Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Trilha sonora de Lisbela e o Prisioneiro: relembre o filme

Trilhas sonoras · Por Rannyson Mykael

16 de Março de 2022, às 12:00

Todo mundo adora uma boa história de amor daquelas em que o universo faz de tudo para que o casal principal não fique junto, mas ele supera todos os obstáculos. E no cinema nacional, não existe um melhor exemplo para isso do que o clássico Lisbela e o Prisioneiro.

Estrelado por Débora Falabella e Selton Mello, o filme foi lançado em 2003 mas continua na mente do público até hoje, sendo passado de geração em geração. Além de um roteiro incrível, baseado na peça de Osman Lins, outro ponto que destaca Lisbela e o Prisioneiro é a sua trilha sonora.

Lisbela e o Prisioneiro
Créditos: Divulgação

Apesar de não ser um filme musical, o longa-metragem escolheu canções tão boas para cada um dos personagens que elas ficaram marcadas na história. As músicas são muito bem pensadas para complementar o roteiro, aprofundando os momentos de grande emoção, como tristeza e saudade. Viu só como tudo é bem pensado?

Como é um filme mais antigo, nada mais justo do que relembrar Lisbela e o Prisioneiro pela trilha sonora! Caso já tenha assistido, esse é o momento ideal para reviver os bons momentos. E se não, temos certeza que você vai querer ver imediatamente!

Lisbela e o Prisioneiro: trilha sonora

A magia do cinema nacional é essa: contar histórias que parecem tão próximas que nos fazem sentir tudo que os personagens estão mostrando. Quando a música é usada da forma certa, como no caso de Lisbela e o Prisioneiro e na trilha sonora de várias novelas icônicas, o sucesso é garantido. 

Está preparado para embarcar nessa jornada com a gente? Prepara o lencinho e vamos nessa!

Você Não Me Ensinou a Te Esquecer — Caetano Veloso

Caetano Veloso, uma das vozes mais importantes da música brasileira, não poderia ficar de fora! Em Você Não Me Ensinou a Te Esquecer ele canta a música tema do casal protagonista, Lisbela e Leléu.

A letra é bem simples e sincera sobre uma pessoa que errou — e admite isso — mas busca o perdão da amada. É uma música sobre a saudade e a resiliência do amor verdadeiro.

A Dança das Borboletas — Zé Ramalho, Sepultura

A Dança das Borboletas é a música tema de Leléu, personagem interpretado por Selton Mello, e combina exatamente com o estilo de vida do protagonista: perigoso, enigmático e muito caótico, como os instrumentos pesados de rock bem representam.

O começo da música tem uma vibe bem velho oeste, vocês não acham? 🤠

A Dama de Ouro — Zéu Britto

Quem acha que Leléu e Lisbela formam o único casal romântico do filme está muito enganado. Com A Dama de Ouro, conhecemos também a história de Francisquinha e Cabo Citonho, uma dupla extremamente engraçada que não consegue se desgrudar. Eles vivem um amor simples e estão decididos a vencer os obstáculos para ficarem juntos.

É o alívio cômico em relação ao casal principal, marcado por todo o drama, e a música tema reflete isso: Ó dama de ouro, pega o rei de espada! Dê essa cartada e depois venha me buscar. Solta esse valete, venha desmarcada. O meu amor estará sempre a lhe esperar.

Para O Diabo Os Conselhos de Vocês — Clarice Falcão

Imagina estar no começo da carreira e já entrar para a trilha sonora de um dos maiores filmes nacionais? Clarice Falcão conseguiu isso com Para O Diabo Os Conselhos de Vocês, uma música dedicada a todos aqueles que vivem um amor impossível e estão dispostos a lutar contra os obstáculos que aparecem diariamente.

Se Leléu conseguiu, você também consegue!

Espumas Ao Vento — Elza Soares

A mulher do fim do mundo já nos presenteou com inúmeras músicas incríveis, mas a sua versão de Espumas Ao Vento com certeza está entre as melhores. 

A canção é tema de Inaura e Frederico Evandro, personagens fundamentais para a trama de Lisbela e o Prisioneiro, e a música escolhida é muito bem pensada, já que fala sobre idas e vindas e o sentimento de realmente saber quando é a pessoa certa.

A Deusa da Minha Rua — Geraldo Maia e Yamandú Costa

A deusa da minha rua tem os olhos onde a lua costuma se embriagar. Nos seus olhos, eu suponho, que o sol, num dourado sonho, vai claridade buscar.

Dá para perceber que essa é a música tema de Lisbela? Poética e romântica para combinar com a personagem de Débora Falabella, A Deusa da Minha Rua possui várias versões, incluindo nomes como o rei Roberto Carlos, Nelson Gonçalves e Sílvio Caldas. Vale a pena ouvir todas elas!

Oh, Carol — Caetano Veloso e Jorge Mautner 

Quem diria que uma música em inglês faria tanto sentido na trilha sonora do filme Lisbela e o Prisioneiro? Oh, Carol é o complemento perfeito! 

A música é tema da história de Lisbela e Douglas, o casal que já está noivo até o momento em que a protagonista conhece Leléu e tudo em sua vida de cabeça para baixo.

O Amor É Filme — Lirinha

O Amor É Filme é a faixa de conclusão de Lisbela e o Prisioneiro e não existe música mais adequada. 

A letra fala sobre como é fácil identificar alguém apaixonado pelo cheiro de menta e pipoca, lembrando um bom filme. Nesse momento leve, finalmente podemos ver Leléu e Lisbela podendo aproveitar o seu romance sem peso, só com felicidade.

Lisbela — Los Hermanos

Todo mundo já quis ser um personagem de filme, né? Em Lisbela, Los Hermanos falam exatamente sobre isso: como nós gostaríamos de ser o herói e ganhar o beijo apaixonado no fim de uma batalha épica.

A música também é tema de Lisbela, como o próprio nome já dá a entender, e se encaixa nos momentos em que a protagonista se deixa fantasiar com uma vida que não é sua.

O Matador — Sepultura

O Matador é apenas um instrumental na trilha sonora do filme Lisbela e o Prisioneiro, mas é extremamente memorável.

Ela é o tema do personagem Frederico Evandro, interpretado por Marco Nanini, e traz toda a tensão necessária para o mercenário do sertão.

Melhores trilhas sonoras do cinema

Uma boa trilha sonora faz toda a diferença para um filme. Quando ela é bem feita, como no caso de Lisbela e o Prisioneiro, conseguimos sentir as emoções dos personagens com ainda mais intensidade.

Se você quer entrar ainda mais nesse universo tão lindo e emocionante, temos certeza que vai adorar conhecer as melhores trilhas sonoras do cinema. Filmes como O Guarda Costas e Pantera Negra estão na lista, então vale a pena dar uma conferida.

Melhores trilhas sonoras

Leia também: