Melhores músicas de Arlindo Cruz: os grandes sucessos do cantor

Relembre a carreira de Arlindo Cruz com seus maiores sucessos!

Listas musicais · Por Rafaela Damasceno

8 de Agosto de 2025, às 16:44


Com uma carreira extensa como compositor e cantor, é difícil listar as melhores músicas de Arlindo Cruz.

Nascido em Madureira, subúrbio do Rio de Janeiro, Arlindo Cruz começou sua carreira compondo para outros cantores. Depois, integrou o grupo Fundo de Quintal, no qual ganhou notoriedade pelo seu talento.

cantor arlindo cruz cantando ao vivo
Reprodução: YouTube

Um dos nomes mais importantes do samba brasileiro, ele também marcou o país com suas composições durante a carreira solo. Chegou a hora de conhecer as melhores músicas de todas as fases de Arlindo Cruz.

As melhores músicas de Arlindo Cruz

Arlindo Cruz foi um grande nome do samba brasileiro e contribuiu com músicas inesquecíveis nesse estilo. Com Fundo de Quintal, lançou 11 álbuns e colecionou sucessos. Em 1993, saiu em carreira solo e produziu 8 discos.

Ele também teve participação no Carnaval do Rio de Janeiro, como um dos fundadores do Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos.

Com uma trajetória diversificada e bastante produtiva na música de nosso país, Arlindo Cruz se consagrou com diversos hits. Vamos conhecer agora suas canções mais ouvidas.

Meu Lugar

Destaque da carreira solo de Arlindo Cruz, Meu Lugar é fruto de sua parceria com Mauro Diniz. Ele foi lançado em 2007, no disco Arlindo.

Beth Carvalho fez uma interpretação da faixa, que também ficou bastante famosa por todo o Brasil.

A letra é uma homenagem às suas origens, com exaltação ao bairro onde nasceu, Madureira. Esse é um exemplo de música que fala sobre o Rio de Janeiro que todo mundo conhece.

O Que É o Amor?

Importante compositor da música brasileira, Arlindo Cruz contribuiu para diversos artistas. Foi o caso de O Que É o Amor?, que teve sua primeira gravação pela cantora Maria Rita.

Um tempo depois, o cantor lançou a sua própria versão, em parceria com Maurição e Fred Camacho.

Nos Braços da Batucada

Lançada em 2007, Nos Braços da Batucada também está entre as melhores músicas de Arlindo Cruz.

Na letra, o cantor expressa os sentimentos que surgem quando temos de lidar com a ausência da pessoa amada.

O Bem

Esta é uma celebração da amizade e da proteção que sentimos quando estamos perto dos nossos amigos.

Na letra de O Bem, Arlindo Cruz fez uma homenagem a essas pessoas tão importantes para a nossa caminhada.

Será Que É Amor?

Outra canção bastante conhecida do repertório de Arlindo Cruz é Será Que É Amor?.

Muito romântica, ela fala sobre algo comum nas composições do cantor: os amores correspondidos e não correspondidos.

Fim da Tristeza

Uma das parcerias mais duradouras da carreira de Arlindo Cruz foi com o cantor Sombrinha, com quem ele gravou 5 álbuns.

A música mais conhecida da dupla é Fim da Tristeza, que reflete sobre as voltas que o mundo dá.

A Sós

Um dos destaques entre a parceria de Arlindo Cruz e Arlindinho, seu filho, A Sós fala sobre os sentimentos que surgem quando estamos sozinhos com a pessoa que amamos.

Ainda é tempo pra ser feliz

A primeira versão de Ainda é tempo pra ser feliz foi gravada por dois grandes nomes do samba brasileiro: Beth Carvalho e Zeca Pagodinho.

Anos depois, ela foi regravada por outros artistas importantes, como Hamilton de Holanda e Gil de Lucena.

Mas aqui vamos relembrar a versão na voz de Arlindo Cruz, ao lado de Sombra e Sombrinha:

O Show Tem Que Continuar

Este é um dos maiores sucessos do Fundo de Quintal e também marcou a carreira de Arlindo Cruz. O Show Tem Que Continuar foi composta pelo cantor, com a participação de Sombrinha e Luiz Carlos da Vila.

Mesmo que você não a conheça na voz de Arlindo, com certeza já deve ter ouvido por outros intérpretes.

Ela já foi regravada por nomes como Exaltasamba, Beth Carvalho, Elba Ramalho, Leci Brandão, Jovelina Pérola Negra e Grupo Revelação.

E o título, que também aparece no refrão, é uma das frases de samba mais conhecidas de todos os tempos!

Bagaço da Laranja

Gravada originalmente por Zeca Pagodinho, Bagaço da Laranja é mais conhecida na voz do cantor do que na versão de Arlindo Cruz.

Mas ela não poderia ficar de fora da nossa seleção, porque é uma de suas composições mais ouvidas de todos os tempos.

Outros artistas também emprestaram suas vozes para essa letra icônica, incluindo Alcione, Beth Carvalho, Leci Brandão, Grupo Revelação, Seu Jorge e Emicida.

Camarão que dorme a onda leva

Grande sucesso de 1983, quando Arlindo Cruz ainda atuava apenas como compositor, Camarão que dorme a onda leva foi gravada pela dupla Zeca Pagodinho e Beto Sem Braço.

Anos depois, o próprio Arlindo lançou a sua versão da música que usa várias crenças e falas populares para refletir sobre amor e ciúme.

Saudade Louca

Arlindo Cruz também contou com outro grande parceiro nas composições: seu irmão, Acyr Marques. Juntos eles lançaram várias músicas, como o caso de Saudade Louca.

Nesta faixa, o músico Franco também entrou para a parceria, que já foi gravada por Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Maria Rita, Mariene de Castro e Seu Jorge.

Só pra contrariar

Da época em que Arlindo Cruz fazia parte do Fundo de Quintal, a música Só pra contrariar foi um dos maiores sucessos do grupo. Até hoje, muitas pessoas conhecem os versos do refrão:

Só pra contrariar

Eu não fui mais na favela

Tô a Bangu

Mais uma letra de Arlindo Cruz que exalta o Rio de Janeiro, Tô a Bangu cita algumas localidades da cidade, como Irajá, Mauá e Paracambi. Todos esses lugares são visitados para encontrar a pessoa amada.

As melhores frases de Arlindo Cruz

Arlindo Cruz foi um verdadeiro poeta do samba. Suas letras carregam emoção, sabedoria e um olhar único sobre o amor, a vida e o cotidiano.

Para celebrar esse legado, reunimos as melhores frases de Arlindo Cruz — trechos que marcaram sua trajetória e tocaram o coração de milhões de fãs.

Frases: Arlindo Cruz

Leia também