Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Top 10 Lenine: as melhores músicas do cantor

Listas musicais · Por Mateus Pereira Silveira

19 de Maio de 2020, às 19:00

Da velha à nova MPB, este estilo é um celeiro de grandes artistas de todas as regiões do país que ganham o mundo com seus projetos bem diversificados. 

Um grande exemplo de genialidade artística é o cantor Lenine. Natural de Pernambuco, ele começou a sua carreira escrevendo canções para nomes nacionais consagrados, como Elba Ramalho, Milton Nascimento e Maria Bethânia. 

Lenine
Créditos: Divulgação

Foi com o lançamento de seus álbuns solos que ganhou reconhecimento no cenário cultural, se destacando por suas canções que passeiam por vários ritmos e por suas letras que exalam sensibilidade

Para enaltecer esse músico sensacional, escolhemos as 10 melhores músicas do Lenine. Sabemos que algumas ficaram de fora, então, depois de conferir essa lista, conta para a gente nos comentários qual é a sua preferida! 🥰

As melhores músicas do Lenine 

Nessa lista tem de tudo um pouco, principalmente muita poesia e reflexão sobre a vida e sobre o universo. Vem com a gente conferir esses sucessos!

Leve e Suave 

A tranquilidade de Leve e Suave transpira com a voz do cantor e com as notas do violão. Ideal para incluir numa playlist relax e curtir o dia sem pensar nos problemas. 

A Mancha 

Engajado com as causas ambientais, Lenine coloca seus posicionamentos em músicas, como em A Mancha, faixa que critica os casos de contaminação das águas brasileiras pelo óleo de embarcações. 

Ao estilo pop/rock, ele usa metáforas para descrever os impactos naturais que, mesmo anos mais tarde, continuam frequentes no país. 

Aquilo Que Dá No Coração 

Lenine também arrasa quando o assunto é romantismo e encontrou a melhor forma de descrever o amor: Aquilo Que Dá No Coração

Aquilo se pega de jeito
Te dá um sacode pra lá de além
O mundo muda, estremece
O caos acontece, não poupa ninguém

O Silêncio Das Estrelas 

As questões existenciais são constantes nas composições mais intimistas do artista pernambucano.

Em O Silêncio Das Estrelas, temos Lenine em sua versão mais pessoal, se questionando acerca da razão de ser e buscando conforto para a solidão. 

Hoje Eu Quero Sair Só 

Ter um amorzinho é bom, mas todo mundo precisa de espaço, né? Pra quem não quer um compromisso sério, Hoje Eu Quero Sair Só é uma boa indireta musical para o crush desapegar um pouquinho! 

Todas Elas Juntas Num Só Ser 

As mulheres são fonte de inspiração para muitas músicas e o cantor encontrou uma forma criativa de fazer uma declaração única com a canção Todas Elas Juntas Num Só Ser

Além do talento para as rimas, ele precisou de uma boa memória para lembrar de todas essas musas 😁

Conheça outras músicas inspiradas em mulheres reais

Martelo Bigorna 

É aquela que você conhece de algum lugar, mas não lembra o nome. Na canção, Lenine usa a analogia do ditado entre o martelo e a bigorna para expressar a dualidade das atitudes e suas emoções. 

Com um casamento perfeito entre instrumentos e letra, Martelo Bigorna transmite a intensidade dos versos em cada acorde. 

É o Que Me Interessa

Lenine consegue despertar sentimentos conflitantes nos ouvintes com palavras sábias e simples. Duvida? Então escute É o Que Me Interessa com atenção. 

A música soa como um fluxo de pensamentos aleatórios, mas que carregam lembranças, melancolias e paz ao mesmo tempo, nos dando uma sensação de conforto que aquece o coração. 

Jack Soul Brasileiro 

Cheia de trocadilhos e referências, a canção celebra a musicalidade brasileira, misturando ritmos como o pop/rock, o samba e o forró, prova clara de que Lenine é um dos maiores compositores de sua geração. 

Jack Soul Brasileiro brinca com a tradução da palavra soul (alma) e no primeiro verso já vemos onde o cantor quer nos levar. A letra também é uma homenagem ao músico Jackson do Pandeiro e a toda a diversidade nordestina. Apenas genial!

Paciência 

O que torna a música um clássico é a capacidade que ela tem de conversar com qualquer época que vivemos. E Paciência preenche todos os requisitos com louvor.

É uma poesia cantada com versos sutis e reflexivos, que fazem a gente pensar sobre as relações com os amigos e com os familiares e sobre o tempo que dedicamos para nos cuidar e para valorizar a vida, afinal, ela é tão rara. Aleluia, arrepiei! 😄

Um pouco mais sobre Lenine 

Osvaldo Lenine Macedo Pimentel, ou Lenine, nasceu no Recife em 1959. O segundo nome do cantor é uma homenagem que seu pai, simpático ao comunismo, quis fazer ao líder soviético Lenin, que foi um dos responsáveis pela Revolução Russa.

Lenine

Desde pequeno, cresceu em contato com a diversidade cultural nordestina e sempre demonstrou interesse pela música, inclusive pegando o violão da irmã escondido para dedilhar alguns acordes. 

No final dos anos 70, se mudou para o Rio de Janeiro, local onde teve contato com outros artistas e começou a compor as primeiras canções. Lenine se nomeia como cantautor, ou como um trovador moderno, que canta sobre os amores e questões de seu tempo

Em seu canal do YouTube, ele ensina a tocar algumas de suas músicas. Fofo, né? 😍

O toque experimental e a fusão de estilos em uma mesma música são outras características marcantes do cantor, que é premiado dentro e fora do país. 

Ativo em projetos audiovisuais, Lenine também é conhecido por seus posicionamentos sociais, críticas ao cenário político e também atua em organizações de defesa ao meio ambiente, sendo uma das principais vozes dessa causa

Grandes frases da MPB

As músicas do Lenine despertam grandes emoções, né? Para conhecer outras músicas com trechos inspiradores, confira as melhores frases da MPB

Frases MPB