Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Música espanhola: tudo sobre as melhores canções da Espanha

Conheça tudo sobre a música Espanhola, desde estilos e influências até canções mais famosas.

Listas musicais · Por Ana Paula Marques

8 de Janeiro de 2024, às 12:00

A música espanhola reflete a rica história e as tradições culturais que formam a Espanha por meio de diversos ritmos. 

Da melodia suave das antigas canções da Andaluzia ao frenesi enérgico do flamenco, a música do país europeu é uma verdadeira experiência sensorial que transcende fronteiras e conquista corações.

As letras podem ir das mais românticas às mais politizadas, passando pelo sensual, folclórico e étnico. E, melhor ainda, essas canções podem te ajudar a aprender um novo idioma!

Mesmo em um contexto globalizado, a música espanhola é bastante diferente da música ocidental não apenas em termos de estilo, mas também no ritmo, nas letras e narrativas apresentadas.

Não coincidentemente, o país ibérico é berço de grandes artistas que conquistaram sucesso internacional, como Enrique Iglesias, Rosalía, Alejandro Sanz, Julio Iglesias, Aitana e muitos outros. 

Quer saber mais sobre o tema? Vem conhecer sobre os sons autênticos da Espanha!

Música espanhola: origens, influências e gêneros

As raízes da música espanhola mergulham profundamente nas tradições folclóricas locais, e muitas delas remontam a séculos atrás.

Os estudiosos são unânimes em apontar a antiguidade como o começo da relação dos espanhóis com a música.

O país foi ocupado há milênios por diversos povos, como romanos, árabes, bascos, catalães e celtas, que deixaram influências que perduram até a atualidade na cultura, gastronomia, língua e até mesmo na música.

A partir da popularização do cristianismo na Península Ibérica, durante a Idade Média, a música já era tão popular na região que foi até mesmo ferramenta de evangelização, utilizada em ritos litúrgicos e cerimônias nas igrejas.

Além disso, a geografia ajudou a tornar a música ainda mais diversa no país ibérico. Do flamenco à música celta, passando pela copla andaluza e pela influência francesa e italiana, a Espanha absorveu e moldou uma tapeçaria sonora única no mapa europeu

Os principais ritmos no mapa da Espanha

A Espanha nem sempre foi um país como hoje conhecemos. Antes, a região era dividida em diversos reinos, como Galícia, Astúrias, Leon, Castela, Navarra, Aragão e Catalunha.

Com o passar dos tempos, cada região desenvolveu características musicais próprias.

A região da Andaluzia, por exemplo, ecoa influências árabes e sevilhanas, como o envolvente flamenco e seus subgêneros, como o cante jondo, o palo seco e o bulerías. 

Na Galícia e nas Astúrias, por sua vez, a música celta é a mais popular, com amplo uso da gaita galega, um tipo de instrumento parecido com a gaita-de-foles que o cantor Victor Santal utiliza bastante.

O País Basco também tem suas próprias tradições musicais distintas, como o txistu, uma pequena flauta tradicional, e a trikitixa, um tipo de acordeão diatônico. 

A muixeranga é uma tradição da região de Valência que envolve a formação de torres humanas enquanto músicos tocam instrumentos tradicionais. O pasodoble também é frequentemente associado à região valenciana. 

na região de Castela, o destaque fica com as danças tradicionais, como a jota, que envolve movimentos rápidos e alegres, muitas vezes acompanhados por castanholas, e as seguidillas.

Na Catalunha, a música desempenha um papel significativo na expressão da identidade regional, resultando em ritmos como a sardana, a rumba catalã, a cançó e a cobla.

A música espanhola contemporânea

Nos últimos anos, a Espanha viu uma evolução significativa em seu cenário musical, abraçando uma ampla variedade de gêneros e estilos.

Hoje, a cena pop e rock é muito ativa, na esteira de artistas como Vetusta Morla, Amaral, Love of Lesbian e La Casa Azul: bandas populares tanto localmente quanto internacionalmente. 

