7 de Agosto de 2025, às 17:10
Se você está se perguntando quem foi Amina, de Tasha & Tracie, veio ao lugar certo! Vamos desvendar o mistério por trás do novo hit da dupla.
A letra de Amina tem como tema central o empoderamento negro, a partir das raízes da ancestralidade africana e em paralelo com a vivência das gêmeas Tasha & Tracie, que cresceram na cidade de São Paulo.

A música viralizou no TikTok desde o seu lançamento e aparece em milhares de vídeos da plataforma, e com isso, muita gente começou a se perguntar quem foi Amina. Bora descobrir?
O single de Amina foi lançado em 10 de julho de 2025, depois de dois anos sem novidades de Tasha & Tracie. É um rap com beat pesado, cheio de atitude e empoderamento, marcas registradas da dupla.
As gêmeas do rap buscaram inspiração no legado de sua família para escrever a letra de Amina. Filhas de um nigeriano, elas trouxeram a história de uma rainha da Nigéria, Amina, para cantar sobre a autoestima da mulher negra.
Amina nasceu em 1533 na província de Zazzau, no território que hoje corresponde à Zaria, na Nigéria. Ela era filha do rei, descendente de uma família muito rica, voltada para o comércio de cavalos, metais importados, tecidos, noz-de-cola e sal.
Quando o pai de Amina morreu, um de seus irmãos assumiu o posto de rei. Nesse mesmo período, ela começou a se dedicar ao treinamento militar.
Um tempo depois, seu irmão também faleceu e Amina se tornou rainha. Como ela já tinha conquistado o respeito de seus companheiros de combate, ela teve um reinado bastante elogiado e chegou a comandar campanhas militares na conquista de novos territórios.

Por todo o seu histórico, Amina de Zazzau é até hoje reconhecida por sua força e determinação, como um exemplo de poder feminino negro. Ela também é lembrada pela superação às adversidades, por todos os desafios que teve de enfrentar em sua jornada.
Assim, Amina se tornou a personificação da frase “uma mulher é tão capaz quanto um homem”. Ela conseguiu ter destaque militar, governar e expandir as fronteiras do seu reino, e é por isso que foi usada como fonte de inspiração por Tasha & Tracie.
As mulheres que marcaram a história mundial são sempre lembradas como exemplos de empoderamento feminino e superação dos obstáculos impostos pela sociedade.
No caso de Amina, a dupla Trasha & Tracie se inspirou em uma rainha da sua própria ancestralidade para cantar sobre a potência que existe dentro de cada mulher.
Logo nos primeiros versos, as cantoras ressaltam esse poder. Quando uma mulher sabe do seu potencial, não existe inveja ou insegurança que a faça ser derrotada.
Se eu tô no quadrado, não tem espaço pra concorrência
Ela é a primeira que me odeia, mas sempre me usa de referência
Não existe rivalidade, eu nem lembrava da sua existência
Vejo várias que quer fofoca, coisa da fama, não é paciência
Em seguida, a dupla cita vários acessórios e marcas que demonstram o sucesso financeiro e o status de “rainhas” que elas conseguiram alcançar com o trabalho e a fama. Essa é uma temática constante nas canções das gêmeas do rap.
Marcas como Tommy, Jaguar, Royal Salute e Adidas, que têm produtos caros, são citadas para comprovar a ascensão da mulher negra, que conseguiu vencer a desigualdade social e a falta de oportunidades.
Preta chefe só veste Tommy
No meu pescoço tem diamante
Corda brilhando, ouro rosê
Tenho prêmios em casa, na minha estante
Carro do ano, tenho um Jaguar
Pra rolê no baile, é Milliduke
Água de coco, Red e uísque
Hoje nóis brinda Royal Salute
Blusa é Gueixa ou então é Planet
Pretinha que porta Adidas Bounce
A superação das adversidades e a força de vontade da mulher aparecem nos próximos versos, em que Trasha & Tracie ressaltam a sua autoestima ao frequentar qualquer lugar.
Além disso, elas ainda reforçam o quanto o empoderamento pode ajudá-las a ver o recomeço, até mesmo quando uma porta é fechada ou quando uma oportunidade chega ao fim.
A letra de Amina também traz a ideia do empoderamento através da ostentação nos versos: Preocupar se ele tá com outra? Minha preocupação: Qual carro eu compro?.
Nesse trecho, as rappers desmistificam a ideia de que as mulheres sempre estão preocupadas com os seus relacionamentos, principalmente com homens. Então, ao invés de ficar pensando se o parceiro a está traindo ou não, o alter-ego das cantoras quer progredir e trocar de carro.
Onde eu chego, fico à vontade
Mano, eu não brigo por caridade
Igual a mim cê não acha nunca
Isso digo com tranquilidade
Pra cada porta, uma janela
Pra cada final, um recomeço
Se até Deus age no silêncio, pra que eu vou ficar explanando?
Se até Deus age no silêncio, pra que eu vou ficar explanando?
Atenção cê tá mendigando
Nota de cem eu sigo empilhando
Preocupar se ele tá com outra?
Minha preocupação: Qual carro eu compro?
Amina, domino essas ruas igual Zazzau
Malibu, com suco de abacaxi natural
Capital, nóis emboscando, pra nóis é o normal
A figura de Amina, fonte de inspiração para a música, aparece no refrão, comparada ao próprio alter-ego da dupla. Com uma carreira multifacetada, elas se destacam não só no rap, mas também na moda, na criação de conteúdo e no ativismo negro.
Como verdadeiras rainhas negras, elas conseguem superar os obstáculos da selva de pedra da zona sul de São Paulo, onde nasceram e foram criadas. Apesar de todas as barreiras, Tasha & Tracie conquistaram o seu espaço e são hoje consideradas referência de autoestima e ascensão social entre as mulheres negras.
A música Amina, de Tasha & Tracie, tem sido bastante elogiada pelos fãs e pela crítica. Assim como as gêmeas do rap, outras artistas brasileiras também têm chamado a atenção do público.
Pensando nisso, confira a nossa seleção com as novas cantoras da música brasileira!





Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.