Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Significado de As It Was, do Harry Styles: entenda a letra

Analisando letras · Por Ana Paula Marques

20 de Maio de 2022, às 19:00

Ele está de volta, com música e clipe novinhos em folha. Vem conhecer o significado de As It Was, do Harry Styles! A faixa, lançada no dia 1º de abril de 2022, é o primeiro single de Harry’s House, o terceiro álbum de estúdio do ex One Direction.

Com apenas 2 minutos e 45 segundos de duração, As It Was foi composta pelo cantor em parceria com Thomas Hull e Tyler Johnson, que já trabalharam com Harry em outros sucessos, como Watermelon Sugar, Adore You e Golden.

Harry Styles
Créditos: Divulgação

A música fez tanto sucesso que se tornou o primeiro lançamento de 2022 a faturar certificado de platina nos Estados Unidos: mais uma prova de que Harry Styles está mesmo entre os gigantes da indústria.

Com letra cheia de enigmas e até indiretas para Olivia Wilde, namorada do astro, As It Was tem tudo para se firmar entre os singles mais bem-sucedidos da carreira do cantor. 

Vem descobrir o significado da música As It Was, do Harry Styles!

Significado de As It Was, do Harry Styles

O sintetizador e a batida ao estilo A-Ha não deixam margem para dúvida: Harry Styles quis trazer os anos 1980 de volta em seu mais novo single.

O cantor parece mais maduro e autoconsciente, embora continue investindo em letras evasivas, que oferecem apenas um vislumbre de sua intimidade, como quando diz você sabe que não é mais como era antes.

Apesar de não ter comentado em nenhuma entrevista sobre o verdadeiro significado de As It Was, Harry Styles parece ter deixado algumas pistas na música que os fãs logo conectaram a Olivia Wilde.

Harry Styles e Olivia Wilde
Créditos: Divulgação

Os primeiros boatos sobre o casal surgiram em setembro de 2020, quando os dois se conheceram no set de Não Se Preocupe Querida.

O problema é que Olivia Wilde era, então, noiva de Jason Sudeikis, com quem tem dois filhos, e eis aí a primeira evidência de que a relação pode ser mais séria do que se imagina.

Poster do filme Don't Worry Darling
Capa do filme Não Se Preocupe Querida / Créditos: Divulgação

Logo no começo da faixa, uma voz infantil informa que quer dar boa noite a Harry, dando a entender que existe ao menos uma criança que faz parte da vida do artista de maneira bastante próxima. Seria a voz de um dos filhos da atriz?

Holdin’ me back 

Me segurando

Gravity’s holdin’ me back

A gravidade está me segurando

I want you to hold out the palm of your hand 

Quero que você estenda a palma da sua mão

Why don’t we leave it at that?

Por que não deixamos desse jeito?

Em seguida, a primeira estrofe da faixa clama por um relacionamento leve e fácil, em dissonância com o caso de uma relação entre duas estrelas globais que se viram envolvidas em um triângulo amoroso bastante notório.

A música continua, fazendo menção aos obstáculos enfrentados por dois amantes e uma única certeza entre tantas dificuldades: a de que aquele amor é forte o suficiente para superar tudo.

Seems you cannot be replaced 

Parece que não há substituição para você

And I’m the one who will stay 

E eu sou aquele que vai permanecer

Chega, então, o refrão-chiclete, que se repete três vezes com uma suposta referência ao impacto da fama na vida de uma pessoa, que já não é mais como era, quase como um mantra de aceitação.

In this world, it’s just us 

Neste mundo, somos apenas nós

You know it’s not the same as it was

Você sabe que não é igual a como era antes

Na sequência, a batida animada esconde um desabafo do cantor sobre a pressão que acompanha a fama, em um trecho que aponta para problemas como a depressão e o uso de medicamentos, até chegar à primeira referência a Jason Sudeikis, o ex de Olivia Wilde.

Ringin’ the bell 

Tocando a campainha

And nobody’s coming to help

E ninguém está vindo para ajudar

Your daddy lives by himself 

Seu papai mora sozinho

He just wants to know that you’re well 

Ele só quer saber se você está bem

E continua com o desabafo pouco usual do ex One Direction, que não costuma comentar sua vida pessoal na mídia, com um suposto aceno a Otis, de 8 anos, e Daisy, de 5, frutos do relacionamento de quase 10 anos de Wilde e Sudeikis.

