29 de Dezembro de 2024, às 12:00
Ao longo da história, diversas músicas sobre paz se destacaram como hinos sociais que uniam as pessoas em uma só voz, cantando sobre as dificuldades, mas também incentivando a esperança.
São faixas com frases otimistas, mas que não deixam de lado o senso crítico dos artistas. A partir delas, é possível entender mais sobre o contexto histórico e político do mundo.
Confira nossa seleção a seguir, com faixas para todos os estilos musicais favoritos. Ouça sempre que precisar!
Imagine foi lançada em um momento de grandes turbulências, como a Guerra do Vietnã, que deixou um rastro de dor por anos. Na música, o cantor imagina como seria um mundo mais pacífico, sem conflitos e ganância, garantindo igualdade entre os cidadãos.
Confira a análise da música Imagine, de John Lennon
Escrita por Michael Jackson e Lionel Richie, We Are the World nasceu no contexto da escassez de alimentos na Etiópia. A música é uma forma de chamar a atenção para o que estava acontecendo no país.
A faixa é cantada por nomes como Stevie Wonder, Cyndi Lauper, Tina Turner e diversos outros artistas sob a alcunha de USA for Africa (United Support of Artists for Africa).
A Paz, de 1981, traz uma letra cheia de esperança como forma de combater os sentimentos negativos que pairavam sobre o Brasil devido à Ditadura Militar.
Gilberto Gil, particularmente, sofreu perseguição política e precisou se exilar em Londres. Por isso a faixa, além do aspecto positivo, traz também uma reflexão crítica.
O mundo enfrentava inúmeras incertezas durante o lançamento de A Little Peace, como a Guerra Fria e as políticas de Margaret Thatcher no Reino Unido.
Diante tanto medo e insegurança, a faixa surge como uma súplica pela tranquilidade, lembrando que a vida existe para além de conflitos.
Paz foi lançada em 1997 e é carregada de denúncias ao mostrar que o Brasil, apesar de estar com certa estabilidade econômica, ainda vivia um período de forte desigualdade social, principalmente em relação à violência urbana.
Na letra, o artista demonstra o seu posicionamento em relação à falta de paz no país.
Peace On Earth carrega uma letra cheia de lamento e desesperança ao refletir que, continuamente, todos prometem que vai haver paz em algum momento, mas isso nunca chega.
Em um trecho, a banda canta: No-one cries like a mother cries (Ninguém chora como uma mãe chora)
For peace on Earth
Por paz na Terra
She never got to say goodbye
Ela nunca conseguiu dizer adeus
To see the colour in his eyes
Ou ver a cor dos olhos dele
Now he’s in the dirt
Agora ele está na lama
Em Pela Paz, os Titãs propõem uma reflexão: qual tem sido a sua contribuição para a promoção da paz na sociedade? Muitos estão envolvidos nas guerras, causando destruição, mas quem está do outro lado, promovendo bem-estar?
What a Wonderful World foi lançada em um contexto de guerras, mas também de resistências, na década de 1960. A música nos convida a observar as pequenas belezas da vida, reconhecendo que mesmo em meio à dor e ao medo, sempre há algo bonito para nos inspirar.
Com diversos trocadilhos, Soldado Da Paz é um hino contra as guerras e as armas, mostrando que a vida é mais que os conflitos mundiais que as grandes nações estão sempre envolvidas.
O soldado da paz não pode ser derrotado
Ainda que a guerra pareça perdida
George Harrison lançou Give Me Love durante a jornada espiritual na qual ele entrou após o fim dos Beatles. A canção também pode ser interpretada como uma oração.
Nela, o cantor pede amor e paz na Terra a uma divindade, reconhecendo que só assim é possível lidar com os fardos que nos sobrecarregam ao longo da vida.
Jorge Ben Jor apresenta uma lista de desejos em Eu Vou Torcer, indo do mengão à moça bonita e à paz. Assim como outras músicas da lista, esta tem um tom de esperança, manifestando para o universo e esperando ter resultados em troca.
Cry carrega o peso do medo que abalou o mundo após o atentado contra as Torres Gêmeas em 2001, por isso é uma canção vulnerável e que toca na importância do coletivo para superar adversidades.
You can change the world (I can’t do it by myself)
Você pode mudar o mundo (eu não consigo fazer isso sozinho)
You can touch the sky (gonna take somebody’s help)
Você pode tocar o céu (vou precisar da ajuda de alguém)
Como outras músicas do Natiruts, Eu Eternamente Cantarei a Paz marca o posicionamento do grupo em manter-se aberto aos sentimentos e ao amor, reivindicando igualdade, justiça e paz para todos, sem qualquer tipo de discriminação.
What’s Going On é considerada uma das primeiras músicas a serem usadas como plataforma de denúncia das injustiças sociais em meados da década de 1960.
Por isso, muitos ativistas, até os dias atuais, recorrem aos versos de Marvin Gaye para perguntar: o que está acontecendo?.
Quando Dias Melhores foi lançada, em 2002, o Brasil enfrentava um cenário político, econômico e social de grandes crises, mas também era possível perceber certas mudanças no ar, dando a entender que um novo tempo estava chegando.
Apesar do medo, a música é, acima de tudo, sobre esperança.
Se você gostou da seleção e quer continuar no clima de esperança e felicidade, confira a playlist de música sobre paz. Aproveite a oportunidade para conhecer novas canções temáticas!

Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.