Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Música instrumental para trabalhar: conheça 15 canções para focar

Listas musicais · Por Mateus Pereira Silveira

30 de Agosto de 2021, às 19:00

Com a capacidade de transformar ambientes e despertar sensações, a música está em diferentes contextos da nossa vida, como eu reuniões com os amigos, festas, férias, e claro, até para trabalhar, momento em que a música instrumental é a escolha perfeita. 

Seja na trilha sonora ambiente ou nos fones de ouvido, a música instrumental nos envolve e altera nosso humor, nos deixando mais calmos, alegres ou até mesmo mais concentrados

Claro que no trabalho precisamos do foco para cumprir as expectativas e entregar bons resultados e a música pode auxiliar nesse processo, ainda mais quando o foco está nas notas geradas pelos instrumentos. 

Sabendo disso, listamos 15 músicas instrumentais para você trabalhar. Prepare a playlist, os fones e vem com a gente! 

Música instrumental para trabalhar 

Passando por diversos gêneros, fizemos uma seleção musical para você conhecer e escutar enquanto realiza suas atividades profissionais. Confira! 

Intro — The XX 

Utilizada tanto em comerciais, quanto em vídeos no YouTube, Intro, do grupo indie The XX, tem uma mixagem entre instrumentos e vocais sem palavras que encanta.

A música é ideal para que o fluxo criativo aconteça naturalmente e você trabalhe com ela num looping constante sem enjoar

YYZ — Rush

Se você gosta de trabalhar escutando um bom rock progressivo, pode incluir YYZ do Rush na sua playlist. 

Considerada um clássico do gênero, a música é orquestrada principalmente pela bateria de Neil Peart e acompanhada pela guitarra e baixo, tornando a composição mais prazerosa ainda. 

Moby Dick — Led Zeppelin 

Na mesma pegada do rock, Moby Dick do Led Zeppelin é um dos grandes solos de bateria lembrados da banda. Ritmada, ela pode ser usada como som de fundo no escritório ou no home office. 

Floresta do Arco Íris — Almir Sater 

Floresta do Arco Íris, do multitalentoso Almir Sater, é daquelas canções instrumentais que renovam a energia e elevam o astral no expediente. 

Super combina com as atividades mais leves e rotineiras e ajuda a aliviar o stress durante o trabalho. 

Wake Me Up —2CELLOS 

O 2CELLOS é conhecido por reinterpretar grandes sucessos da música pop e eletrônica e várias de suas versões podem inspirar no cotidiano.

Escolhemos Wake Me Up pela sua vibe animada, perfeita para realizar as demandas sem perder o ritmo. 

2 Rights Make 1 Wrong — Mogwai

Como outras composições da banda Mogwai, 2 Rights Make 1 Wrong é marcada pela sua riqueza instrumental. 

Com diversas transições de melodia, ela faz o tempo passar bem depressa e com leveza enquanto você finaliza suas tarefas. 

May Be — Yiruma

O piano é um instrumento que traz calma e concentração, elementos fundamentais para executar projetos importantes

Nossa recomendação é a peça May Be, do pianista coreano Yiruma. A música consegue trazer tranquilidade com sua suavidade melódica. 

Samba Novo — Lula Galvão 

O samba é uma das raízes da música brasileira e em sua versão instrumental tem o mesmo poder de despertar a alegria. 

Samba Novo, de Lula Galvão, é aquela música ambiente, que pode ser usada no escritório ou em lojas comerciais, dando um clima animado e positivo. 

Team — Bon Iver

A música alternativa permite experimentações e apostas na vibe instrumental. A banda Bon Iver tem essa característica de buscar outras sonoridades e Team é prova disso. A delicadeza da canção é ideal para manter o foco e dá até para assobiar junto. 

Oops — Martin Garrix 

O mundo da música eletrônica é diverso e existem faixas para vários contextos, desde a pista de dança, fim de semana com os amigos ou mesmo para trabalhar sem perder a atenção. 

Oops, do Martin Garrix tem aquela vibe de trilha sonora de game, o que incentiva você a superar as fases do dia a dia. 

Seville — Luiz Bonfá

Nas primeiras notas você já reconhece que ouviu essa música em algum lugar. O sample de Seville, de Luiz Bonfá, foi utilizado na música Somebody That I Used To Know, um clássico contemporâneo. 

A canção instrumental tem os elementos clássicos para não passar despercebida e te motivar ainda mais enquanto você entrega suas demandas. 

Pale — Linkin Park 

Sim, temos Linkin Park nessa lista de músicas instrumentais para escutar no trabalho. Pale é uma das faixas experimentais que faz parte do álbum Linkin Park Underground X e apresenta o clássico ritmo do grupo de rock em sua versão sem vocais. 

Weightless — Marconi Union

Às vezes, tudo o que precisamos é controlar a ansiedade no trabalho para que a sequência de tarefas flua com naturalidade. 

Weightless, do Marconi Union, tem esse poder de combater o stress provado por pesquisas científicas. 🙌 

Open Eye Signal — Jon Hopkins

Dependendo do trabalho, precisamos nos concentrar em leituras necessárias para a realização de atividades futuras e nesse momento nossa mente costuma dar uma escapada. 

Assim como pode ser aplicada aos estudos, Open Eye Signal tem o ritmo ideal para ser usada de fundo enquanto você seleciona as melhores ideias para colocar em prática. 

Confira: As melhores músicas para estudar

Pretty Little Ditty — Red Hot Chili Peppers

Pretty Little Ditty tem um estilo gostoso e suave que pode ser ideal para aqueles momentos de inspiração no trabalho. 

É só clicar no play, sentir a vibração e deixar que a criatividade tome seu lugar!

Música para se concentrar 

O lo-fi é um gênero musical que vem ganhando muito espaço, principalmente pela capacidade de nos deixar mais atentos e preparados para a rotina diária.

Depois de conferir o melhor da música instrumental para trabalhar, descubra tudo sobre o estilo lo-fi que a cada dia conquista mais público.

o que é lo-fi