1 de Junho de 2024, às 12:00
Se você gosta do funk paulista, está na hora de saber quem é MC Paulin da Capital, um dos nomes mais relevantes do gênero na atualidade. Com letras cruas, ele denuncia as opressões sofridas nas periferias de São Paulo.

Além das composições, o MC também é conhecido por seu estilo de fazer funk. Sua sonoridade específica faz com que as pessoas reconheçam as suas músicas, por isso ele tem se tornado tão admirado a nível nacional.
Mas, antes do estrelato, a vida de MC Paulin da Capital passou por diversos altos e baixos que o levaram até o topo do funk paulista. Sua biografia nos ajuda a entender de onde vêm suas principais inspirações na hora de fazer música.
No dia 31 de agosto de 1995, nascia Paulo Henrique Ferreira da Silva, jovem que viria a se tornar o MC Paulin da Capital, um dos nomes mais promissores do funk paulista da contemporaneidade.
Ele nasceu na capital de São Paulo e a música entrou em sua vida desde cedo, já que seu pai também trabalhava na área. Apesar de falar pouco sobre o tema, o MC dá a entender que a primeira inspiração para a sua carreira surgiu em casa.
Além da própria família, Paulin cita Daleste e Felipe Boladão como inspirações para o seu estilo de funk. No começo da sua carreira, antes de ser Paulin da Capital, assumiu o nome artístico de MC Paulo Loko.
Quem conhece o funkeiro pode ficar surpreso ao descobrir que ele tentou usar seu talento cantando pagode, mas logo percebeu que não era aquilo que queria fazer. Foi nesse momento que o funk chegou em sua vida com vários sucessos.
MC Paulin da Capital começou a apresentar seus trabalhos em 2018, lançando mais de dez singles ao longo do ano. As faixas eram apresentadas separadamente, mostrando ao público o que ele era capaz de oferecer.
Além das músicas solo, o funkeiro também fez diversas parcerias com nomes da cena. É o caso do MC Barone, que aparece em Cliquei no Amei, e MC New, participação especial na faixa Som de Maloqueiro.
Nelas, Paulin canta principalmente sobre relacionamentos amorosos, ostentando a ideia de ficar com várias mulheres, trair aquela que é fiel e aproveitar as amantes, como é o caso de Que Pena da Fiel.
Mas o funkeiro mostrou a versatilidade do seu trabalho com o passar do tempo. Ainda no começo da carreira, em 2019, lançou Saudades… Mãe, faixa que narra a perspectiva de um jovem assassinado observando os familiares na Terra.
Até parece que é mentira
Minha mãe no velório gritando
“Meu filho, volta pra sua família”
Agora é tarde, mamãe, agora sei como é
Trombei Jé Gago, Vinícius, Renan e também Dedé
Por retratar temas simples, do prazer à vulnerabilidade da vida, MC Paulin da Capital consegue se conectar com o seu público, principalmente os mais jovens, pelas dificuldades que muitas vezes os adultos têm receio em falar.
Um dos pontos mais marcantes da juventude é a busca por estabilidade financeira – não só para si, mas também para pessoas próximas. O funkeiro canta sobre isso em Nada É por Acaso:
Tô feliz, tô firmão, minha família bem
Fico besta quando vejo meu pai de Lacoste
Minha mãe igual madame, roupas da Balmain
Linda e elegante, com cara de deboche
Além disso, MC Paulin também aproveita toda oportunidade para reforçar o quanto acredita em Deus e em seu cuidado a cada passo da sua vida. Em Acredita, música em parceria com DJ GM, o artista reafirma a sua fé no divino.
A música, lançada em 2020, teve um bom desempenho comercial e mostra que o funkeiro cria um vínculo com os seus ouvintes. São mais de 30 milhões de reproduções apenas no Spotify, até então.
MC Paulin da Capital é um grande exemplo de como o cenário do funk brasileiro está mudando aos poucos. Apesar da temática da ostentação ser mais comum no meio, é possível perceber que outros temas também podem ser trabalhados.
Cantar sobre romance, por exemplo, não exclui o lado religioso do artista e até mesmo as reflexões sociais que ele percebe no mundo, como violência policial, acesso a drogas e homicídio, por exemplo.
Em parceria com MC Lipi, MC Cabelinho e DJ GM, MC Paulin da Capital lançou um de seus maiores sucessos: Quebradas. A faixa foi lançada em 2021 e o clipe acumula mais de 140 milhões de visualizações no YouTube.
A música fez com que mais pessoas conhecessem seu trabalho. O sucesso foi tanto que, três anos depois, já em 2024, ganhou uma continuação: Quebradas 2, repetindo a presença de MC Paulin da Capital, MC Lipi e DJ GM e incluindo MC Ryan SP, MC Hariel e L7NNON.
Falando em parcerias de sucesso, é impossível deixar de fora o SET DJ GM 6.0, no qual o MC aparece junto a diversos nomes relevantes do funk, como Triz e MC Paiva ZS.
Sua participação em faixas com artistas femininas se repete em Casal Mandrake, na qual ele colabora com MC Dricka. A letra fala sobre um relacionamento baseado na parceria, em que os dois permanecem juntos mesmo em momentos difíceis.
Assim como Quebradas, Casal Mandrake também recebeu uma continuação, trazendo a participação do MC Lipi em Casal Mandrake 2. As vozes do trio se combinam em uma faixa divertida e dançante.
A discografia de MC Paulin da Capital é diversa e abrange diversas preferências, mostrando que o funk é um gênero versátil e não pode ser limitado a um único estilo.
Além de se destacar pela sonoridade, as músicas do funkeiro também chamam a atenção pelas letras. As frases de MC Paulin da Capital vão de família e amor até religião e polícia. Vale a pena conhecer.





Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.