Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Músicas para ansiedade: 12 canções que vão te deixar mais tranquilo

Listas musicais · Por Rafaela Damasceno

24 de Março de 2020, às 19:00

Você certamente já ouviu aquela famosa expressão quem canta seus males espanta. Apesar de ser um ditado popular, ela tem um fundo de verdade e a própria ciência já conseguiu comprová-lo.

De acordo com pesquisas científicas, escutar música traz uma série de benefícios para o nosso dia a dia. Alguns exemplos são o aumento do foco e da concentração e uma boa noite de sono. 💤

Outra vantagem trazida por certas canções é a redução da ansiedade. No momento em que estamos vivendo, é importante se tranquilizar e manter a calma diante de tantas notícias impactantes.

Para acreditar que o melhor está por vir, a música pode ser uma grande aliada na sua vida.

As 12 melhores músicas para controlar a ansiedade

Listamos 12 músicas que irão te ajudar a espairecer e se tranquilizar. Vem com a gente!

Weightless — Marconi Union

Nada como uma melodia instrumental para acalmar os ânimos, não é mesmo? Weightless, do trio Marconi Union, é um ótimo exemplo para nos deixar mais relaxados. 

Ela, inclusive, foi escolhida por pesquisadores da Mindlab para comprovar a hipótese de que a música é realmente capaz de reduzir a ansiedade. Ao ouvir essa canção, os participantes conseguiram ficar cerca de 65% menos ansiosos ao realizar tarefas estressantes.

Electra — Airstream

Esta canção foi escolhida a segunda mais relaxante de todos os tempos, pela Universidade de Harvard. Electra, da banda Airstream, também é instrumental e, de fato, consegue acalmar até as pessoas mais agitadas.

É uma ótima opção, cientificamente indicada, para aqueles dias de muita turbulência. 

https://youtu.be/YbHZ8VVhb94

Strawberry Swing — Coldplay

A banda Coldplay já é bastante conhecida por suas músicas calmas e cheias de significado. Strawberry Swing é um desses casos e integra a lista de canções mais relaxantes já gravadas até hoje.

A letra e o clipe são um espetáculo à parte, o que ajuda a estimular ainda mais o relaxamento de quem ouve. 

Mellomaniac (Chill Out Mix) — DJ Shah

No próprio título de Mellomaniac (Chill Out Mix), DJ Shah já nos mostra qual é a sua intenção. Chill Out Mix, traduzido para o português, significa mix para relaxar. Logo percebemos que se trata de um compilado de ritmos para acalmar a mente.

Será que o DJ realmente cumpre a sua promessa? 🤔 Comprove agora mesmo:

Watermark — Enya

A irlandesa Enya é muito famosa por suas composições relaxantes, que tranquilizam o coração dos fãs. Mas não é preciso conhecer a artista para perceber o quanto Watermark pode deixar qualquer um menos ansioso.

Sucesso do álbum de mesmo nome, vale muito a pena conferir o clipe dessa canção: 

Please Don’t Go — Barcelona

No começo dos anos 2000, o trio Barcelona ganhou a preferência do público com Please Don’t Go. Tanto que, até hoje, a banda é lembrada por esse sucesso.

O que muita gente não sabe é que essa também pode ser uma música para reduzir a ansiedade. 

Pure Shores — All Saints

Gravada pelo girl group britânico All Saints, Pure Shores foi composta, originalmente, para a trilha sonora do filme A Praia, estrelado por Leonardo Di Caprio. 

Não só a melodia é relaxante. A letra também traz mensagens sobre buscar um lugar calmo para viver e relaxar. Tipo uma praia, né? 😎

Prepare-se para ficar tranquilo e, quem sabe, encontrar esse lugar da música:

The Light — The Album Leaf

Mais uma música instrumental, The Light é ideal para ser ouvida em momentos de tensão. Do gênero indie, a canção é do projeto solo musical de Jimmy LaValle, The Album Lief, desenvolvido em San Diego, na Califórnia.

O objetivo é combinar batidas eletrônicas com sintetizadores e piano. Uma mistura que parece pouco convencional, mas que deu super certo!

Canzonetta Sull’aria — Wolfgang Amadeus Mozart

Os clássicos também são grandes aliados para o relaxamento. Então, que tal ouvir a Canzonetta Sull’aria, do famosíssimo músico Mozart? 

Assim, além de conhecer um artista que atravessou gerações com as suas composições, você ainda aproveita para fechar os olhos, respirar fundo e acalmar o corpo e a mente. 

We Can Fly — Cafe Del Mar

O Café Del Mar é um conjunto de artistas que se dedicam a produzir música eletrônica de qualidade. A cada edição, novas produções são apresentadas ao público e sempre impressionam. 

We Can Fly, além de ser sofisticada, também é capaz de trazer uma inegável sensação de calma a quem ouve.

Svefn-G-Englar — Sigur Rós

Svefn-G-Englar, da banda de post-rock irlandesa Sigur Rós, é outra pedida para quem quer tranquilidade. Escrita e cantada em irlandês, o título quer dizer sonâmbulos ou anjos que dormem, em tradução livre.

Dá para ter uma ideia de como a letra também deve ser capaz de acalmar, não é mesmo? Ainda que você não entenda o que é cantado, vale a pena conhecer esse sucesso:

What You Love You Must Love Now — The Six Parts Seven

Para finalizar a nossa lista, uma música que traz uma mensagem muito importante no título. What You Love You Must Love Now te aconselha a amar agora mesmo, sem se preocupar com o futuro.

É um ótimo ensinamento para os ansiosos, que acabam perdendo o hoje por pensar demais no amanhã. 

Chegou a hora de relaxar ainda mais!

Agora que você conhece as melhores canções para tranquilizar a mente e o coração, que tal aproveitar o embalo e se dedicar ao relaxamento total? Confira outras músicas para diminuir a ansiedade.