Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Quem é Rosalía: conheça a diva que mistura pop e flamenco

Descubra mais sobre a vida e ascensão da carreira da cantora que é sucesso mundial.

Biografias · Por Érika Freire

19 de Maio de 2023, às 15:00

Rosalía é uma jovem espanhola que conseguiu reavivar o flamenco, misturando com a música pop, hip hop, eletrônica e outros estilos.

Rosalía
Créditos: Divulgação

Foi com seu jeito único de cantar que Rosalía conquistou fama mundial e se tornou uma grande revelação da música, levando para a casa diversos prêmios, incluindo o Grammy 2020 de Melhor Álbum Latino de Rock, Urban ou Alternativo com o disco El Mal Querer.

Pode até parecer um sucesso meteórico, mas envolveu um trabalho árduo de uma década. Com três álbuns lançados, Rosalía se consagra como a mais nova diva do pop. Quer saber mais sobre a história da cantora? Confira a seguir!

Quem é Rosalía: a cantora que deu cara nova ao flamenco 

Rosalía Vila Tobella, conhecida pelo nome artístico de Rosalía, nasceu em setembro de 1992, em San Esteban de Sesrovires, na Catalunha, Espanha.

Ao contrário de muitos artistas da música, a cantora não nasceu em uma família inclinada à cantar. Com exceção de sua avó materna que, assim como a neta, costumava mostrar seu dom de vez em quando e desde cedo sentia vontade de cantar o tempo todo.

Rosalia
Créditos: Divulgação

Em uma dessas cantorias, quando tinha sete anos, fez todo mundo da família chorar durante a refeição. Descobriu-se ali um poder único de emocionar as pessoas através da voz. 

Além disso, Rosalía tinha a desenvoltura a seu favor, pois não era uma garotinha tímida: aos 13 anos subiu em um palco pela primeira vez e começou a cantar em bares, restaurantes e casamentos.

Paixão à primeira vista pelo flamenco 

Camarón de la Isla foi um popular cantor espanhol de flamenco, morto em 1992, mesmo ano em que Rosalía nasceu.

É apenas uma coincidência, mas foi justo depois de se impressionar pela voz de Camarón que a cantora se encantou pelo gênero musical, típico espanhol.

A partir daí, Rosalía parecia ter encontrado um caminho e passou a mergulhar nas referências. Anos mais tarde, decidiu aprimorar a parte teórica musical, indo estudar na Escola Superior de Música da Catalunha. 

Primeiros trabalhos 

Em 2013, a cantora Rosalía participou do Festival Internacional de Cinema do Panamá formando dupla com Juan “Chicuelo”.

No mesmo ano, se destacou como a voz principal na culminação do Año Espriu 2014, no Palácio da Música Catalã e esteve presente na Conferência da Associação de Profissionais de Artes Cênicas (APAP), em Nova York.

Colaborou com o grupo teatral La Fura dels Baus durante uma apresentação em Singapura, em 2015. No Festival Internacional de Música de Cadaqués, realizou o ato de abertura de Miguel Poveda, acompanhada por Alfredo Lagos, além de outras participações musicais. 

O lançamento dos primeiros álbuns 

O primeiro projeto da cantora já deixou claro a sua predileção pela música flamenca, com o lançamento de seu primeiro álbum, Los Ángeles, em 2017, em que faz releituras de clássicos do flamenco.

Mas foi com o segundo álbum, El mal querer, lançado em 2017, que a cantora ganhou notoriedade.

A faixa Malamente, primeiro single de trabalho do disco, mostra claramente as misturas de estilo que Rosalía se permite fazer, com a influência do flamenco.

O single alcançou o topo das paradas e hoje o clipe passa dos 162 milhões de visualizações no YouTube.

Rosalía se pautou por um tema específico para criar esse álbum conceitual, repleto de experimentações a respeito de um relacionamento abusivo, inspirado no romance occitânico Flamenca, do século XIV.

Na sequência, a cantora lançou o single Pienso en tu mirá, também muito elogiado e com alcance expressivo nas redes sociais.

O fenômeno MOTOMAMI

O lançamento mais recente de Rosalía aconteceu em março de 2022: MOTOMAMI, seu álbum mais pessoal e confessional até agora, conta com 16 faixas que misturam gêneros como jazz e reggaeton. A cantora contou com participações especiais de The Weeknd e Tokischa.

Capa do álbum MOTOMAMI, de Rosalía
Capa do álbum Motomami / Créditos: Divulgação

Para este trabalho, Rosalía abordou temas complexos, mas muito intrínsecos aos conflitos humanos como sexualidade, desilusão, isolamento, espiritualidade e autoestima.

Outros lançamentos e inspirações

Em 2023, para celebrar os três anos de namoro com Rauw Alejandro, a cantora lançou RR, um EP composto por três músicas. Inclusive, Rosalía aproveitou o clipe de BESO para compartilhar trechos em vídeos com momentos do casal e anunciar seu noivado.

Entre as suas principais inspirações estão Héctor Lavoe, Nina Simone, Patti Smith, Bach, Michéle Lamy, Pedro Almodóvar e Andrei Tarkovsky.

Estrelato e prêmios

Com o estilo musical diferenciado de Rosalía, ela conquistou personalidades da música que hoje fazem parte do seu convívio social. Dualipa, por exemplo, é uma que recomenda as músicas de Rosalía.

Além da estrela pop, Alejandro Sanz, Pablo Alborán, Palomo Spain e Pedro Almodóvar são grandes admiradores do trabalho de Rosalía. Inclusive, a cantora espanhola colaborou com o cineasta Pedro Almodóvar em seu filme Dor e Glória, de 2019.

Já entre as parcerias musicais, além de The Weeknd e Tokischa, estão também Ozuna, Travis Scott, J Balvin, Pharrell Williams e Billie Eilish.

A consagração do talento de Rosalía veio em 2020, quando ela venceu o Grammy na Categoria Melhor Álbum Latino de Rock, Urbano ou Alternativo pelo álbum El Mal Querer.

Saiu vencedora também com a estatueta de Melhor Música Alternativa e Melhor Interpretação Urbana com a música Malamente.

Como podemos notar, o título de diva do pop em espanhol é mais do que merecido, pois Rosalía demonstra desenvoltura ao misturar diversos estilos musicais dando uma roupagem nova ao flamenco.

Se você quer ficar por dentro das novidades da Rosalía, é só acompanhar a cantora em seu perfil do Instagram.

As 5 melhores músicas para aprender espanhol

Você descobriu mais sobre quem é Rosalía e toda sua trajetória. E se você tem interesse em conhecer mais sobre o idioma através dos hits dos seus artistas favoritos, não deixe de conferir as 5 melhores músicas para aprender espanhol!

Músicas para aprender espanhol

Temos outros conteúdos interessantes: