Quem é Rosa Linn, artista que participou do Eurovision 2022?

Biografias · Por Rannyson Mykael

3 de Setembro de 2022, às 19:00


Você já ouviu falar em Rosa Linn, a participante que representou a Armênia no Eurovision 2022? A artista levou uma música autoral para o programa e encantou a todos com sua voz tocante e capaz de prender a atenção do público.

quem-e-rosa-linn
Créditos: Divulgação

Se você está se perguntando o que é o Eurovision, trata-se de uma competição musical que reúne cerca de 40 países entre os competidores e já ajudou a trazer visibilidade para vários nomes, como é o caso de Rosa Linn. Vale a pena conferir mais!

No entanto, a carreira da artista não começou apenas a partir do festival. Ela alcançou mais pessoas após a participação no programa, claro, mas seu trabalho começou há muitos anos.

Para conhecer a trajetória de Rosa Linn e conferir o potencial que ela tem, basta continuar lendo. Temos certeza de que você vai encontrar uma nova artista para admirar!

Quem é Rosa Linn?

Com apenas 22 anos, Rosa Linn representou seu país de origem, a Armênia, na maior competição musical do mundo inteiro, o que demonstra o seu potencial como artista.

Além de cantora, ela também é compositora e produtora, reforçando a sua versatilidade e capacidade de chegar tão longe, mesmo sendo jovem.

A seguir, preparamos um breve resumo de sua trajetória, para mostrar o que existe por trás desse nome em ascensão.

Infância, família e crescimento

Roza Kostandyan, que atende pelo nome artístico de Rosa Linn, nasceu em Vanadzor, na região nordeste da Armênia, no dia 20 de maio de 2022. Uma taurina com grande influência de Gêmeos!

Apesar de Rosa Linn ter passado a maior parte da sua vida na Armênia, ela chegou a viver por um ano nos Estados Unidos. A convivência em uma nova realidade pode tê-la ajudado a conquistar novas inspirações para a sua arte.

Ainda durante sua infância, Rosa já tinha contato com a música. Inicialmente ela tocava piano e, a partir disso, quando já estava maior, teve contato com a escrita de canções próprias, tudo isso com apenas 11 anos, tornando-se cada vez mais madura.

Além disso, conforme foi crescendo, Linn também começou a experimentar a produção musical, algo que continuou fazendo parte da sua vida até os dias atuais.

Participação no Junior Eurovision Song Contest

Para quem acha que a primeira participação de Rosa Linn em uma competição musical aconteceu quando ela já era adulta, fica aqui a informação atualizada: a artista, aos 13 anos, já estava mostrando seu talento para o mundo todo.

Em 2013 ela participou da seleção armênia para o Junior Eurovision Song Contest, uma competição musical que, como o próprio nome já dá a entender, é voltado apenas para os mais jovens, especialmente aqueles que têm entre 9 e 14 anos.

Rosa Linn esteve presente buscando uma vaga para representar o seu país e apresentou a música Gitem, uma composição original, escrita em sua língua materna, que mostrava seu grande potencial.

Primeiro single lançado

Linn começou a sua carreira como cantora, oficialmente, em setembro de 2021, ao lançar o seu primeiro single intitulado King.

A música é uma parceria com Kiiara, uma cantora americana, e combina versos em inglês e armênio, mostrando que a cantora não quer abrir mão de suas raízes. As vozes de ambas as artistas se unem perfeitamente em um ritmo pop que mostra o alcance que elas têm.

Leia mais: Pop sueco: conheça a indústria que revolucionou a música pop

Somente no Spotify, King já conta com mais de um milhão de reproduções. É a primeira música de Rosa Linn na plataforma e o alcance já foi alto! O clipe oficial, inclusive, é um ótimo complemento e vale a pena ser visto.

Participação no Eurovision Song Contest

Ainda em abril de 2022, começaram a sair os primeiros rumores sobre a possível escolha de Rosa Linn para representar a Armênia no Eurovision Song Contest. Essa era a primeira vez, nos últimos três anos, que o país voltaria para a competição.

Não demorou muito tempo até que as suposições fossem confirmadas e Rosa Linn, cantora, compositora e produtora, fosse anunciada como a artista à frente do seu país na maior competição de música do mundo inteiro.

O sucesso de Snap

Já em março, um mês depois do anúncio oficial, a música da artista foi oficialmente lançada nas plataformas digitais. Snap já veio ao mundo junto com um videoclipe que retrata todas as emoções captadas pela canção.

A música é completamente em inglês e possui um ritmo mais agitado do que King, apesar de a letra ser mais triste e melancólica.

Snap, inclusive, conseguiu ótimos resultados ao redor do mundo inteiro, chegando a entrar no top 10 de paradas musicais de países como Irlanda, Noruega, Suécia e Holanda.

Além disso, na Billboard Hot 100, a parada musical mais popular do mundo e que contabiliza dados de todos os países, Snap ficou em 22° lugar, um marco incrível, considerando que ela competia com artistas famosos há anos.

Viral no TikTok

Mesmo não tendo vencido o Eurovision 2022, Rosa Linn conseguiu mostrar o seu talento e conquistar a atenção do público. 

O sucesso foi tanto que Snap acabou se tornando um grande viral no TikTok, já que as pessoas se identificam com os versos escritos compostos pela artista. 

Leia mais: Músicas para reels: 15 opções para arrasar no Instagram

A música fala sobre o tempo necessário para superar alguém que deixou de fazer parte da sua vida e quem já passou por isso tem encontrado conforto na canção.

Måneskin no Eurovision

Lembra quando falamos que o Eurovision é responsável por revelar vários artistas incríveis, como é o caso de Rosa Linn? Em 2021, quem levou o prêmio para casa foi a banda Måneskin, que ganhou fama a nível mundial pelo cover da música Beggin’.

Conheça o Måneskin e confira o que o grupo tem a oferecer para além disso!

Tudo sobre o Maneskin

Leia também:


Leia também