A música da Espanha contemporânea muitas vezes incorpora elementos de rock alternativo, indie e eletrônica, com influências de todos os cantos do globo.

Até o flamenco se atualizou, com muitos artistas contemporâneos explorando fusões inovadoras, com traços de jazz, música eletrônica e até hip-hop, e bom exemplo é a discografia variada da cantora Rosalía.

O hip-hop e o trap têm ganhado cada vez mais popularidade, com artistas como Natos y Waor, Ayax e Kase tornando-se cada vez mais celebrados.

E não se esqueça de que a Espanha, casa do paraíso dos baladeiros Ibiza, também tem uma cena de música eletrônica robusta, com festivais como o Sónar, em Barcelona, reconhecido internacionalmente. 

O país também já exportou DJs e produtores famosos no mundo inteiro, como Paco Osuna, John Talabot e Amelie Lens.

9 músicas espanholas para conhecer o melhor do país

Agora que você já conhece a tapeçaria de ritmos espanhóis, chegou a hora de conhecer o melhor da música espanhola! 

Corazón Partío – Alejandro Sanz

Corazón Partío é uma canção romântica composta e interpretada por Alejandro Sanz para seu quarto álbum, De El Más. A música alcançou notáveis feitos em 1997, incluindo o recorde de mais de 70 semanas em diversas paradas musicais internacionais. 

Vas a Quedarte – Aitana

A cantora Aitana ganhou fama após ser vice-campeã do reality musical Operación Triunfo, em 2017. A voz da faixa Vas a Quedarte é considerada uma das grandes apostas da música espanhola nos próximos anos.

Dígale – David Bisbal

Outro expoente do Operacíon Triunfo é o cantor David Bisbal, um dos maiores nomes do pop romântico espanhol. O artista coleciona topo de paradas no país e na Europa, como o sucesso Dígale e A Partir de Hoy, em parceria com o colombiano Sebastian Yatra.

Bailando – Enrique Iglesias

Filho do ídolo romântico Julio Iglesias, Enrique Iglesias é um dos maiores nomes da música da Espanha há décadas e mostra grande versatilidade. O artista navega entre diversos ritmos, como baladas românticas e o reggaetón irresistível da faixa Bailando.

Casanova – Lola Índigo

Queridinha do pop espanhol, Lola Índigo foi revelada no reality Operación Triunfo e já estreou com hit. A faixa de estreia, Ya No Quiero Ná, chegou ao Top 3 das paradas. E a história de sucesso continua com a mais recente Casanova, sucesso nos charts.

Perhaps Love – Plácido Domingo

É impossível falar de música da Espanha sem citar Plácido Domingo, de Perhaps Love, que formou, ao lado de José Carreras e Luciano Pavarotti, o trio Três Tenores. O cantor é considerado um dos maiores da ópera contemporânea.

Macarena – Los Del Rio

Desde os anos 1990, Macarena, do grupo Los Del Rio, ultrapassou fronteiras e tornou-se um hino atemporal. É praticamente impossível ouvir a batida tropical animada e não se jogar no passinho famoso desde muito antes do TikTok.

Me Esqueci de Viver – Julio Iglesias

Apesar de ter começado a carreira como goleiro do Real Madrid, foi na música que Julio Iglesias encontrou fama e reconhecimento. O cantor é um ícone da música romântica e apaixonado pelo Brasil, a ponto de ter gravado Me Esqueci de Viver em português!

DESPECHÁ – Rosalía

O grande nome da música atual da Espanha é Rosalía, que combina performances audiovisuais primorosas a vocais impecáveis. A estrela de DESPECHÁ começou a carreira misturando flamenco ao pop e hoje está entre os maiores nomes do pop contemporâneo.

Música espanhola: conheça as melhores canções no idioma

Conhecer a música espanhola é um caminho sem volta: você vai se apaixonar pelo ritmo envolvente e as letras cheias de poesia no belo idioma espanhol.Para seguir no tema, nada melhor que conferir o conteúdo sobre as melhores músicas latinas, com hits hispânicos cheios de suingue e autenticidade!

melhores músicas latinas