versos que falam sobre olhar a experiência terrena com o sorriso no rosto. Assim, as coisas podem se tornar mais leves.

Por terem visto tantos jovens tristes e chorando, eles os notaram perdidos e por isso o melhor caminho seria, então, ter uma postura mais positiva. A mensagem é rápida, clara, até mesmo por conta da agilidade que ambos escreveram. 

Finda a tempestade
O sol nascerá
Finda esta saudade
Hei de ter outro alguém para amar

Depois de tempos difíceis, com muita turbulência, há de surgir esperança. Eles dão a ideia de que após a tempestade o sol sempre surgirá e a vida voltará a ser leve e alegre. 

Até a saudade um dia acaba e a existência te colocará diante de uma nova chance de amar. 

A sorrir
Eu pretendo levar a vida
Pois chorando
Eu vi a mocidade
Perdida

Ainda que tudo pareça impossível de digerir, ainda que a gente não consiga ver uma luz no fim do túnel, Cartola e Elton Medeiros nos lembram que não há mal que dure para sempre. 

Por mais que tudo esteja difícil, devemos agradecer as coisas boas que temos e encarar a vida com um sorriso no rosto. 

Versões de famosos

Alguns grandes nomes da música brasileira fizeram versões de O Sol Nascerá, sendo Nara Leão a primeira a gravar o sucesso do Cartola. 

No ano seguinte, foi a vez de Elis Regina e Jair Rodrigues, no álbum Dois Na Bossa. Em 2002, a música ganhou uma versão de Ney Matogrosso para o disco Ney Matogrosso Interpreta Cartola.

E, em 2003 dois grandes sambistas regravaram o clássico de Cartola: Zeca Pagodinho, no disco Multishow Ao Vivo: 30 anos — Vida Que Segue, e Paulinho da Viola, em Meu Tempo É Hoje. 

Você conhece a história de O Mundo É Um Moinho?

Muito legal a forma como O Sol Nascerá foi criada, né? Agora, se você é fã de Cartola, vem conferir mais a história por trás da música O Mundo É Um Moinho, um dos maiores sucessos do sambista carioca. 

O mundo é um moinho Cartola

Aproveite para ler mais sobre samba