Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Músicas de jogos clássicos e atuais que arrasam na ambientação

Conheça músicas de jogos que fazem toda a diferença na hora de jogar!

Trilhas sonoras · Por Rannyson Mykael

23 de Abril de 2023, às 12:00

As músicas de jogos fazem toda a diferença, né? Para que a experiência seja realmente imersiva e o jogador consiga sentir as emoções da história, cada faixa tem um grande impacto.

Seja para sofrer com a melancolia ou ficar animado com uma sequência de golpes frenéticos, a trilha sonora cria um vínculo maior entre o jogo e o jogador.

Assim como as músicas para criatividade, os instrumentos variam a cada contexto, mas o resultado é o mesmo: uma mudança que ocorre em nosso cérebro que o deixa mais expansivo, impactado pelo efeito da arte.

Na nossa lista de melhores músicas de jogos, incluímos títulos clássicos e atuais. Será que você conhece todos? Confira a seguir!

16 músicas de jogos para você conhecer

Uma boa trilha sonora de jogo é aquela que marca e permanece com cada pessoa, mesmo quando a história termina, despertando emoções genuínas. Ela marca o ritmo da jogabilidade, fazendo com que a tensão cresça ou diminua junto com a música apresentada, e tem o poder de criar uma boa ambientação.

A lista a seguir reúne os maiores destaques nesse sentido, com trilhas sonoras que se consagraram ao longo do tempo e outras que viraram clássicos instantâneos.

Ground Theme (Overworld Theme) — Super Mario World

Ground Theme (Overworld Theme), de Super Mario World, é uma das músicas de jogos mais famosas de todos os tempos e marcou uma geração inteira. Impossível não se recordar da abertura do jogo ou das fases iniciais embaladas por essa canção.

Eye For An EyeThe Last Of Us II

Eye For An Eye, de Gustavo Santaolalla, é tensa e reflete a carga emocional de The Last of Us II. A trilha sonora, tanto nos jogos quanto na série, apresenta solos de violoncelo e guitarra que intensificam todos os sentimentos vividos por Ellie e Joel.

Trilha sonora de The Last of Us: conheça os hits da série

Floral FuryCuphead

Floral Fury, de Kristofer Maddigan, é um dos grandes destaques da trilha sonora de Cuphead — que, inclusive, já chegou a ganhar prêmios como o BAFTA de Melhor Trilha para Jogos. A faixa foi composta por Kristofer Maddigan e tem base no jazz.

One-Winged AngelFinal Fantasy VII

One-Winged Angel, de Nobuo Uematsu, toca na batalha final contra Sephiroth em Final Fantasy VII e é tensa do começo ao fim. Com a adição de vocais em latim, a faixa continua icônica, mesmo com mais de 25 anos de lançamento.

City of TearsHollow Knight

City of Tears, de Christopher Larkin, capta toda a melancolia de Hollow Knight. O jogo se passa em um cenário destruído e retrata temas impactantes, como morte e sobrevivência. A faixa traz vocais intensos de arrepiar.

Chemical Plant ZoneSonic The Hedgehog 2

Sonic The Hedgehog 2 é conhecido por apresentar loops muito bem pensados na trilha sonora. Chemical Plant Zone, de Masato Nakamura, é uma das faixas que se destaca por acontecer em uma fase desafiadora e capaz de marcar o público.

DragonbornThe Elder Scrolls V: Skyrim

Dragonborn, composta por Jeremy Soule, é uma ótima introdução à jornada de The Elder Scrolls V: Skyrim. A faixa se torna uma constante na vida dos jogadores e os corais intensos dão mais energia para enfrentar os chefes quase imbatíveis.

Dr. Wily Stage 1Mega Man 2

Não tem como falar de Mega Man 2, um dos jogos mais icônicos da história, sem citar Dr. Wily Stage 1, a faixa título. A música de Takashi Tateishi é energética e ambienta o jogador em uma aventura divertida, cheia de cores e repleta de ação.

Chrono Trigger

É bem perceptível que Chrono Trigger também é a faixa título do jogo de mesmo nome. Os compositores Yasunori Mitsuda, Nobuo Uematsu e Noriko Matsueda conseguiram produzir uma peça tão bonita que chegou a ser tocada até mesmo em concertos ao vivo.

SanctuaryKingdom Hearts II

Sanctuary, de Utada Hikaru, é a versão em inglês de Passion, a faixa tema de Kingdom Hearts II em japonês. A música tem grande relação com a história e os personagens do jogo, aprofundando seus sentimentos.

Top Gear ThemeTop Gear

Top Gear Theme, de Barry Leitch, é considerada como uma das músicas mais famosas de jogos. Até mesmo a banda Muse, na música Bliss, usou o conceito da trilha sonora de Top Gear como inspiração para chegar ao ritmo ideal.

Wake Up, Get Up, Get Out TherePersona 5

Wake Up, Get Up, Get Out There reflete o estilo de Persona 5: abstrato, chocante e com uma dose sobrenatural. Composta por Shoji Meguro, Lyn Inaizumi e Ryota Kozuka, ela é a faixa de abertura e serve para definir o ritmo que será constante ao longo da aventura.

Weight of the WorldNieR: Automata

Weight of the World, de Keiichi Okabe, é a faixa de encerramento de NieR: Automata e conta com a presença de um forte coral, despertando muitas emoções em quem finaliza o jogo. É ótima para ouvir separadamente também!

Dracula’s CastleCastlevania: Symphony of the Night

Em Dracula’s Castle, de Michiru Yamane, todo o teor gótico e misterioso de Castlevania: Symphony of the Night se faz presente. O jogo é considerado como um dos melhores da franquia e tem uma trilha sonora à altura.

Gris, Pt. 1Gris

Com vocais que beiram o celestial, Gris, Pt. 1, de Berlinist, resume toda a melancolia de Gris em um só lugar. Para quem quer conhecer mais da trilha sonora, vale a pena conhecer também Gris, Pt. 2, que é ainda mais emotiva.

Theme of LauraSilent Hill 2

Theme of Laura é uma faixa repleta de angústia. Akira Yamaoka, responsável por toda a trilha sonora de Silent Hill 2, teve como inspiração as bandas Nine Inch Nails e Massive Attack, o que é perceptível pelos elementos de rock.

Músicas boas para jogar

Já parou para pensar que o seu desempenho durante uma partida pode melhorar com a trilha sonora certa? Existem músicas ideais para jogar porque estimulam a concentração e te ajudam a superar obstáculos difíceis.

Adicione mais emoção aos jogos com uma playlist extra!

musicas para jogar

Você também pode gostar