Galinha Pintadinha: descubra como jogar com seus filhos interagindo com as músicas que eles amam

Infantil · Por Sara Fonseca

22 de Abril de 2019, às 07:00

A Galinha Pintadinha é um fenômeno entre a criançada! Na animação, uma galinha engraçada e sua turma deram uma nova roupagem a uma série de músicas populares como A Barata, Indiozinhos, Escravos de Jó, Marcha Soldado e Sapu Cururu.

Galinha pintadinha, Galo Carijó e o pintinho.
Créditos: Divulgação

O repertório conta com 3 DVDs, que incluem músicas autorais, cantigas de roda e outras canções de domínio popular. Todas são muito apropriadas para filhos pequenos e costumam agradar crianças de 2 até 6 ou 7 anos de idade.

Com o sucesso das personagens, canções antigas, que provavelmente fizeram parte da infância dos pais, e até dos avós, caíram no gosto dos pequenos. Essa é uma ótima oportunidade para que os pais relembrem seus tempos de criança cantando as músicas da Galinha Pintadinha junto com os filhos!

Importância de promover dinâmicas e atividades

Muitas crianças se divertem assistindo e escutando as músicas e danças das personagens, podendo ficar por horas a fio entretidas em frente à televisão ou ao computador.

Mãe e filho lendo um livro.
Créditos: Divulgação

Mesmo assim, é importante que os pais promovam atividades que motivem os pequenos a interagir com as músicas. Dessa forma, as crianças ampliam sua capacidade de assimilar e conectar informações, desenvolvem sua comunicação e expressividade, expandem a criatividade e aumentam suas habilidade motoras.

7 brincadeiras para fazer com os filhos

Veja a lista que criamos com 7 atividades divertidas para fazer com os seus filhos ao som das músicas da Galinha Pintadinha.

Atividade 1: contando até 10

A letra da música Mariana ensina as crianças a contar de um até dez:

Mariana conta um
Mariana conta um, é um, é um, é
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta dois
Mariana conta dois, é dois, é dois, é
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana

Uma forma divertida de ajudar as crianças a absorver esse aprendizado é torná-lo mais visual e conectado com as coisas que fazem parte do dia a dia delas.

Os pais podem separar objetos como feijões, bolinhas de gude, bolas coloridas, lápis de cor, peças de Lego ou outros brinquedos e ensinar a criança a mover a quantidade que é falada na música para dentro de um espaço combinado.

Uma ideia é marcar um círculo com um barbante ou fita no chão. Quando a Mariana contar um, a criança pega uma bola e coloca para dentro do círculo; quando for falado o número dois, ela pega mais uma; e assim em diante, até que todas as dez bolas estejam dentro do círculo.

Atividade 2: aprendendo o alfabeto

Na música ABC, as personagens cantam todas as letras do alfabeto e motivam os pequenos a acompanhar.

Eu cantei o ABC
Agora eu quero ver você
Eu quero ver você aprender

A música é ideal para as crianças que estão aprendendo a escrever, e os pais podem ajudar com uma atividade simples e divertida:

Antes de começar a música, você pode se sentar com seus filhos e cortar papéis coloridos no formato das letras. Em seguida, coloque um pedaço de fita crepe atrás de cada letra e cole na parede em uma ordem aleatória, diferente da ordem do alfabeto. Coloque a música para tocar e, quando for dita uma letra, peça à criança para apontar qual é a letra correspondente que está na parede.

Atividade 3: conhecendo o corpo

A canção Bolha de Sabão, além de tornar a hora do banho um momento mais divertido, também ensina as partes do corpo:

Cotovelo, o joelho
Tornozelo e o nariz
Uma orelha, outra orelha
Quanta espuma que eu fiz

Para acompanhar essa música, pais e filhos podem criar uma dança divertida. Quando a letra da música falar a palavra “nariz”, um toca o nariz do outro e fazem o mesmo com todas as partes do corpo que forem faladas.

Atividade 4: entrando no ritmo

A canção Um Elefante Incomoda Muita Gente pode ser muito cansativa e incômoda para quem está ouvindo. Isso porque ela é longa, repetitiva e tem um ritmo lento e constante, que não varia.

7 elefantes incomodam muita gente
8 elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais

Essas características a tornam boa para o aprendizado dos ritmos. A música possui um pulso bem marcado e fácil de ser identificado, um ótimo ponto a ser explorado com os pequenos.

Você e seu filho podem se sentar um de frente para o outro e cantar a canção enquanto marcam o ritmo batendo as mãos nas coxas, direita, esquerda, direita, esquerda, direita, esquerda…

Atividade 5: soltando a voz

Cantar não é apenas algo divertido, como também traz uma série de benefícios, principalmente para as crianças. Elas estão formando a própria personalidade e o processo de se expressarem através da voz e serem ouvidas, reconhecidas e aceitas é extremamente importante.

A música O Sapo é ótima para ajudar os pequenos a soltarem suas vozes. A letra da canção brinca com as rimas, com as palavras e com as vogais de forma muito divertida.

A sapa na lava a pá
Na lava parca na cá
Ala mara lá na lagaa
Na lava a pá parca na cá
Mas cá chalá!

Você e seus filhos podem escutar a canção uma ou mais vezes para aprender e, em seguida, buscar a música em uma versão Karaokê para soltar a voz!

Atividade 6: jogando com cores e números

A música Coelhinho da Páscoa conta a história do coelho que traz três ovos de cores diferentes:

Coelhinho da páscoa
Que trazes pra mim?
Um ovo, dois ovos
Três ovos, assim

Pais e filhos podem brincar com as cores e números ao som da canção. Vocês podem desenhar, em uma cartolina ou folha de papel A4, três ovos de páscoa das cores que aparecem na canção, azul, amarelo e vermelho.

Em outro papel, desenhem e recortem três círculos das mesmas cores. Dentro de cada um dos círculos, escrevam os número de um a três na ordem em que as cores aparecem na canção: primeiro azul, em seguida, amarelo, e o terceiro é o vermelho.

Quando os número 1, 2 e 3 aparecerem na canção, as crianças encostam no círculo correspondente. No momento em que for dita a cor azul, elas devem pegar o círculo azul com o número 1 e colocar dentro do ovo azul, o mesmo se repete com o amarelo e o vermelho.

Se divirta com as crianças!

Agora que você já conhece as atividades, é só dar o play e brincar com os seus filhos. Certamente esses momentos de aprendizado e diversão em família serão muito importantes para a formação e desenvolvimento das crianças.

Além das dinâmicas propostas, você pode também criar suas próprias atividades. Escute as músicas da Galinha Pintadinha, preste atenção nas letras e perceba qual tema pode se transformar em uma brincadeira divertida. Você pode encontrar as canções mais procuradas em nossa playlist!