Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

O Carpinteiro: sucesso de Ronnie Von volta a bombar com o TikTok

Analisando letras · Por Laura Nolasco

13 de Abril de 2021, às 15:00

Nos últimos dias, um clássico da época da Jovem Guarda voltou a chamar atenção nas redes sociais: O Carpinteiro, de Ronnie Von, ganhou uma repaginada e virou sucesso no TikTok

@euorlandinho

Marca teu amigo que tem estilo e malemolência 😂😅👇🏼 ##orlandinho ##piseiro ##brega ##reidopiseiro ##humor ##jogaagua

♬ O Carpinteiro (Conto de Fadas) – nattan & Elias Monkbel

A nova versão, no ritmo brega, cantada por Elias Monkbel & Nattan, veio acompanhada de um clipe com direito a participação especial de Orlandinho, O Rei do Piseiro. E foi com a dança do Carpinteiro que a canção viralizou.

Ivete Sangalo, Ana Maria Braga, Gretchen e jogadores do Flamengo são alguns dos famosos que se jogaram na dancinha que conquistou o aplicativo.

O que pouca gente sabe é que a canção é uma versão de outra que marcou presença até mesmo no Festival de Woodstock. Quer entender melhor? Vem conferir a história da música O Carpinteiro:

O Carpinteiro: dança e sucesso no TikTok

Ritmo envolvente, letra divertida e dancinha marcante: muitos dizem que essa é a fórmula para viralizar no TikTok. Mas Orlandinho ainda adicionou um elemento extra na mistura: o figurino!

O dançarino explicou que a ideia surgiu para homenagear meu pai e o povo da minha cidade que se veste assim. As roupas são do meu pai. É um momento tão crítico com a covid 19, que meu pensamento foi trazer alegria para o pessoal. Não sabia que teria essa repercussão toda…

E o visual colou: nos comentários do vídeo oficial, muita gente comentou também que a forma que eles se vestem e dançam lembra seus pais ou avós! 

Os outros dançarinos que aparecem no vídeo são Thiago e Anderson, amigos de infância de Orlandinho. 

O sucesso foi tanto que a canção de Elias Monkbel e Nattan já tem mais de 37 mil vídeos gravados no TikTok com a música, e até mesmo os jogadores do Flamengo fizeram a dancinha depois de ganhar a SuperCopa:

O Carpinteiro: história e versão de Ronnie Von 

A canção conta a história de um homem pobre, que trabalha como carpinteiro, que se apaixona por uma mulher rica e se questiona se ela o amaria apesar da diferença de classes sociais. 

A primeira versão de O Carpinteiro foi gravada por Ronnie Von, em 1967, mas a história da música começou um pouquinho antes. 

O Carpinteiro é uma versão da canção internacional If I Were a Carpenter, de Tim Hardin, que tem mais ou menos a mesma história: um homem se questionando se, caso fosse pobre e sua amada rica, ela o amaria da mesma forma.

If I were a carpenter (Se eu fosse um carpinteiro)
and you were a lady, (E você fosse uma dama)
Would you marry me anyway? (Você se casaria comigo de qualquer maneira?)
Would you have my baby? (Você teria um filho meu?)

If I Were a Carpenter se tornou um clássico da música folk e foi regravada por grandes nomes como Johnny Cash, Bob Dylan e Dolly Parton, além de ser apresentada por Tim Hardin no lendário Festival de Woodstock

A verdade é que Ronnie Von era um dos cantores mais antenados no cenário internacional alternativo e, ao perceber o sucesso da música, quis fazer sua versão em português. 

Outras músicas que são versões 

E aí, gostou de saber mais sobre a dança do Carpinteiro e a história da canção? Assim como O Carpinteiro, muitas outras músicas foram inspiradas em sucessos gringos. Vem conhecer 9 hits brasileiros que são versões de músicas internacionais 

músicas brasileiras que são versões