Vale lembrar que o relacionamento do casal de atores não terminou de maneira amigável, culminando em uma cena bastante constrangedora: Wilde recebeu os papéis sobre a custódia das crianças no palco da CinemaCon, enquanto divulgava seu novo filme.

I don’t wanna talk about the way that it was 

Não quero falar sobre o jeito que as coisas eram

Leave America, two kids follow her 

Deixe os Estados Unidos, duas crianças seguem ela

I don’t wanna talk about who’s doin’ it first 

Não quero falar sobre quem está fazendo isto primeiro

Com tantas evidências assim, por mais que nunca tenha confirmado o significado de As It Was, Harry Styles parece definitivamente não ter feito muita questão de esconder a verdadeira inspiração por trás de seu novo single.

O que significa o clipe de As It Was, do Harry Styles

Se na letra o significado de As It Was não parece muito claro, o videoclipe da canção certamente lança outra luz sobre o single.

O vídeo gira em torno de uma perseguição incessante, na qual o cantor fica preso em um círculo com uma mulher, sempre muito próximos, mas incapazes de se alcançarem.

À primeira vista, chamam a atenção as cores vibrantes do vídeo. Harry veste um macacão bem justo e vermelho, com as unhas pintadas na mesma cor, enquanto sua parceira de tela usa um contrastante azul-real.

Nas entrelinhas, o astro apostou na ambiguidade: as metáforas do vídeo podem falar sobre seu relacionamento com Olivia Wilde, simplesmente apontar que a vida do cantor está atribulada demais ou, ainda, combinar essas duas possibilidades.

Afinal, uma fonte bem próxima ao ex One Direction contou à revista In Touch que Olivia e Harry têm dado tudo de si para fazer o relacionamento funcionar apesar das agendas conturbadas, o que pode ter inspirado o clipe de As It Was.

Olivia está completamente envolvida na divulgação de Não Se Preocupe Querida, filme no qual atuou como atriz e diretora, e seus problemas pessoais, como a disputa pela custódia dos filhos.

Harry, por sua vez, tem se dividido entre a divulgação do longa, o lançamento de seu novo álbum e a promoção de My Policeman, romance co-estrelado por Emma Corrin e David Dawson, que deve ser lançado ainda em 2022.

Na segunda metade do vídeo, Harry e a mulher se veem em uma espécie de encruzilhada, na qual seus caminhos se cruzam com outras pessoas, sem permitir os encontros de fato.

Depois de superar esse obstáculo, os dois finalmente se deitam lado a lado, apenas para serem gradativamente presos ao chão, como se aquela relação não fosse possível por carecer de liberdade.

A perseguição em círculos continua, até que Harry consegue, finalmente, ficar livre como deseja, mas com um grande plot twist: a liberdade só foi alcançada ao deixar a mulher para trás e sair dançando sozinho pelas ruas

No fim das contas, ficam para os fãs algumas perguntas: será que As It Was foi mesmo escrita para Olivia Wilde ou o cantor só quis confundir os fãs? Será que a atriz gostou do clipe cheio de mensagens subliminares? Que pistas o vídeo deixa para o futuro da relação?

Se o significado de As It Was, de Harry Styles, é oculto, ou não, uma coisa é certa: a canção foi a mais rápida da história do Spotify a atingir a marca de 400 milhões de streams (apenas 39 dias) e pode se firmar como o maior sucesso da carreira do cantor britânico.

Além disso, a música passou pelo menos cinco semanas no topo da parada global da Billboard (com exceção dos EUA, onde está na segunda posição) e está em primeiro lugar no Spotify 50 Global, com mais de 62 milhões de streamings em apenas uma semana.

Descubra o significado de outras músicas do Harry Styles

Agora que você já conhece o significado de As It Was, do Harry Styles, aproveite para mergulhar de cabeça em outros sucessos do cantor.

Apesar de ser considerado um artista evasivo, que não gosta de falar abertamente sobre sua vida pessoal em suas músicas (como a ex do cantor, Taylor Swift), o ex-One Direction adora deixar pistas sobre suas letras para serem desvendadas pelos fãs.

Que tal aprender o que significa o clipe surreal de Adore You, do Harry Styles?

Significado do clipe Adore You, Harry Styles

Você também pode gostar: