Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Confira a análise da música Paciência, grande sucesso de Lenine

Analisando letras · Por Érika Freire

1 de Setembro de 2020, às 12:00

Presente no álbum Na Pressão, lançado em 1999, a música Paciência é um dos maiores sucessos do cantor e compositor Lenine

Ele já chegou a declarar em vídeo que o público fica muito chateado quando Paciência não entra no setlist. E é de se compreender, afinal, essa linda composição nos faz refletir sobre a pressa e sobre a rotina desenfreada.

Lenine análise paciência
Créditos: Divulgação

Nascido em Recife em 1959, Lenine começou a carreira no final da década de 70. Em 1983 lançou seu primeiro disco Baque Solto e, desde então, vem encantando o público com suas letras inspiradoras e voz calma. 

Em tempos tão conturbados, vale muito a pena mergulhar um pouco na música Paciência e se permitir sentir a sua mensagem. Vem com a gente?  

Análise da música Paciência, de Lenine

Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
A vida não para

A composição de Lenine nos coloca dentro da vida moderna, cada vez mais exigente, apressada e cheia de tarefas a serem cumpridas no dia a dia. Com tanta turbulência, o nosso corpo e mente costumam dar sinais, sugerindo que é hora de parar um pouco, respirar, acalmar… 

Nesta primeira estrofe, Lenine comenta a complexidade de escolher parar quando o corpo pede um pouco mais de alma. Mas quem disse que conseguimos?

Como ficam os boletos, o trabalho, os compromissos? É preciso sobreviver e parece contraditório ter que parar, sendo que a vida sempre exige cada vez mais.  

Enquanto o tempo
Acelera e pede pressa
Eu me recuso, faço hora
Vou na valsa
A vida é tão rara

Mas é possível sair dessa corrida dos ratos, e é isso que Lenine está querendo nos dizer na canção.

O tempo acelera, pede pressa, mas ele se recusa: espera a hora passar e vai na valsa, ou seja, a passos calmos, lentos… A vida é rara e devemos apreciar o agora. 

Enquanto todo mundo
Espera a cura do mal
E a loucura finge
Que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência

Diante do caos do mundo, onde todos aguardam um milagre, a cura de tantos males, o personagem apenas finge paciência, que significa encarar, aceitar, suportar os dissabores da vida.  

O mundo vai girando
Cada vez mais veloz
A gente espera do mundo
E o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência

Com o mundo girando cada vez mais rápido, não nos resta muita coisa a não ser fazer escolhas que possam permitir, ao menos por alguns momentos, um pouco de tranquilidade.

A única solução é ter mais resiliência, porque se render à pressa só piora as coisas.

O que a música Paciência quer nos dizer é que, mesmo com as obrigações, todos os dias temos uma oportunidade de rever conceitos, de fazer algo bom por nós.   

Será que é tempo
Que lhe falta pra perceber?
Será que temos esse tempo
Pra perder?
E quem quer saber?
A vida é tão rara
Tão rara

A vida é tão rara e, às vezes, desperdiçamos nosso tempo com coisas tolas. Acabamos sendo egoístas e não aproveitamos melhor os momentos com as pessoas que gostamos.

Aquilo que realmente importa é deixado de lado e não, não temos esse tempo para perder. É preciso ter paciência e se permitir viver um dia de cada vez da melhor maneira que você conseguir, sem se exigir tanto. 

Motivação de Lenine para compor Paciência 

A música Paciência surgiu de forma muito simples para Lenine, que aproveitou um momento de inspiração e a criou. 

Ao comentar sobre a letra para o quadro Explicando a Música, o cantor disse que têm canções que simplesmente surgem, quase que “psicofonadas”, e Paciência foi assim.

Lenine é um compositor muito dedicado, estima-se que já tenha criado mais de 500 canções, sendo algumas delas interpretadas por grandes nomes da MPB, como Maria Bethânia, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Elba Ramalho, entre outros.    

Paciência se tornou um sucesso tão grande que o músico fez uma videoaula em seu canal no YouTube para ensinar os fãs a tocarem a canção:

Relaxe com as melhores da MPB 

Precisando seguir o conselho de Lenine e desacelerar um pouco?

Vem conferir uma seleção pra lá de especial com as melhores músicas da MPB para relaxar!

MPB para relaxar

Leia outros conteúdos