Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Quem é Projota? Conheça o rapper participante do BBB 21

Listas musicais · Por Camila Fernandes

20 de Junho de 2019, às 07:00

José Tiago, mais conhecido como Projota, ajudou a construir a segunda geração do rap brasileiro, marcada por transformações importantes que abriram portas para que o estilo se tornasse mais popular.

Com vários sucessos, ele sempre faz questão de ressaltar suas origens e de mostrar como cada pequena conquista foi importante em seu caminho.

Agora, Projota irá se aventurar na 21ª edição do BBB. Que tal conhecer sua história e conferir suas melhores músicas? Vem com a gente!

Quem é Projota?

José Tiago Sabino Pereira é o nome completo de Projota. Ele nasceu no dia 11 de abril de 1986 em Lauzane Paulista, um bairro da Zona Norte de São Paulo.

Ainda aos 7 anos de idade, o cantor perdeu a mãe, que deixou para o filho o gosto pela música e pela composição.

Aos 11 anos, Projota era fã de rock e se inspirava em Legião Urbana e Guns N’ Roses para compor suas primeiras músicas. O interesse pelo rap veio só mais tarde, por volta dos 16 anos.

Nessa época ele chegou a fazer parte de dois grupos independentes. Em um deles, o Dom da Rima, cantava ao lado do rapper Rashid, que era conhecido como Moska.

O primeiro nome artístico do cantor foi JT, que depois virou Jotatê. Como o nome era comum demais, ele foi buscar outra coisa e acabou se batizando de pro J (o pro vem de profissional). A pronúncia era boa, mas a escrita ainda deixava dúvidas. Depois de muita pesquisa, nasceu o Projota.

Primeiros passos na música

Projota começou sua carreira nas batalhas de MCs — ele chegou na final da Liga dos MCs de 2007, que naquela época era a competição de rap mais importante do país.

Ainda no início de sua carreira, quando nem sonhava em ter um computador, Projota fazia suas gravações com Rashid, amigo e companheiro de estrada.

Rashid e Projota
Créditos: Divulgação

Quando conseguiu um computador, tudo ficou mais fácil. Seu primeiro DVD foi gravado de forma completamente independente, com a ajuda de amigos.

Em 2008, Projota começou a fazer sucesso no YouTube e sua carreira deslanchou.

A carreira de Projota

Seu primeiro DVD, Realizando Sonhos, foi gravado em 2011. Mas o sucesso veio mesmo em 2014, com o lançamento do álbum Foco, Força e Fé, que levou Projota a outro patamar dentro do rap.

Atualmente, ele conta com mais de 10 álbuns, e inúmeros sucessos.

Vida pessoal de Projota

Atualmente, Projota é casado com Tamy Contro, digital influencer e com quem tem uma filha de 11 meses, Marieva.

Família de projota
Créditos: Divulgação

As melhores músicas de Projota

Além de ser um sucesso por si só, Projota tem vários feats que bombaram no Brasil — ele já gravou com a Anitta, com o Jota Quest, com o colombiano J Balvin e até com a dupla Anavitória.

Ela Só Quer Paz

Ela Só Quer Paz foi lançada no DVD 3Fs em 2016 e foi sucesso imediato, principalmente depois de entrar para a trilha sonora de Malhação: Pro Dia Nascer Feliz no mesmo ano.

Muleque de Vila

Muleque de Vila também é de 2016 e continua sendo um dos maiores sucessos do cantor. Não é para menos: além de ser um relato de Projota sobre sua trajetória, a letra ainda traz uma forte mensagem de incentivo aos jovens que esperam ter o mesmo sucesso que o cantor.

Linda

Linda é uma parceria de Projota com a dupla Anavitória. A música foi lançada em 2017 e se tornou sucesso imediato.

Mulher Feita

A música Mulher Feita e uma exaltação à força feminina. O clipe tem várias bailarinas, mas é a protagonista que mais chama atenção: a atriz Paolla Oliveira aparece dançando e contracenando com o cantor.

A Rezadeira

Talvez essa seja uma das músicas do cantor que mais se parece com as letras tradicionais do rap, com críticas sociais fortes e tendo uma comunidade como cenário.

A Rezadeira, na história da música, é a mãe que protege o filho apesar de todos os problemas.

Mais rap pra você

Continue no clima das músicas do Projota e conheça 6 playlists incríveis de rap para curtir.

playlists rap

Você também pode gostar