Conheça Olivia Dean, a diva do neo soul que quebrou recorde de Adele

A cantora britânica está dominando o neo soul e o pop com uma vibe super autêntica. Saiba tudo sobre Olivia Dean!

Biografias · Por Rafaela Damasceno

12 de Novembro de 2025, às 15:22


A voz por trás de uma das músicas mais ouvidas em 2025 é de uma britânica de 26 anos, que está vivendo o auge da sua carreira. Mas você vai precisar de muito mais do que isso para saber quem é Olivia Dean.

Olivia Dean
Reprodução/Instagram

Ela define o seu estilo musical como neo soul, um gênero que surgiu no final dos anos 90 e mistura o soul com o R&B. Essa escolha deu resultado, e hoje, Olivia Dean se tornou a primeira mulher a ter 3 singles ao mesmo tempo no Top 10 do Reino Unido desde a Adele, em 2021.

Quer conhecer mais sobre essa grande estrela da música internacional? Saiba quem é Olivia Dean a seguir!

Quem é Olivia Dean: biografia, discos e a nova fase em 2025

Com letras que falam sobre amor e desilusões, a cantora Olivia Dean ganhou os holofotes mundiais em 2023 com o seu álbum de estreia, Messy. Com isso, ela conquistou o coração dos fãs e a atenção da mídia.

Vamos saber agora os detalhes da sua trajetória.

Infância e primeiros contatos com a música

Olivia Lauryn Dean nasceu em Londres, no dia 14 de março de 1999. O seu pai é inglês e sua mãe é jamaicana-guianense. Olivia já contou em entrevistas que, enquanto crescia em Highams Park, se sentia excluída, por ser mestiça.

Desde pequena, ela teve contato com a música. O seu pai sempre estava ouvindo música e tinha o costume de dançar com Olivia na cozinha.

O seu nome do meio, Lauryn, foi escolhido pelos pais em homenagem à cantora favorita deles, Lauryn Hill. É claro que ela se inspirou nos seus hits para construir suas influências. Além disso, outra grande referência de Olivia é Amy Winehouse.

No primário, ela interpretou a música Tomorrow, do musical Annie, em uma competição. Apesar de ter ficado com muito medo e chorado antes da apresentação, ela ficou em segundo lugar.

Nessa época, Olivia fazia aulas de teatro musical aos sábados e cantava em um coral gospel.

A formação musical na BRIT School

Quando completou 15 anos, Olivia Dean foi aceita na BRIT School, uma escola pública britânica de artes performáticas. A princípio, ela escolheu estudar teatro, mas depois mudou de ideia e optou pela composição musical.

Foi nesse período também que ela conseguiu convencer sua mãe a comprar um piano de segunda mão, para que pudesse praticar em casa. Aos 16, começou a compor suas próprias canções e se apresentou no concerto de sua formatura.

Nessa apresentação, ela chamou a atenção de Emily Braham, que se ofereceu para ser sua empresária.

Uma estreia meteórica

Emily levou Olivia Dean para uma audição com a banda inglesa Rudimental. Então, aos 17 anos, ela foi contratada como backing vocal.

Dois anos depois, ela resolveu lançar o seu primeiro EP solo. OK Love You Bye estreou em novembro de 2019. O disco foi divulgado na internet e chegou a ter mais de um milhão de plays nas plataformas de streaming.

Diante de tanto sucesso, a EMI a procurou para assinar um contrato. Já sob o selo da gravadora,Olivia Dean lançou o segundo EP, What Am I Gonna Do On Sundays?, em dezembro de 2020.

Em 2021, gravou uma versão de The Christmas Song, de Nat King Cole, para o Amazon’s Christmas Originals, e ficou na 19º posição da parada de singles do Reino Unido. No mesmo ano, foi nomeada Artista Revelação de 2021 pela Amazon Music.

O sucesso de Messy

Após o lançamento do seu primeiro álbum de estúdio, Messy, em junho de 2023, Olivia Dean ganhou destaque internacional. Por esse trabalho, ela entrou na lista do Mercury Prize, prêmio anual de música para os melhores álbuns do Reino Unido e da Irlanda.

O sucesso foi tão grande que Olivia Dean foi selecionada como Artista Revelação do Ano da BBC Music, em 2023.

Esse foi um disco que mostrou ao público qual é o estilo musical de Olivia Dean e destacou o seu talento vocal. Além disso, também provou que ela era capaz de transformar as suas experiências pessoais em canções universais.

O disco tem como foco central a reflexão de que não precisamos ter tudo sob controle. O próprio título já diz muito sobre esse conceito. Messy significa “bagunça” em inglês.

Uma das canções mais ouvidas desse trabalho, Dive, é super positiva e convida os ouvintes a se entregarem ao que está por vir.

Outra faixa do álbum que fez bastante sucesso foi Nice To Each Other, em que a cantora explora a busca por conexões autênticas, sem necessidade de rótulos tradicionais. A melodia é super tranquila, mas cheia de personalidade!

A consagração com The Art of Loving

O grande auge da carreira de Olivia Dean acaba de acontecer. Com o lançamento de seu segundo álbum de estúdio, The Art of Loving, a cantora mostrou que é capaz de extrapolar o neo soul e incorporar outros estilos às suas músicas, como pop, soft rock e até mesmo bossa nova.

Lançado em 26 de setembro de 2025, o disco já tem alguns singles hitados, que alcançaram milhões de streamings nos primeiros minutos de estreia.

É o caso de Man I Need, que conquistou o Top 5 no Spotify Global e dos Estados Unidos, com mais de 230 milhões de streams na plataforma.

Outro single que teve grande repercussão foi o So Easy (To Fall In Love), que conta com quase 85 milhões de plays no Spotify.

Para divulgar o novo disco, Olivia Dean anunciou uma grande turnê entre 2025 e 2026. Ela passará pelos Estados Unidos, Reino Unido e outros países da Europa.

Algumas das apresentações vão acontecer no The O2 Arena, em Londres, e muitas das datas já estão com os ingressos esgotados.

Vida pessoal 

Olivia Dean foi eleita embaixadora da Chanel e é considerada uma referência no mundo da moda.

Apesar de estar solteira, em 2024, surgiram especulações de que a cantora estaria namorando Harry Styles. Mas os dois não confirmaram o namoro.


Leia também