25 de Novembro de 2023, às 12:00
Make me lose my breath, make me water! Você sabe quem é Tyla, dona de um dos maiores hits musicais de 2023? A artista sul-africana quebrou recordes e está chamando a atenção da crítica especializada.

Do TikTok às performances televisivas, Tyla conquista o público com o seu carisma e uma voz encantadora, sendo vista como uma promessa do R&B para os próximos anos.
Tyla também dá voz ao afrobeat, um movimento musical que tem ganhado cada vez mais visibilidade. Além de ser um ótimo ritmo para se divertir, também remete às raízes de pessoas negras do mundo inteiro.
Com tanto potencial, nada mais justo do que conhecer mais sobre Tyla e o que a levou a ser a queridinha do momento. Pronto(a) para se apaixonar também?
Tyla Laura Seethal, nome completo da artista, nasceu em Joanesburgo, na África do Sul, em 30 de janeiro de 2002. Em 2023, a cantora fez 21 anos e provou que não há idade para o sucesso ao marcar seu nome na história.
Ela possui ascendência indiana e irlandesa, o que resultou em um impacto cultural durante seu crescimento. Tudo isso pode ter contribuído para que ela se tornasse uma artista completa, mesmo tão nova.
Por volta dos 12 anos, ainda no início da adolescência, Tyla começou a escrever suas próprias músicas. Ela utilizava seu diário sempre que podia e, com o passar dos anos, foi aperfeiçoando a técnica.
Além disso, ela também treinava a voz desde cedo. A artista fala que tentava cantar na escola sempre que havia algum espetáculo marcado. Em relação a inspirações, Tyla cita nomes como Aaliyah e Rihanna, precursoras da união entre pop, afrobeat e R&B.
No entanto, a cantora só passou a ter mais notoriedade ao postar covers no Instagram, usando sua conta pessoal. Diversos artistas que ficaram famosos pela internet, como Shawn Mendes, IZA e The Weeknd, por exemplo, também seguiram a estratégia.
Aos poucos, Tyla começou a chamar a atenção de grandes nomes da indústria musical. Aproveitando o sucesso, a sul-africana lançou o seu primeiro single, Getting Late, em 2019, junto a Kooldrink.
A música teve um sucesso moderado na época, mas levou a uma grande conquista em 2021: a assinatura de um contrato com a Epic Records, mesma gravadora de Mariah Carey, Shakira e Jennifer Lopez.
A nova gravadora abriu portas para Tyla. A artista foi convidada para fazer parte da trilha sonora da série Sangue e Água, da Netflix. Foi a partir disso que nasceu a música Overdue, em parceria com DJ Lag & Kooldrink.
Em 2023, Tyla lançou três singles, o que a projetou a nível mundial. Water, lançado em julho, foi o grande destaque da carreira da cantora até agora. A música conta com mais de 160 milhões de streams apenas no Spotify.
Com um ritmo altamente dançante, Water fez sucesso no TikTok, levando diversas pessoas a reproduzirem a coreografia da música. Quem não conseguia, tentava fazer uma performance divertida para aproveitar o momento.
Artistas famosos, inclusive, entraram na brincadeira. Foi o caso do cantor Jungkook, do BTS, que aparece em um vídeo ouvindo um trecho do hit. No Brasil, Any Gabrielly, ex-membro do Now United, foi uma das representantes.
E o sucesso não ficou apenas nas redes sociais! Tyla também levou Water para grandes performances ao vivo, como no Tonight Show, programa de alta audiência dos Estados Unidos com apresentação de Jimmy Fallon.
Além disso, uma performance mais intimista foi feita pela artista como parte do VEVO DSCVR, focando em seus vocais sólidos e a coreografia que foi reproduzida por milhões de pessoas ao redor do mundo.
O apoio dos brasileiros à Tyla, inclusive, já foi notado pela artista. Ela destacou que o comentário come to Brazil, queen (“venha para o Brasil, rainha”) é um dos seus favoritos. Será que vem aí a coreografia de Water ao vivo?
O reconhecimento de Water vai muito além das coreografias no TikTok. A música entrou na Billboard Hot 100, uma das principais paradas musicais do mundo, na qual atingiu o pico de 21° lugar.
Além disso, o hit também foi indicado ao Grammy, a maior premiação musical. Na categoria Melhor Performance de Música Africana, Tyla concorre com nomes como Ayra Starr, Davido e Burna Boy.
Essa é a primeira vez que o Grammy inclui a categoria focada nos sons africanos. É uma conquista histórica e que teve influência do crescimento do afrobeat, especialmente, como no caso do hit Calm Down, de Rema.
Se engana quem acha que Tyla é apenas Water. A artista tem músicas incríveis em seu catálogo, como é o caso de Girl Next Door, em parceria com Ayra Starr — sua concorrente no Grammy 2024.
Ambas as artistas, inclusive, são apontadas como grandes estrelas em ascensão. Com apenas 21 anos, as duas estão construindo uma carreira impecável e inovadora. A parceria entre elas não pode passar despercebida.
Quem também merece o seu stream é a faixa Been Thinking, o primeiro lançamento de Tyla em 2023. A faixa permitiu que a artista preparasse o terreno para a chegada de hits ainda maiores.
Até então, todos os lançamentos de Tyla são singles isolados. Ainda não há uma previsão de lançamento para um EP ou álbum completo.
Que tal expandir os seus horizontes musicais? Existem diversos cantores da África do Sul para todos os gêneros, e talento é o que não falta, como Tyla nos mostra. Eles merecem o nosso play!





Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.