Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça o significado da música Cowboy Fora da Lei, de Raul Seixas

Analisando letras · Por Érika Freire

6 de Fevereiro de 2020, às 06:30

Considerada o último grande sucesso do gigante Raul Seixas, a música Cowboy Fora da Lei foi lançada em 1987, dois anos antes de sua morte.

raul seixas
Créditos: Divulgação

Numa pegada country com arranjos de violão e banjo, a canção foi o maior destaque no disco Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum!, com direito à estreia de videoclipe na Rede Globo e Raul vestido de cowboy.

Como em praticamente tudo o que Raul Seixas fazia, Cowboy Fora da Lei faz crítica política e reflete: será que vale a pena ter uma vida de grande destaque? Será necessário todo o esforço para se tornar um ídolo?

O eterno contestador Raul nos coloca para refletir sobre os grandes valores que a sociedade insiste em dar importância.

Significado da música Cowboy Fora da Lei 

Você faz questão de entrar pra história? Se preocupa com o que os seus pais querem que você se torne?

Raul parece não ligar: Mamãe, não quero ser prefeito. Afinal, vale mais a pena ser uma pessoa comum e continuar viva, do que se arriscar em um grande cargo ou virar um ídolo e acabar morto.

Cantor raul seixas
Créditos: Divulgação

É sobre isso que a letra de Cowboy Fora da Lei fala. Gravada em um estúdio independente em São Paulo, entre fevereiro e dezembro de 1986, a música presenteia os fãs de Raul com um ritmo alegre e um videoclipe bem-humorado.

Na época, Raul foi convidado pela Globo para gravar o clipe que teria a sua estreia exibida no Fantástico. Depois, Cowboy Fora da Lei entrou para trilha sonora da novela Brega & Chique, que ia ao ar no horário das 19h.

Há diferentes interpretações sobre o que a letra da canção significa. Inclusive, há muitas críticas apontando que Raul teria desrespeitado a figura de Jesus Cristo. 

Outras vertentes acreditam que Cowboy Fora da Lei foi inspirada na morte de Tancredo Neves, presidente eleito em novembro de 1986, mas que não tomou posse. Adoeceu durante a campanha eleitoral, foi internado com fortes dores no abdômen e faleceu.

Tancredo Neves
Tancredo Neves / Créditos: Divulgação

Ao analisarmos a letra, é possível observar que Raul não chega a fazer qualquer tipo de menção ao presidente morto, porém, reflete sobre o medo da morte e se de fato valeria perder tanto tempo da vida tentando virar um mártir.

Bora conferir trecho a trecho o significado de Cowboy Fora da Lei?  

Cowboy Fora da Lei: análise trecho a trecho 

A canção tem apenas três estrofes, porém, foi o suficiente para ganhar diferentes versões a respeito da interpretação. Como tudo o que Raul se propunha a fazer gerava polêmicas, por que seria diferente com Cowboy Fora da Lei?

Mas, ao contrário de outras composições do Maluco Beleza, esta música tem leveza, pegada bem-humorada e crítica leve. É mais uma reflexão do que uma crítica política forte, como ele bem fazia em suas obras.

Mamãe, não quero ser prefeito
Pode ser que eu seja eleito
E alguém pode querer me assassinar
Eu não preciso ler jornais
Mentir sozinho eu sou capaz
Não quero ir de encontro ao azar 

Nesta primeira estrofe, temos Raulzito declarando para sua mãe que não deseja ser prefeito, cargo este visto pela sociedade como algo importante, sinônimo de reconhecimento social e bons ganhos econômicos.

Acontece que, quem se destaca em cargos ou como figuras públicas, corre riscos, inclusive de ser assassinado, como aconteceu com John Lennon e Mahatma Gandhi.

Raul se deu conta de que não quer passar por isso, não vale a pena. Logo em seguida, salienta que não precisa ler jornais, porque sabe muito bem mentir sozinho, sugerindo assim que a imprensa mente e manipula as informações. 

Dessa forma, a sociedade não tem como discernir o que é real do que é pura ficção. Raul quer paz e ficar longe do azar, simples assim. 

Papai, não quero provar nada
Eu já servi à Pátria amada
E todo mundo cobra minha luz
Oh, coitado, foi tão cedo
Deus me livre, eu tenho medo
Morrer dependurado numa cruz 

Enfatiza essa mesma ideia na segunda estrofe, onde agora tem um papo reto com seu pai, dizendo que não quer provar nada para ele e nem pra ninguém.

Lembra que já passou dos 18 anos, cumpriu com suas obrigações de se alistar e agora só quer ter uma vida tranquila.

Como o roqueiro estava em uma posição de sucesso e tinha notoriedade, no trecho todo mundo cobra a minha luz, ele deixa claro que não quer se tornar um símbolo, nem que as pessoas o sigam. Até porque, os ídolos parecem morrer cedo.

Raul seixas cowboy fora da lei
Créditos: Divulgação

Em seguida, é inegável a referência a Jesus. Raul lamenta o fato de Cristo ter morrido tão jovem, aos 33 anos crucificado e pendurado, sem chances de ter se defendido. 

Aliás, a figura de Jesus Cristo foi presença frequente na obra de Raul em outras composições, como Judas, Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás e Al Capone.

Acontece que o Diabo também era comumente mencionado nas canções, assim como outras personalidades, filósofos e ocultistas.

O que é preciso entender é que Raul era um buscador. Ele queria compreender, experienciar e conhecer o que dizia os livros sagrados, as culturas. Não é necessariamente uma crítica, mas sim uma forma de se questionar, inclusive sobre o papel das instituições. 

Eu não sou besta pra tirar onda de herói
Sou vacinado, eu sou cowboy
Cowboy fora da lei
Durango Kid só existe no gibi
E quem quiser que fique aqui
Entrar pra história é com vocês!

Na última estrofe ele brinca que não é besta pra tirar onda de herói, reforçando mais uma vez que muitos daqueles que deram as caras, que lutaram por uma causa, que falaram às nações, morreram.

Ele está vacinado e prefere se divertir, sendo um cowboy fora da lei. Durango Kid foi um personagem de quadrinhos que surgiu na década de 40, em filmes de faroeste, interpretado por Charles Starrett.

Durango Kid
Durango Kid / Créditos: Divulgação

O que ele quer dizer quando menciona Durango Kid? Que um herói que existe na ficção tem suas honras e um certo glamour, mas na realidade… Ah, a realidade é dura!

E então Raul finaliza a letra dizendo que quem quer entrar pra história que faça as suas honras, pois ele está se retirando dessa missão um tanto trágica.

A música ainda é bastante atual, pois nos faz refletir: será que vale mesmo tanta luta, tanto esforço? Afinal, aonde vamos chegar exatamente? 

Ouça as melhores do eterno Raul 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a música Cowboy Fora da Lei

Continue na “maluquice” de Raul, com as melhores músicas do roqueiro nascido em Salvador que conquistou o Brasil inteiro!

melhores músicas raul seixas

Mais análise de músicas