Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça a música africana e alguns dos seus principais artistas

História da música · Por Renata Arruda

3 de Fevereiro de 2021, às 12:00

Diversificada, rica e multicultural são alguns dos adjetivos que podemos usar para descrever a pluralidade da música africana.

Como estamos falando de um continente formado por inúmeros países diferentes, é impossível determinar uma unidade para a música feita na África.

música da africa
Créditos: Divulgação

Entretanto, uma coisa é certa: o continente trouxe muitos dos ritmos que influenciam a música feita atualmente.

Um exemplo são estilos musicais latino-americanos, como o samba, a salsa, a rumba e a conga, que foram fundados pela tradição musical de africanos escravizados. O mesmo pode-se dizer para gêneros estadunidenses, como o jazz, o blues e o gospel.

Com o intercâmbio cultural, a música negra feita no ocidente também acabou influenciando a música africana contemporânea, que adota muitos de seus elementos no chamado afropop.

Vem com a gente saber mais sobre a riqueza da música africana!

Música africana: uma tradição oral

A música feita nos países africanos é bastante antiga e diversa. O que a tradição musical do continente têm em comum é o fato de a música não ser escrita — ela é transmitida oralmente e auditivamente, não havendo quase nenhum material para estudar.

Assim, é especialmente difícil para ocidentais conseguirem analisar, e até mesmo anotar, melodias e harmonias do modo como se faz por aqui. Isso porque há diferenças em tons e entonações que a notação ocidental não consegue reproduzir.

Enquanto no ocidente os músicos procuram combinar sons harmoniosos que cativem o ouvinte, os músicos africanos buscam expressar a vida através do som.

instrumentos musicais da africa
Créditos: Divulgação

Outra característica importante da música africana é a sua conexão com a religião.

Tanto as canções quanto a música instrumental, que na África Subsaariana geralmente é baseada em instrumentos de percussão, são parte importante de rituais religiosos, com seus cantos e danças sendo usados para passar histórias de geração em geração.

O papel dos instrumentos na música africana

Embora os instrumentos de percussão, como xilofones e tambores, sejam os mais conhecidos quando se fala da música africana, há também uma grande utilização de instrumentos de corda e de sopro.

Harpas, arcos e trompetas, por exemplo, são muito comuns. Na região que cerca o enorme Lago Vitória, na África Oriental, acredita-se que as flautas possuam poderes mágicos e, por isso, são muito usadas em rituais religiosos.

Além disso, há lugares onde determinados instrumentos só podem ser tocados em determinadas cerimônias ou na presença de pessoas ou entidades específicas e ainda existem os que não podem ser vistos por mulheres e pessoas não iniciadas.

Já nos cantos predomina-se a polifonia, em que várias vozes se desenvolvem de maneira sobreposta, preservando o ritmo e a melodia da canção.

cantos africanos
Créditos: Divulgação

Os gêneros musicais africanos

A música feita no Norte da África se baseia muito nos estilos musicais do Oriente Médio, como a música árabe e andaluza. Um dos gêneros mais populares é o Raï, música folclórica argelina cantada por homens e também muito famosa em Marrocos.

Já na África Subsaariana, a música tradicional tem uma profunda ligação com a natureza, a vida e a religião. Assim, há canções para o trabalho, o casamento, a caça, o parto, para afastar maus espíritos e homenagear os bons.

Nas regiões da África Austral, Central e Ocidental, a tradição musical possui semelhanças com a Subsaariana. Há ainda influências da música árabe e ocidental.

O afropop

Atualmente, a música popular africana é composta por inúmeras influências diferentes, incluindo vários elementos da música ocidental, como instrumentos e técnicas de estúdio de gravação.

Elementos do rock, do R&B, do jazz e do samba, por exemplo, fazem parte da música popular feita nos países africanos. Esse intercâmbio cultural originou o chamado afropop, termo usado para englobar toda a música pop africana.

Dentre os principais gêneros musicais do afropop destacamos:

  • Afrobeat;
  • African House;
  • Benga;
  • Coladeira;
  • Kuduro;
  • Kizomba;
  • Makossa;
  • Highlife;
  • Cape Jazz;
  • Semba;
  • Yorubeat;
  • Bloodhound.

Influência da música africana no Brasil

Os africanos escravizados no Brasil trouxeram consigo a tradição musical e religiosa de suas regiões de origem. 

Dessa forma, elementos como o berimbau, o louvor aos orixás e os instrumentos de percussão adaptados foram introduzidos na música popular brasileira, dando origem ao samba, por exemplo.

dança africana
Créditos: Divulgação

Além do samba, a influência africana está presente no maracatu, na capoeira, no afoxé, na congada e no lundu. Instrumentos como a marimba, o atabaque, a cuíca, o tambor e certos tipos de flauta foram igualmente trazidos para cá e permanecem até hoje em nossa música.

Também vale notar a presença da herança africana em cantos e danças, como o jongo e a umbigada.

Canções para conhecer a música africana

Fizemos uma lista breve com alguns dos nomes mais famosos para quem quer começar a se aventurar nas melhores músicas africanas.

Colonial Mentality — Fela Kuti

Um dos músicos africanos mais conhecidos e importantes, o nigeriano Fela Kuti se destacou nos anos 70 como o criador do afrobeat: uma fusão entre os cantos tradicionais africanos, o rock psicodélico, o jazz e o highlife. 

Yamore — Salif Keita

Nascido no Mali, Salif Keita é considerado como a voz de ouro da África.

Por ser albino, característica que em sua cultura acredita-se que dá azar, ele foi rejeitado em sua cidade e mudou-se para a capital, onde ganhou notoriedade como músico. Hoje, Keita mora na França.

Yelema So — Fanta Konatê 

Fanta Konatê nasceu em Guiné Conacri, filha de uma das famílias mais importantes da arte tradicional Malinkê.

Mudou-se para o Brasil em 2002 e fundou o Instituto África Viva. Ela se dedica a projetos humanitários, promovendo educação artística a partir da cultura africana.

Manyaka O Brazil — Richard Bona

O baixista camaronês Richard Bona mistura o jazz com ritmos africanos. Ele é professor de música na Universidade de Nova York e gravou com Djavan a canção Manyaka O Brazil.

Tá Domina (part. Neide Sofia, Uami Ndongadas e Paulelson) — Titica

Titica é um dos maiores nomes do kuduro, ritmo angolano que mistura música tradicional ao eletrônico. Inclusive, ela já fez um colab com ninguém menos que Pabllo Vittar!

A cantora é transexual e usa sua arte para promover a conscientização sobre drogas e sexualização.

Conheça a origem do soul

Gostou de saber mais sobre a incrível música africana? Então que tal conhecer também a origem da soul music, gênero musical que se tornou símbolo de expressão do movimento negro?

história da soul music