11 de Novembro de 2025, às 17:55
Está de volta um dos maiores sucessos da Rede Globo. Estamos falando de Rainha da Sucata, com trilha sonora que contribui para essa repercussão.
A novela está sendo exibida no lugar de A Viagem no Vale a Pena Ver de Novo, para celebrar os 60 anos da emissora. Então, você terá a oportunidade de relembrar a trama, caso já tenha assistido, ou conferir essa grande obra da teledramaturgia brasileira pela primeira vez.
Para entrar no clima, vamos relembrar as principais faixas da trilha sonora de Rainha da Sucata.
A novela Rainha da Sucata foi ao ar em 1990 e voltou às telas da Globo no dia 3 de novembro, 35 anos após a sua estreia. A trama marcante foi escrita por Silvio de Abreu e dirigida por Jorge Fernando.
Durante o período em que o folhetim foi exibido, o Brasil enfrentava uma forte crise política, após o confisco do presidente Fernando Collor de Melo. Essa medida fez com que muitos brasileiros perdessem muito dinheiro e fossem à falência.
A narrativa tem a ver com esse momento histórico e explora o contraste entre os chamados novos ricos e a elite decadente de São Paulo.
Já deu para perceber que Rainha da Sucata tem um enredo dos bons, né? Com a trilha sonora, as cenas ficam ainda mais emocionantes. Conheça as suas melhores músicas.
O tema de abertura de Rainha da Sucata é Me Chama Que Eu Vou, do Sidney Magal. Ela foi um dos maiores sucessos do Brasil na época e é a cara dos anos 90!
A romântica Foi Assim, da Wanderlea, é o tema de Edu e Maria do Carmo. Muitas cenas protagonizadas por esses dois grandes nomes da atuação brasileira aconteceram ao som dessa faixa.
Outra canção escolhida como tema de Maria do Carmo foi Coração Pirata, do Roupa Nova. A banda, conhecida por gravar grandes clássicos das trilhas sonoras de novelas, não poderia ficar de fora de Rainha da Sucata.
A letra reflete muito bem as características da personagem, uma mulher forte e determinada, que luta pelos seus objetivos.
O cantor Djavan é o intérprete de Cigano, tema de Renato (Daniel Filho). Ele é o vilão da novela, responsável por destruir os negócios de Maria do Carmo.
O casal Rafael (Maurício Mattar) e Alaíde (Patrícia Pillar) tem suas cenas embaladas por Próxima Parada, da Marina Lima.
A garota trabalha como arrumadeira na mansão de Laura e odeia a patroa, mas acaba se apaixonando pelo filho mulherengo e inconsequente dela.
Por falar em Laura Figueroa, a sua música é A Mais Bonita, do Chico Buarque. A vilã faz de tudo para atrapalhar a vida da mocinha, porque nutre uma paixão proibida pelo seu enteado, Edu.
O galã Edu recebeu como tema Coisas da Vida, do Milton Nascimento. Nos primeiros capítulos de Rainha da Sucata, ele se reencontra com Maria do Carmo, sua colega da época do colégio, que ele humilhava durante as aulas.
A empresária propõe a ele um casamento de fachada, para que sua família consiga se recuperar da falência. Em troca, ela recebe um sobrenome, para entrar na alta sociedade paulistana.
A faixa Nua Idéia (Leila XII), da Gal Costa, foi a canção escolhida para o personagem Caio (Antônio Fagundes), um professor de paleontologia, que sofre de gagueira.
Ele vive um noivado tumultuado com a sua vizinha, Nicinha (Marisa Orth).
A jovem jornalista Paula fica muito interessada pela história da família Figueiroa e começa a investigar seus integrantes. Até que ela se apaixona por Edu, sem nem desconfiar que é filha biológica de Jonas, o mordomo que trabalha na mansão.
As cenas da personagem ficam ainda mais intensas com Meninos e Meninas, do Legião Urbana.
A filha de Laurinha, Adriana (Cláudia Raia), é uma bailarina que vive sendo humilhada pela mãe. O seu tema é a clássica Mais Você, do Ritchie.
Em um dado momento de Rainha da Sucata, ela se apaixona por Caio e disputa o amor dele com Nicinha.
O grupo Os Paralamas do Sucesso fez muito sucesso com Lanterna Dos Afogados nos anos 90 e entraram na trilha sonora de Rainha da Sucata.
A música foi escolhida como tema de Ingrid (Andréa Beltrão), que faz par romântico com Gerson (Gerson Brenner), o ex-noivo de Maria do Carmo.
Na trilha sonora internacional de Rainha da Sucata, Rebel In Me, do Jimmy Cliff, foi escolhida como tema do casal Maria do Carmo e Edu. Um hit da época, que fez o coração dos fãs bater mais forte!
Rainha da Sucata, assim como sua trilha sonora, foi um grande sucesso do horário nobre da Rede Globo. Todas essas produções são celebradas em um programa específico da emissora, que passa nas tardes, de segunda a sexta-feira.
Para aproveitar o clima de recordação, que tal revisitar as novelas do Vale a Pena Ver de Novo?





Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.