Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Saiba quem é Eliã Oliveira, destaque na música pentecostal

Descubra todos os detalhes da trajetória de Eliã Oliveira, um dos nomes mais importantes do gospel nacional.

Gospel · Por Érika Freire

17 de Março de 2024, às 12:00

Quer saber quem é Eliã Oliveira? A cantora gospel costuma citar versículos bíblicos e é uma das maiores vozes femininas na música pentecostal. 

Quem é Eliã Oliveira
Créditos: Divulgação / Facebook

Com uma carreira consolidada e muito produtiva, Eliã Oliveira tem uma extensa discografia e mais de 40 anos de estrada. 

No auge de sua trajetória de sucesso, a cantora recentemente comemorou, em suas redes sociais, a marca de 25 milhões de plays na música Salmos 91, que por sinal é uma de suas canções mais ouvidas aqui no Letras. 

Entre as melhores músicas de Eliã Oliveira, estão Meu Deus é Fiel, No Tempo Dele, Gideão e os Trezentos e Vencendo de Pé.

Vale muito a pena conhecer um pouco mais da história dessa grande cantora gospel e a gente te conta tudo a seguir. Confira! 

Quem é Eliã Oliveira? Conheça a trajetória da cantora e compositora gospel

Eliã Oliveira nasceu na cidade de Cortês, Pernambuco, no dia 13 de dezembro de 1967. Saber quem é Eliã Oliveira é compreender a sua importância para a música gospel, afinal, a cantora começou cedo, gravando o primeiro disco aos 15 anos.

Desde a infância, foi introduzida pela família no ambiente cristão e, aos cinco anos, já louvava nos cultos. 

Durante um culto, Eliã Oliveira interpretou a música Silêncio, de Leni Silva, e acabou sendo convidada para gravar o álbum Sagrada Lei, lançado em 1985. Iniciava ali a sua trajetória de sucesso na música gospel. 

Uma das marcas de Eliã Oliveira é incluir trechos de versículos bíblicos em suas canções e o público acabou se identificando com seu estilo. 

Álbum Quem é como Deus  

Em 1986, gravou seu segundo álbum, Quem é como Deus, que conta com 10 faixas, entre elas Lágrimas de Crente, A Vida do Filho de Deus, Que Vitória, Jesus Cristo Me Salvou, entre outras. 

No ano seguinte, lançou seu terceiro álbum, Cristo É A Nossa Bandeira, com destaque para as músicas Ser Crente, Eu Tenho Um Deus, Nunca Mais Vou Chorar e Deus É Meu Único Amigo. 

Embora tenha encontrado um pouco de dificuldade para divulgar seus primeiros trabalhos, Eliã começou a ficar conhecida em seu estado. Seu quarto disco veio em 1989, Novo Amanhecer, e trouxe canções como Os Dias Finais, Este É O Filho de Deus, O Meu Cristo, Volta Para O Teu Lugar, entre outras. 

Hiato e novos trabalhos     

Em 1991, Eliã fez uma pausa na carreira após seu casamento. Depois de um longo tempo sem lançar discos novos, retornou em 1996, com o álbum A Maior Dor, com destaque as músicas O Deus Do Impossível, Problemas e Soluções, Deus de Vitória e Analisando

Eliã Oliveira tem uma discografia extensa, contabilizando 28 discos gravados, entre eles EPs, CDs, acústico e ao vivo. 

Contudo, seu nome começou a ganhar mais projeção com o lançamento de Mensagem de Alerta, de 1998. Entre as canções de destaque estão Meu Consolador, Calvário, Meu Deus é Fiel e Deixa Jesus Te Queimar. 

Projeto infantil

Ao longo de seus mais de 40 anos de carreira, Eliã Oliveira mostrou sua versatilidade e passeou por diferentes contextos, mas sempre focada em aliar música e fé. 

Um de seus projetos especiais foi Aprendendo com a Bíblia, um musical infantil gravado em parceria com os filhos Neto e Junior.  

Lançado em 2002, o álbum teve uma proposta educativa ao aliar música com letras cristãs para crianças. O objetivo da cantora com o projeto foi transmitir valores fundamentais por meio da música. 

Entre algumas canções de destaque do álbum estão Vamos Cantar, Davi e Golias, Tem Que Está Limpinho, e A Vitória É Nossa. 

O Momento de Deus

Em 2004, Eliã lançou outros dois trabalhos relevantes, Mais Que Vencedor e Na Sombra d’Ele, que se destacou pela faixa-título.  

Sempre demonstrando compromisso e profundidade em suas letras, a cada trabalho lançado, a cantora conquistava mais público e avançava no cenário gospel. 

Um exemplo foi com o álbum O Momento de Deus, lançado em 2006, que fez com que Eliã Oliveira ganhasse novos admiradores com a música Revelação. Composta pela própria cantora, a música revelou o estilo singular que a faria reconhecida em todo o país.

O primeiro DVD

Em 2008, Eliã conseguiu mais uma importante conquista em sua carreira, com o lançamento do seu primeiro DVD, 25 Anos de Louvor e Adoração. O projeto reuniu as principais canções lançadas até então.  

Trajetória de um Fiel e o alcance nacional  

O ano de 2011 foi decisivo para a cantora, que saiu da gravadora GN Produções para iniciar um novo capítulo em sua história. No mesmo ano, lançou o álbum que se tornou o grande destaque de sua discografia, Trajetória de um Fiel.

Das 10 faixas presentes, seis foram compostas pela própria cantora e as outras quatro assinadas por Samuel Mariano. A canção de maior popularidade do disco foi Gideão e os Trezentos, projetando Eliã Oliveira no cenário gospel nacional.  

Referência na música pentecostal 

Atualmente, Eliã Oliveira é referência na música gospel contemporânea pentecostal feminina. A cantora tem na bagagem seis discos de ouro, destacando-se principalmente pelos álbuns Vencendo de Pé e Trajetória de um Fiel, como mencionamos. 

Com canções inspiradas no gênero latino, arranjos marcantes e letras com descrições bíblicas, a cantora segue conquistando cada vez mais popularidade. 

O que também contribuiu para o crescimento de sua carreira foi a mudança de ministério. Enquanto estava na IEADPE, ela não podia se apresentar em outras denominações dentro do estado de Pernambuco. 

Porém, após se casar com o pastor Josué Morais, líder da Assembleia de Deus em Abreu e Lima, ela mudou de ministério, expandindo significativamente sua agenda de shows. 

Recentemente, em suas redes sociais, Eliã Oliveira anunciou a capa do seu mais novo single, Soberano Deus, gravado no Chile. 

Músicas gospel de agradecimento

Agora que você sabe quem é Eliã Oliveira, pode notar o quanto suas composições transcendem, transmitindo mensagens de fé e perseverança. 

Aproveita para seguir na mesma energia e vem conferir uma lista com músicas gospel de agradecimento. Selecionamos 15 hinos para exercitar a gratidão. 

Conteúdo relacionado: