Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Tudo sobre o Melim, a banda de Gabi Melim e seus irmãos

A banda Melim emplacou diversos hits que conquistaram o coração do Brasil. Relembre a trajetória dos irmãos e suas melhores músicas!

Biografias · Por Dora Guerra

5 de Janeiro de 2024, às 10:30

A banda Melim, formada pelos irmãos Gabriela, Rodrigo e Diogo Melim, é um fenômeno da música brasileira com uma trajetória marcada por sucessos e uma evolução constante.

Banda Melim
Créditos: Divulgação

Originários de Niterói, no Rio de Janeiro, os irmãos começaram a trilhar seu caminho na música desde cedo, mas foi em 2015 que a banda realmente se formou, unindo seus talentos e paixões.

Entenda como os três irmãos chegaram ao sucesso e conheça as suas trajetórias!

Banda Melim: a história do trio

Afinal, quem são os três cantores por trás das músicas good vibes que conquistaram o Brasil?

Além de compositores, os três irmãos são instrumentistas: Diogo toca violão e bateria; Rodrigo toca violão, guitarra e teclado, e Gabriela, violão e cavaquinho.

Irmãos da banda Melim
Créditos: Divulgação

Os dois primeiros, gêmeos, tocaram juntos há anos e já chegaram a ter uma banda de rock e pop juntos na época do colégio. Já Gabi começou a cantar samba aos 15 anos, e assim começou sua carreira como artista solo.

Foi só em 2015, quando a caçula foi convidada para se apresentar no Festival de Música de Canela, no Rio Grande do Sul, que os três se juntaram na música.

Antes de fazer sucesso com suas músicas autorais, o trio seguiu aquele caminho clássico de músicos-compositores: começaram compondo para outros artistas, como Sorriso Maroto e a própria Ivete Sangalo, com quem acabaram lançando uma música mais tarde. 

Segundo a Gabi Melim, isso foi essencial para que eles sentissem que estavam no caminho certo na música — deve ser muita emoção ver um ídolo cantar uma música de sua autoria, né?

Do Superstar ao sucesso nacional

Já em 2016, o trio participou da terceira temporada do Superstar, na Globo. Em sua audição, interpretaram uma mistura de Como É Grande o Meu Amor Por Você, de Roberto Carlos, e Super Duper Love, da Joss Stone — e entraram com 93,47% de aprovação!

Além disso, foram semifinalistas da edição do programa, o que ajudou bastante a alavancar a carreira da banda.

A banda assinou um contrato com a gravadora Universal Music no final de 2017, e em dezembro já lançaram seu primeiro EP, Melim. Nele estava o primeiro single, que se tornaria o queridinho: Meu Abrigo.

Capa do EP "Melim"
Capa do EP Melim / Créditos: Divulgação

O resto é história: pegando carona no sucesso de Meu Abrigo, o trio lançou seu álbum de estreia em 2018, também com o nome Melim, que consolidou ainda mais sua presença no cenário musical brasileiro. O álbum incluiu sucessos como Ouvi Dizer e Dois Corações, continuando a trajetória ascendente da banda.

Os irmãos citam Joss Stone, Jason Mraz, Djavan, Natiruts e Ed Sheeran como algumas de suas referências do seu som autoral. Por isso, dá pra dizer que eles se encaixam num misto entre MPB, surf music, reggae e pop.

Pausa e nova fase

Após oito anos de uma trajetória incrível, com três indicações ao Latin Grammy e o álbum pop mais escutado no Brasil, a banda anunciou uma pausa.

Essa decisão permite aos irmãos Gabi, Diogo e Rodrigo explorarem suas individualidades em carreiras solo. Gabi, por exemplo, já demonstrou sua versatilidade participando do programa Dança dos Famosos.

A pausa não é um adeus, mas um novo começo para cada um dos irmãos. Eles prometem continuar a surpreender e encantar, agora com três “Melims” diferentes para seus fãs. Com certeza, essa mudança trará uma nova gama de músicas e experiências para os fãs.

As melhores da banda Melim

Você provavelmente já ouviu Ouvi Dizer tocando por aí, né? Se você curte essa linha de músicas românticas e gostosinhas de ouvir, essas são nossas recomendações:

Eu Pra Você (part. Sandy)

Lançada no fim de 2018, Eu Pra Você é uma colaboração com a Sandy, bem a cara da cantora e do Melim. Tem uma cara de acústica e rola até um xilofone!

A letra é um desabafo bonito sobre estar apaixonado por alguém que não se entrega totalmente ao amor:

Tô cansada de ser outro alguém

De fingir que eu tô bem, se eu não tô

Então me deixa te dar o que eu sou

Me deixa ser eu pra você

Peça Felicidade

Lançada em 2016, Peça Felicidade já mostra bem quem o Melim seria musicalmente: tem o violãozinho, a harmonia entre as vozes dos três e uma letra bem levinha:

Peça tudo o que você quiser

Acredite na sua fé

Paz, saúde, vigor, sucesso

Alegria, esperança, amor

Dois Corações

Sabe quando você se apaixona e tudo fica lindo e cheio de alegria? É esse o tema da música Dois Corações, perfeita pra mandar para o seu amor:

Somos verso e poesia

Outono e ventania

Praia e carioca

Somos pão e padaria

Piano e melodia

Filme e pipoca

De dois corações um só se fez

Um que vale mais que dois ou três

Sobre o clipe, a banda diz no comentário do vídeo que queria fazer algo “mais conceito”, misturando realidade e fantasia, filme e vida real, como se sempre estivéssemos na tela do cinema. Tudo a ver com esse tema de amor e mágica, né?

Ouvi Dizer

Primeiro single do álbum de estreia da banda, Ouvi Dizer foi lançada em junho de 2018. Junto a Meu Abrigo, a música garantiu espaço para o trio no Billboard 100 Brasil.

Só ouvi dizer

Que quando arrepia, já era

Coisas que eu só entendi

Quando eu te conheci

Meu Abrigo

Como mencionamos antes, Meu Abrigo é tipo o carro-chefe do trio: lançada originalmente no EP de estreia, o single também está no álbum de estúdio.

Assim, a canção teve a oportunidade de crescer bastante em termos de reprodução desde o lançamento do álbum — e foi a primeira música do Melim a alcançar primeiro lugar nas mais tocadas no país!

Pelo vídeo, dá pra sentir o clima da surf music e essa influência da vida praiana no trabalho da banda.

As frases mais fofas da banda Melim

A banda está cheia de músicas pra ficar tranquilinho, pra morrer de saudade ou pra ficar feliz por ter um mozão. Aproveite o clima romântico e vem conferir 61 frases do Melim para usar de legenda!

Frases: Melim