6 de Agosto de 2022, às 12:00
A música Envolver, da Anitta, tornou-se um marco da história musical de todo o continente. A faixa levou a poderosa de Honório Gurgel até o Guinness Book como a primeira artista solo latina a chegar ao 1º lugar global do Spotify.

A jornada até o sucesso absoluto, no entanto, não foi fácil. O hit foi esnobado pela gravadora em um primeiro momento, acabou ignorado pela grande mídia logo após o seu lançamento e só estourou depois de viralizar no TikTok.
Vem descobrir como a faixa marcou a biografia da cantora e mudou os rumos da música brasileira no exterior!
Antes de se tornar número 1 no mundo inteiro, a música Envolver, da Anitta, passou por um ciclo de altos e baixos. Entenda, a seguir, como foi essa jornada.
A faixa Envolver, que é toda cantada em espanhol, foi lançada em novembro de 2021 com grande expectativa por parte dos fãs, como mais um degrau rumo ao estrelato internacional da cantora de Honório Gurgel.
No entanto, a recepção da mídia especializada, das rádios e das redes sociais foi, na melhor das hipóteses, fria. Por muito pouco, o single do álbum Versions of Me quase nem foi lançado pela gravadora Warner Records.

O selo temia que a música, assinada pela própria cantora em parceria com Julio M. Gonzales Tavarez, Freddy Montalvo e José Carlos Cruz, tivesse “frases da Anitta sensuais demais” para os padrões norte-americanos, que ditam o mercado.
A faixa é mais modesta em comparação aos lançamentos anteriores da cantora, como o hit Me Gusta, colaboração com Cardi B. O que os executivos da Warner talvez não imaginassem é que o público brasileiro “adotaria” Envolver e ajudaria a impulsionar o seu sucesso.
O clipe de Envolver foi dirigido pela própria Anitta, com produção de Harold Jimenez, parceiro de J Balvin e Maluma. Nas cenas do vídeo, a cantora contracena de forma bem sensual com o modelo e bailarino Ayoub Mutanda, de 27 anos.
Assista ao vídeo na íntegra:
Quase quatro meses depois do lançamento da música Envolver, Anitta ainda não estava satisfeita com a performance do single. A cantora sabia que o reggaeton “caliente” tinha potencial para muito mais.
Foi aí que o TikTok entrou na jogada. Para ajudar a turbinar a faixa nos charts do mundo inteiro, a cantora resolveu gravar um vídeo com a coreografia da música para a rede social e, com isso, mudou os rumos de sua carreira.
@anitta @bellapoarch such a quick learner, how do you guys think she did? 😝 #envolver ♬ original sound – Mr leak
A dança foi criada por Aliya Brinson, que já trabalhou com Nicki Minaj e Chris Brown, a pedido da própria funkeira de Honório Gurgel, que hoje chama a iniciativa de “estratégia”.
O “passo da Anitta”, como ficou conhecida a dancinha, viralizou. Logo, milhões de pessoas do mundo inteiro, incluindo famosos como Ana Maria Braga, Bruna Marquezine e Neymar, publicaram vídeos fazendo a coreografia de Envolver.
O desempenho da música Envolver, de Anitta, nas redes sociais, acabou impulsionando a faixa nos streamings, incluindo o YouTube e, sobretudo, o Spotify.
Em março de 2022, quatro meses depois do lançamento, a música do quinto álbum de estúdio da Anitta saltou do número 93 à 43ª posição do Top 50 do Spotify Global. Tudo isso em menos de uma semana!
Foi o suficiente para motivar fã-clubes de todo o Brasil a se reunirem em uma campanha inédita para dar o #1 à Anitta. Passaram a pipocar na internet as estratégias de “tacar stream” na música.
A escalada nas paradas, porém, não foi tão rápida quanto os fãs imaginavam. Por semanas, Envolver disputou milimetricamente a ascensão nos charts com Heat Waves, do Glass Animals, e Plan A, do rapper argentino Paulo Londra.
Anitta, entretanto, contava com o apoio de uma extensa comunidade internacional a seu favor, sobretudo em países hispânicos. Além dos apaixonados brasileiros, responsáveis por 45% dos streamings da faixa.
Até que, em 25 de março de 2022, chegou o momento tão esperado: a música Envolver, de Anitta, tornou-se a faixa mais ouvida do Spotify em todo o mundo por três dias consecutivos.
Artistas como Luis Fonsi e Daddy Yankee, com Despacito, Bad Bunny e Jhay Cortez, com Dákiti, e J Balvin e Willy William, com Mi Gente, já haviam chegado ao número 1 do Spotify Global, mas sempre em parcerias.
Com Envolver, Anitta acumulou mais de 6,39 milhões de streamings em apenas 24 horas, recorde absoluto para uma faixa solo de uma cantora latina, que a levou até o Guinness Book, o Livro dos Recordes.
Até então, suas músicas mais bem-sucedidas na plataforma eram Vai Malandra, que teve pico na 18ª posição, e Downtown, com o amigo J Balvin, que chegou a 19º no Top 50 Global.
Em abril de 2022, outra marca foi conquistada no YouTube: Envolver chegou à primeira posição entre os vídeos mais vistos do mundo, com mais de 140 milhões de visualizações e impressionantes sete semanas em alta.
Depois que Envolver chegou ao ansiado 1º lugar do Spotify Global, um novo capítulo na história da faixa se desenrolou.
O Spotify anunciou que investigaria a performance da música em suas paradas, sob suspeita de que a faixa teria sido impulsionada por meio de bots, VPN e outras estratégias irregulares para subir nos charts.
O processo de apuração foi longo e contou com recursos de engenharia digital para detectar eventuais irregularidades.
O resultado só saiu em julho de 2022, quatro meses depois de Envolver chegar ao #1, e não poderia ser mais positivo para Anitta. A música era, mesmo, a primeira de uma artista solo latina a chegar ao 1º lugar do Spotify Global.
De lá para cá, a cantora se consagrou como uma das artistas mais celebradas do Coachella, principal festival de música dos Estados Unidos, e arrastou multidões com a “envolvente” Envolver.

Agora, só resta uma pergunta: qual será o próximo grande sucesso mundial de Anitta? 🤔
As semanas que antecederam o surpreendente desempenho da música Envolver, de Anitta, foram marcadas pelo ferrenho duelo com Heat Waves, sucesso da banda britânica Glass Animals.
Se você ainda não sabe quem é Glass Animals, conheça agora a banda que competiu com Anitta pelo número 1 do Spotify Global!





Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.