Quem é Sidoka: conheça a nova revelação do trap 

Conheça a trajetória do Sidoka, um dos novos nomes do trap nacional. Acompanhe a sua evolução na cena musical e detalhes sobre o seu processo de composição.

Biografias · Por Érika Freire

6 de Fevereiro de 2024, às 12:00


Quem gosta de descobrir jovens talentos, precisa saber quem é Sidoka, o mineiro que vem se destacando como novo nome do trap nacional. 

Quem é Sidoka
Créditos: Divulgação / Facebook

O jovem de apenas 25 anos tem conquistado cada vez mais ouvintes pela abordagem autêntica, sensibilidade e letras marcantes.   

Com sete anos de carreira na música, Sidoka estourou em 2019, após o lançamento do EP Sommelier. No ano seguinte, foi vencedor do prêmio MTV Millennial Awards 2020, na categoria Aposta MIAW.

Sidoka ficou famoso com as faixas Petalaz, Porche, Sommelier e Scotch e, atualmente, é ouvido por mais de 7,7 milhões de pessoas no Spotify.       

Vamos conhecer mais sobre a vida e a carreira do rapper Sidoka? Confira a seguir! 

Descubra quem é Sidoka, artista que está revolucionando o cenário do rap nacional

Nicolas Paolinelli Gino, conhecido pelo nome artístico de Sidoka, nasceu no dia 19 de junho de 1998, em Belo Horizonte. 

Criado no Aglomerado da Serra, o rapper tem 25 anos, e, embora hoje seja uma das revelações do trap, quando criança sonhava em ser jogador de futebol. 

A vida difícil na periferia de BH obrigou Sidoka a tomar outros rumos. Começou a trabalhar cedo para ajudar nas contas de casa e foi estagiário na Prefeitura de Belo Horizonte. 

Dividia seu dia entre os estudos pela manhã e a rotina de trabalho na parte da tarde. Mas não deixava de criar suas rimas durante a madrugada. 

O interesse pela música foi crescendo cada vez mais. Corajoso e muito determinado em seguir o seu sonho, decidiu pedir demissão no estágio para se dedicar ao rap. Nesse tempo, fazia um bico ou outro para conseguir uma grana, sem deixar de lado suas criações. 

Início da carreira 

As primeiras experimentações musicais de Sidoka foram na internet. Sempre que encontrava algum beat, costumava fazer um som e criar algo a partir disso. Foi pegando gosto e decidiu arriscar a lançar suas músicas na plataforma SoundCloud.

The Hall Crew foi sua primeira música lançada, em 2015. Mas o que fez as coisas mudarem de verdade foi o encontro com o também mineiro Djonga, em 2018. 

Durante uma participação de Sidoka em um evento no espaço Growers, Djonga estava na plateia e viu a performance do artista. Algum tempo depois, Djonga entrou em contato com ele e o convidou para um feat.

Juntos, gravaram a faixa UFA, presente no álbum Menino que queria ser Deus. Além de cantar com Djonga, a participação de Sidoka na música vai além. É dele também o refrão de UFA, retirado de sua música Nativo, lançada em 2017.    

Discografia de Sidoka 

Em 2018, Sidoka lançou a mixtape Dokaz, que conta com uma de suas faixas mais ouvidas aqui no Letras, a música Mi’adama

A produção do rapper é intensa e, ao longo desses sete anos de carreira, foram aproximadamente nove trabalhos lançados, alguns no mesmo ano, como aconteceu com o primeiro álbum de estúdio, Elevate, de 2018.   

O disco já despertava curiosidade por ter sido lançado no dia 28 de dezembro, uma data um tanto inusitada. Mas Elevate ajudou a projetar o nome de Sidoka na cena, que logo começou a chamar a atenção dos ouvintes de trap. 

Muitos ficaram curiosos em saber quem é Sidoka, um cara novo no trap e que mostrava um jeito novo e autêntico. Em Elevate, o cantor mistura diferentes estilos e traz o conceito de elevar os níveis. 

Após viver fases difíceis, o rapper apresenta no álbum sua própria luta, suas superações, mas sem deixar de se lembrar de onde veio. O disco traz faixas como Noite Fria pt. II, Scotch, Hydra, Beach Motel, entre outras. 

Lançamento de Sommelier e Language by Doka 

Em 2019, veio outra mixtape, Sommelier, cuja faixa homônima se tornou um dos principais sucessos do projeto. O disco traz ainda faixas como Ela Sabe, Scarlet, Neblina Fumelt, entre outras. 

No mesmo ano, lançou seu segundo disco de estúdio, Doka Language, que conta com 13 faixas e participações especiais de músicos do trap mineiros, como Pexade, na faixa Um Olho Pra Dois, Delatorvi, em Água e Dejavu; e FBC, na faixa Olha Pro Oclin.       

Na sequência, vieram os trabalhos Merci, Futuruz, Manda Esperar e Espelho Infinito, todos lançados em 2020.

Em 2021, lançou Shh, álbum que deu o que falar nas redes sociais e que conta com 14 músicas, além de alguns feats com nomes da cena, como Chris MC e Raffa Moreira. 

Em 2023, Sidoka lançou SENS;7IVO, dividido em duas partes e com 14 faixas cada. O trabalho conta com participações de Dalua, Mc Igu e “Yunk Vino.   

Estilo e influências    

Sempre muito elogiado pela originalidade, Sidoka não se tornou o novo ídolo dos jovens que curtem trap à toa. Ele retrata em suas rimas sobre vida na quebrada, dinheiro, fama e relacionamentos.  

Para muitos, ele criou seu próprio jeito de fazer trap e demonstra muita habilidade e liberdade criativa. 

Uma de suas marcas é relembrar em suas canções o personagem que criou e, para isso, é possível ouvir gritos com o nome Doka entre uma rima e outra. Lil Baby, Travis Scott e Young Thug são algumas de suas influências. 

De onde surgiu o nome Sidoka? 

A inspiração para o seu nome artístico teria surgido da expressão budista dokasi, que significa “aquele que trouxe algo nunca visto”.  

Não é apenas o nome artístico que chama a atenção. O cantor esbanja um visual inusitado, com uso de luvas táticas, óculos de lentes espelhadas, capuz e gola que protege o pescoço. 

Prêmios 

Com seu nome se destacando entre a nova safra de músicos mineiros, os prêmios também começam a pipocar. Em 2020, Sidoka venceu o MTV Millennial Awards 2020, na categoria Aposta MIAW, e em 2021 levou para a casa o mesmo prêmio na categoria Trap na Cena  

Vida pessoal 

Sidoka tem uma filha pequena chamada Renata, fruto da relação com a mineira Mariana Galileia. Em março de 2022, o cantor anunciou o fim do relacionamento com Mariana pelas redes sociais.   

Além da carreira de cantor, ele tem a sua própria marca de roupa, a Intactoz, que vende roupas e acessórios de moda urbana, com estampas e desenhos criados pelo próprio Sidoka.   

Movido pela vontade de vencer, o rapper representa para os seus fãs um verdadeiro refúgio diante das dificuldades. Como ele mesmo reforça: 

“Represento a vontade de vencer. A autoestima. Represento pessoas assim como eu, de origem pobre, que sonham/conseguiram se livrar do caos”

Conheça as melhores frases de Sidoka

Agora que você descobriu quem é Sidoka, aproveita e vem conhecer mais sobre o estilo criativo do rapper. Separamos as 79 melhores frases do Sidoka para compartilhar nas redes sociais e legendar fotos. 

Frases: Sidoka

Leia também: 


Leia também