Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

O Rei Leão: saiba tudo desde a animação de origem até o live action

Kids · Por Rhânia Marcela

4 de Junho de 2019, às 07:00

Não conseguimos mais controlar a emoção: o remake live action de O Rei Leão já está quase entre nós. Já dá até pra imaginar aquele nascer do Sol maravilhoso ao som de uma das trilhas mais clássicas e famosas do cinema de animação!

Imagem oficial do remake de "O Rei Leão"
Imagem oficial do remake de O Rei Leão / Créditos: Divulgação

Como não podíamos mais esperar, convidamos você a se preparar para um dos filmes mais esperados do ano. Vamos revisitar a história e todas as canções que amamos? É só continuar lendo.  

O Rei Leão: a animação de 1994

Lançado em 11 de junho nos Estados Unidos e em 8 de julho aqui no Brasil, a animação teve um grande sucesso de bilheteria e recebeu boas críticas em todo o mundo.

Sendo um dos maiores recordes de vendas em Hollywood, a animação alcançou o marco de mais de 968 milhões de dólares, o que, em 1994, era um valor ainda mais alto do que imaginamos nos dias de hoje.

O filme conta a história de Simba, um jovem leão, filho do rei Mufasa, e seus conflitos familiares.

Cena do filme "O Rei Leão"
Cena da animação O Rei Leão, do ano de 1994 / Créditos: Divulgação

Você sabia que essa história é inspirada em um romance de William Shakespeare? O Rei Leão é baseado em Hamlet, uma narrativa com vingança e conflitos familiares entre a família do rei.

A trilha sonora

Para deixar o filme ainda mais completo e interessante, um grande nome fez parte da construção da trilha sonora clássica: ninguém mais que Elton John! Não dá para negar, são canções inesquecíveis e muito marcantes.

Em parceria com o letrista de Aladdin, Tim Rice, as composições conquistaram a certificação diamante (que representa 10 vezes a certificação platina) em vendas, sendo o único álbum de trilhas sonoras capaz do marco, além de também ter sido a trilha mais vendida do ano pelo ranking da Billboard 200.

Como Elton já declarava na época, o objetivo era construir músicas pop que agradassem tanto os adultos quanto as crianças para que o filme fosse uma diversão para todos os públicos. E não é que deu certo? A trilha tanto foi bem recebida pelas premiações como também tem um espacinho até hoje em nossos corações.

A mais famosa quando falamos e pensamos no início de O Rei Leão é Ciclo da Vida.

A música do ritual: Ciclo da Vida

Ela ficou marcada como a canção do início do filme, momento em que conhecemos o novo filho do rei, Simba. Impossível não lembrarmos ao ouvir logo o primeiro trecho, escrito em Zulu, língua africana:

Nats ingonya ba bagithi Baba/ Sithi uhm ingonya aba (Aqui surge um leão, senhor/ Oh sim, é um leão)
Nats ingonya ba bagithi babo/ Sithi uhhmm ingony aba/ Ingonya aba (Aqui surge um leão/ Oh sim, é um leão/ É um leão)
Siyo Nqoba/ Ingony ba/ Ingonyama nengw’ enamabala (Estamos indo para conquistar/ Para conquistar/ Um leão e um leopardo estão vindo para esse lugar aberto)

Os trechos e os ritmos africanos foram realizados ao cuidado do cantor e compositor Lebo M., também responsável pelo coral africano que aparece em toda a trilha sonora. Confira a letra de Ciclo da Vida

Inclusive, a cena em si já é até uma piada entre os fãs do filme, deixando toda a produção com uma versão muito engraçada:

O futuro rei: O Que Eu Quero Mais É Ser Rei

Simba, já pensando em seu futuro como novo rei e em como pretende se comportar, interpreta a canção O Que Eu Quero Mais É Ser Rei.

A lição do verdadeiro rei: Somos Um

Na continuação do filme, O Rei Leão II, de 1998, Simba ensina sua filha Kiara sobre a vida em uma canção bonita e profunda, Somos Um.

Solução dos problemas: Hakuna Matata

Outra clássica quando falamos sobre o filme O Rei Leão é Hakuna Matata, o hino da tranquilidade.

A frase Hakuna Matata é de um idioma chamado suaíle, uma língua da África oriental e é uma expressão muito utilizada em países como o Quênia e a Tanzânia. De forma geral, significa “sem problemas”, sendo muito usada nesses países para traduzir o nosso “ok” em frases do dia-a-dia.

Nesse mesmo sentido, Timão e Pumba ensinam a Simba como lidar com os problemas enquanto cantam o lema Hakuna Matata:

O romance no ar: Nesta Noite o Amor Chegou

Mais uma canção marcante, dessa vez quem tem destaque são os pombinhos/leãozinhos apaixonados, Nala e Simba, que se reencontram já adultos. Enquanto isso, Timão e Pumba permaneciam preocupados em perder o amigo em Nesta Noite o Amor Chegou.

Com tantas canções marcantes, é claro que a ansiedade para o filme novo está a mil. Já sabe como está a preparação do filme? Então vamos te contar!

O Rei Leão 2019: remake live action

Após 25 anos da publicação original, o filme O Rei Leão entrará na lista de remakes da Disney com o lançamento da sua produção live action.

É claro que o termo usado para se referir ao remake gerou polêmica pela internet. Afinal, é live action ou uma nova animação computadorizada? Não há um consenso sobre o que o filme realmente é, já que, para ser live action, deveria ser composto por atores, como o remake de Aladdin, recém estreado.

Não sabemos se podemos definir a produção cinematográfica como live action ou como animação, mas o que sabemos é que o remake está impecável! Mais real que isso só no Animal Planet mesmo 😜

Confere só o último trailer lançado para entender do que estamos falando:

Trilha sonora atualizada

Além de toda a produção gráfica e visual, a equipe do remake também caprichou no elenco das vozes e da trilha sonora.

Com grandes nomes na dublagem, como Beyoncé (Nala) e Donald Glover, musicalmente conhecido como Childish Gambino (Simba), o atual compositor garante grandes novidades chegando para explorar as novas vozes.

Elenco que interpretará as vozes dos personagens no remake de O Rei Leão
Elenco que interpretará oficialmente as vozes dos personagens no remake do filme / Créditos: Divulgação

O compositor a quem estamos nos referindo é Elton John, que está atuando novamente ao lado do letrista Tim Rice. Os responsáveis pelas versões de 1994 já estão compondo novas canções para os novos dubladores.

Porém, nem tudo é possível de ser mantido como o original. Elton informou em entrevista ao The Sun que está muito animado para trabalhar com Beyoncé para uma canção final e que, para o filme, irão manter apenas 4 canções originais: Nesta Noite o Amor Chegou, Hakuna Matata, O Que Eu Quero Mais É Ser Rei e Ciclo Da Vida.

Não conseguimos mais segurar a ansiedade sabendo de tudo isso! Só nos resta esperar e ficar de olho para assistir quando estrear. 🦁💖

O filme chega às telas brasileiras dia 18 de julho. Até lá, entre no clima ouvindo a trilha original de O Rei Leão.