20 bandas que marcaram o rock dos anos 80

Nostalgia · Por Érika Freire

25 de Fevereiro de 2020, às 06:30

É inegável o quanto o rock dos anos 80 ainda nos causa euforia.

É só uma música do Legião Urbana ou do The Smiths começar a tocar para voltarmos no tempo. Afinal, quem resiste a uma sessão de nostalgia, não é mesmo?  

A década presenteou o cenário da música com muitos artistas e bandas de qualidade. No Brasil, o rock nacional despontava com a rebeldia mais que necessária para o período político da época.

Lá fora, diversas bandas gringas lançaram hits imperdíveis, tornando a década muito representativa. 

Bora conferir alguns nomes que marcaram o rock dos anos 80?   

Rock internacional dos anos 80

Confere só alguns nomes que representaram muito bem o rock internacional dos anos 80! 

The Smiths

Formada e liderada pelo vocalista Morrissey, o The Smiths surgiu no ano de 82 em Manchester, Inglaterra, e tocou pelo mundo até 87. 

Eles tinham influências do pós-punk, do indie e do rock alternativo e lançaram quatro álbuns de estúdios. Hoje, o vocalista Morrissey segue em carreira solo.    

U2

Com a mesma formação até hoje, o U2 segue na ativa com seu rock alternativo. A banda irlandesa conta com mais de 220 milhões de discos vendidos dos 14 álbuns lançados, sendo Songs Of Experience o mais recente.

The Cure

O The Cure surgiu em 76, em Crawley, Inglaterra, mas foi a partir da década de 80 que a banda começou a se firmar, após alguns ajustes de estilo. 

Essa mudança do som e das letras projetou o The Cure e eles se tornaram um dos principais nomes do rock dos anos 80.   

Duran Duran

O Duran Duran, formado em 78, na Inglaterra, ganhou repercussão por aliar diversas expressões artísticas, como música, moda, penteados estilosos e maquiagem com olhos bem marcados. 

A banda, ainda em atividade, tem 14 álbuns lançados e inovou ao fazer apresentações com tecnologia de vídeo nos shows.   

INXS

A banda australiana INXS estourou com o lançamento de Kick, em 1987.

Hits como Never Tear Us Apart, New Sensation, Beautiful Girl e Disappear costumavam estar presentes em todas as rádios. A banda ficou em atividade de 1977 até 2012.

Van Halen

Banda americana formada pelos irmãos Eddie e Alex Van Halen, O Van Halen segue na ativa com a sua mistura de heavy metal, glam metal e hard rock. 

The B-52’s

Um dos símbolos dos anos 80, o The B-52’s embalou muita festinha com suas misturas de rock, new wave e pós-punk.  

Ainda na ativa, a banda formada por Kate Pierson, Fred Schneider, Cindy Wilson e Keith Strickland sempre demonstrou no palco a sua autenticidade, desde as cores das roupas, até o estilo diferente de cantar.

Pixies

Uma das pioneiras do rock alternativo, a banda Pixies foi formada em 1986, e tinha um fã muito especial: Kurt Cobain.

Ao abordar temas pouco convencionais para um banda de rock, como surrealismo e OVNIS, o Pixies inovou também no estilo, misturando indie, pós-punk e college rock.    

Dire Straits

Quem aí tem um tio que levanta do sofá quando toca Sultans Of Swing? E como não gostar? A banda Dire Straits foi formada em 1977 em Londres e ficou na ativa até 1995, lançando seis álbuns.

Skid Row

O poderoso vocal de Sebastian Bach projetou o Skid Row para se tornar o sucesso mundial que conhecemos. 

Formada em 86, o álbum de estreia apresentou um dos maiores sucessos da banda, I Remember You.

Rock nacional dos anos 80

No Brasil, diversas bandas despontavam para contribuir com uma das décadas mais importantes do rock. 

Plebe Rude

Um dos maiores nomes do rock de Brasília, a Plebe Rude é conhecida pelas composições políticas e críticas sociais.

Em 82, a banda participou de um festival em Patos de Minas e, por conta de suas letras, os integrantes foram presos com o pessoal do Legião Urbana, que abriu o show do Plebe Rude na ocasião.  

Capital Inicial

Da divisão do Aborto Elétrico, surgiram as bandas Capital Inicial e Legião Urbana. 

Formada pelos irmãos Fê e Flávio Lemos, o Capital lançou o álbum homônimo de estreia em 86, com faixas icônicas como Fátima e Música Urbana. A banda continua firme com o seu rock and roll e tem 14 álbuns lançados.

Legião Urbana

A eterna Legião Urbana foi um marco não apenas no rock dos anos 80, mas também no cenário musical nacional. Foram mais de oito álbuns gravados que somaram juntos mais de 25 milhões de cópias vendidas. 

Com a morte de Renato Russo em 96, a banda anunciou o seu fim, mas voltou a se reunir recentemente e segue com André Frateschi no vocal.

Titãs

O início do Titãs já chamava a atenção pela diferente quantidade de integrantes: nove. 

A banda surgiu em São Paulo no ano de 82 e, depois de muitas mudanças, segue até hoje com os músicos Branco Mello, Sérgio Britto e Tony Bellotto. 

Paralamas do Sucesso

Com misturas de ska, new wave e pop rock, os Paralamas do Sucesso surgiram em 82, no Rio de Janeiro.

Os integrantes Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone ainda comandam a banda que lançou 13 álbuns, sendo o mais recente lançado em 2017, Sinais do Sim.

Barão Vermelho

O Barão Vermelho faz parte do chamado quarteto mais influente do rock dos anos 80, ao lado de Titãs, Legião Urbana e Paralamas do Sucesso. 

A banda foi fundada em 81, no Rio de Janeiro, e conta com 13 álbuns, com destaque para Maior Abandonado, de 84. Os vocais da banda foram liderados por Cazuza até 85, e depois já passaram por Frejat e Rodrigo Suricato.

Kid Abelha

Com Paula Toller nos vocais, o Kid Abelha tinha também em sua formação Bruno Fortunato na guitarra e George Israel no saxofone.  A banda ficou na ativa até 2016, lançaram 13 álbuns e venderam mais de 9 milhões de cópias.

Fazer amor de madrugada, amor com jeito de virada...

Blitz

Com Evandro Mesquita, Fernanda Abreu, Marcia Bulcão, Ricardo Barreto, Antônio Pedro Fortuna, Billy Forghieri e Lobão, o Blitz surgiu em 82, no Rio de Janeiro, trazendo aos palcos uma mistura de rock e new wave. 

Com seu som diferentão, a banda tem seis álbuns lançados e, mesmo entre idas e vindas, segue firme no cenário musical.    

14 Bis

Com influências do Deep Purple, do Led Zeppelin e dos Beatles, o 14 Bis surgiu em 1979, em Belo Horizonte.

Eles têm 10 álbuns lançados, e o segundo, Além do Paraíso, apresentou o hit Linda Juventude. A banda está com mais de 30 anos de carreira e segue fazendo shows pelo Brasil.

Ira!

Formado em 81, em São Paulo, o Ira! continua na estrada com os integrantes Nasi, Edgard Scandurra, Evaristo Pádua e Johnny Boy.

Sem dúvidas, a banda é um dos maiores sucessos do rock anos 80, com músicas como Flores em Você, Envelheço na Cidade, Tarde Vazia, Bebendo Vinho, entre outras.   

Quer curtir mais rock anos 80? 

E aí, gostou da lista? Conta pra gente qual a sua banda preferida!

Confira também outros nomes importantes que tornaram o rock dos anos 80 tão aclamado ainda hoje.

rock anos 80