4 de Maio de 2025, às 12:00
Na cena musical, é muito comum encontrar músicas que fazem referência a outras. Além de ser uma maneira encontrada pelos músicos de homenagear outros artistas e ídolos, as canções com referências musicais acabam criando um diálogo interessante.
Essas referências em canções não são plágios da música, mas sim homenagens. Pode ser uma singela menção ao título de um hit, uma resposta a outras composições e até mesmo uma citação ao nome de diversos outros cantores, como o rapper Gabriel O Pensador fez em A Festa da Música.

Por ser uma forma de expressão rica e dinâmica, preparamos uma seleção com alguns exemplos de músicas que mencionam outras. Bora conferir?
Por ser um campo fértil para referências e intertextualidade, ao longo da história, cantores e bandas de diferentes estilos prestaram suas homenagens ao criar músicas com citações de outras músicas.
Seja como resposta ou apenas para citar cantores que admiram, artistas como Chico Buarque, Queen, John Lennon e Bruce Springsteen são alguns dos exemplos que fizeram uso de referências musicais em canções.
Além de relembrar o bom e velho rock and roll, I Go Crazy, música do Queen de 1984, composta por Brian May, tem uma letra divertida ao narrar a história de um cara que leva sua namorada a um show dos Rolling Stones.
O que parecia ser uma noite de festa se transforma em uma baita decepção, pois ele vê sua namorada de mãos dadas, supostamente, com Mick Jagger. 😂
Lançada em 1993 no disco homônimo, Paratodos, de Chico Buarque, não poderia faltar entre as músicas que fazem referência a outras.
A letra faz uma analogia entre a trajetória de Chico e a de seus ancestrais, além de homenagear diversos artistas da Música Popular Brasileira, ao citar nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Milton Nascimento.
Viva Erasmo, Ben, Roberto
Gil e Hermeto, palmas para
Todos os instrumentistas
Salve Edu, Bituca, Nara
Gal, Bethania, Rita, Clara
Evoé, jovens à vista
Apesar do título, God é na realidade uma canção bastante pessimista, em que John Lennon coloca suas insatisfações e descrenças diante da vida, de Deus e de seus ídolos, como Bob Dylan.
O astro dos Beatles citou o nome verdadeiro de Bob Dylan no trecho I don’t believe in Zimmerman. Ele também diz não acreditar nos Beatles, nem em Elvis e nem em Buda, mas somente nele próprio e em sua então parceira, Yoko Ono.
Após declarar que o sonho acabou, ele cita um dos clássicos dos Beatles, Yesterday. Resta saber se foi proposital ou apenas uma liberdade poética.
Lançada em 1975, no álbum Born to Run, Thunder Road é uma das músicas que fazem referência a outras. Ele cita a música Only the Lonely, do cantor Roy Orbison, que foi uma grande inspiração para Bruce Springsteen.
The screen door slams
A porta de tela bate
Mary’s dress waves
O vestido de Mary esvoaça com o vento
Like a vision, she dances across the porch as the radio plays
Como uma visão, ela parece dançar pela varanda enquanto o rádio toca
Roy Orbison singing for the lonely
Roy Orbison canta para os solitário
Quando você se sentir perdido e um tanto oprimido pela rotina, ouvir Free Fallin certamente causará um efeito positivo. 😆
Composta pelo próprio Tom Petty, é a faixa que abre o primeiro disco solo do cantor, Full Moon Fever, lançado em 1989. Na letra, ele faz uma singela homenagem ao rei do rock ao citar Elvis Presley.
She’s a good girl, loves her mama
Ela é uma boa moça, ama sua mãe
Loves Jesus and America too
Ama Jesus e os Estados Unidos também
She’s a good girl, crazy ’bout Elvis
Ela é uma boa moça, louca pelo Elvis
Os irmãos Gallaghers têm uma espécie de obsessão pelos Beatles. Tanto que fizeram diversas referências à banda em suas canções, inclusive em capas de álbuns.
Na música Supersonic, presente no disco de estreia da banda, Definitely Maybe, lançado em 1994, eles fazem referência a Yellow Submarine, dos Beatles. Assim como em Morning Glory, que faz referência a Tomorrow Never Knows.
Entre as músicas que mencionam outras canções, temos também On The Radio da cantora Regina Spektor. A canção faz parte do álbum Begin to Hope, lançado em 2006.
Em um dos versos, a personagem lembra com carinho de quando ouviu November Rain, do Guns N’ Roses, na rádio. Ela diz ainda que, apesar do solo longo, a música é linda e eles acabavam ouvindo duas vezes, pois o DJ estava dormindo. 😂
A dupla americana de DJ’s The Chainsmokers confessou que se inspirou na música I Miss You, do Blink-182, para compor Closer. Na letra, eles fazem referência à música ao dizer que costumavam ouvir a canção do Blink até enjoar.
Quando se fala em referências musicais em canções, Ocean Blvd, de Lana Del Rey, é outro exemplo. A canção faz parte do nono álbum da cantora, Did You Know That There’s a Tunnel Under Ocean Blvd. Na letra, Lana faz referência à Hotel California, do Eagles, e à Don’t Forget Me, de Harry Nilsson.
Gravada em 1971, American Pie faz uma homenagem ao rock ao lamentar a morte da música depois do acidente aéreo que matou Buddy Holly, Ritchie Valens e The Big Bopper.
A tragédia aconteceu no dia 3 de fevereiro de 1959 e ficou marcada na história como ”O Dia em que a Música Morreu”.
Lançada em 1974 no álbum Second Helping, Sweet Home Alabama é uma resposta do Lynyrd Skynyrd à música Southern Man, lançada em 1970, por Neil Young.
O Lynyrd Skynyrd compôs Sweet Home Alabama como uma espécie de resposta à crítica social feita por Young. Contudo, os próprios integrantes confessaram que foi uma provocação bem-humorada, já que são muito fãs de Neil Young.
Depois de conhecer músicas que fazem referência a outras, não deixe de conferir como a poesia se transformou em canção e marcou a história da música brasileira. Conheça os poemas que viraram músicas e inspiraram gerações!

Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.