21 de Dezembro de 2022, às 12:00
O ano está acabando e isso significa que chegou a hora da esperada retrospectiva dos melhores álbuns de 2022. Afinal, quem não saiu das playlists do mundo inteiro nos últimos 12 meses?
Entre as músicas mais tocadas de 2022, retornos esperados há muito tempo, como Beyoncé, Rosalía, Blackpink e Anitta, além de outras surpresas que encantaram ouvintes do mundo inteiro, como Bala Desejo, Bad Bunny e Gilsons.
Como já deu para perceber, não faltou diversidade e qualidade entre os lançamentos musicais do ano: do rap ao samba, passando pelo pop e pelo k-pop, o que mais teve foi hit empolgante para embalar 2022. Veja só!
A virada do ano está logo ali e o espírito de nostalgia começa a bater forte entre os amantes de música do ano inteiro.
Além de fazer listas de amigo oculto e preparar resoluções de Ano Novo, muita gente já está com papel e caneta na mão para apontar quais foram seus lançamentos preferidos do ano e quais álbuns poderiam ter ficado na gaveta.
Para te ajudar a lembrar quais artistas arrasaram em seus lançamentos no ano que passou, preparamos uma lista com os melhores álbuns de 2022. Veja só!
Mr. Morale & The Big Steppers não é apenas um dos álbuns lançados em 2022, mas uma verdadeira jornada pela mente genial de Kendrick Lamar.
O álbum foi sucessor do elogiado DAMN e traz referências à pandemia de covid, com destaque para o hit N95.
Conheça o novo álbum do Kendrick Lamar: Mr. Morale & The Big Steppers.
Baco Exu do Blues entrou para a lista dos melhores álbuns brasileiros do ano com seu visceral QVVJFA?, uma produção imersiva e sincera, na qual o rapper se mostra mais exposto e vulnerável, como mostra a faixa 20 Ligações.
Quem gosta de pop não tem dúvidas: Motomami, da espanhola Rosalía, é, sem dúvidas, um dos melhores álbuns do ano.
Cheio de suingue e com a inegável pegada latina, a estrela arrastou multidões com Saoko, Chiken Teriaki e outros hits chicletes!
Entre todos os álbuns lançados em 2022, nenhum foi tão aguardado quanto Renaissance, de Beyoncé. Capitaneado pela contagiante Break My Soul, o disco levou o mundo inteiro em uma jornada pelo universo da dance music.
Inspirado na diversidade latina, como mostra o single Passarinha, o disco Sim, Sim, Sim foi consagrado como um dos melhores álbuns brasileiros do ano e rendeu ao coletivo Bala Desejo o Grammy Latino de álbum do ano.
Sucesso cheio de suingue e malemolência!
Charli XCX volta às origens com Crash, um dos melhores álbuns de pop em 2022. Good Ones e outros hits da produção parecem testar os limites criativos do pop em estúdio: uma experiência imperdível para quem gosta de boa música.
Com Ogum, Ogum e outras faixas cheias de personalidade, Criolo entregou um dos melhores álbuns brasileiros de 2022. Sobre Viver faz uma reflexão elaborada e competente sobre a vida entre o amor e o ódio.
Para a indústria musical, um dos maiores presentes do ano foi Harry’s House, do badalado Harry Styles. Com uma vertente mais intimista e reflexiva, o disco trouxe As It Was e outros sucessos que não deixaram mais as paradas mundiais.
Ludmilla aproveitou o calor do verão brasileiro para se render ao samba com o Numanice 2, um dos álbuns mais bem-sucedidos do ano. Com Maldivas e outros sucessos, o disco faturou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba/Pagode.
Para a Time, Bad Bunny entregou o melhor entre os melhores álbuns do ano com Un Verano Sin Ti. Com Me Porto Bonito e outras músicas intimistas, o cantor fez uma celebração a seu país, Porto Rico, e apontou problemas políticos importantes.
Um dos melhores álbuns de 2022 nacionais, Versions of Me, da poderosa Anitta, foi considerado o 31º melhor disco do ano no mundo todo e bateu recordes com a inesquecível Envolver, primeira faixa brasileira a liderar o ranking global do Spotify.
Veio do trio de filhos de Gilberto Gil, Gilsons, um dos melhores álbuns de 2022 do Brasil. Pra Gente Acordar mostra as fortes influências da música baiana no trabalho de José, Francisco e João Gil, com destaque para o trabalho de cordas e letras.
Mantendo viva a chama do conceitualismo, FKA Twigs entregou um disco impecável com Caprisongs. meta angel e as demais faixas do álbum tecem uma crítica ácida à indústria musical e ao mercado, sempre com competência e beats envolventes.
Djonga buscou na literatura, em Dom Quixote de la Mancha, a inspiração para O Dono do Lugar, um dos melhores álbuns brasileiros de 2022. Em tôbem e outras faixas, o rapper mineiro mostra ter chegado à maturidade musical, com letras cheias de críticas sociais.
Taylor Swift surpreendeu no último trimestre do ano ao lançar um dos melhores álbuns de pop em 2022. Com Midnights, a loira levou os fãs por uma jornada imersiva e autorreflexiva, com destaque para o cativante single Anti-Hero.
The Weeknd bebeu na fonte da música dos anos 1980 para entregar o impecável Dawn FM, que capricha nos sintetizadores e no groove para conferir um tom mais conceitual à obra.
Não deixe de ouvir Is There Someone Else?, melhor faixa do disco!
Veio da Coreia do Sul um dos melhores álbuns de 2022. O retorno das meninas do Blackpink foi muito celebrado com faixas maduras e complexas, como Pink Venom, que levaram as princesas do k-pop ao topo dos charts!
Se você gostou dos melhores álbuns de 2022, vai gostar ainda mais de conhecer os discos mais vendidos da história.
Destacamos os álbuns que mais impactaram a indústria, seja por sua qualidade técnica, seu apelo comercial ou até por polêmicas! Não deixe de conferir nossa seleção!





Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.