Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Sweet Child O’ Mine: veja o significado do sucesso do Guns

Analisando letras · Por Renata Arruda

4 de Agosto de 2020, às 12:00

Lançada em 1987 em Appetite For Destruction, álbum de estreia do Guns N’ Roses, Sweet Child O’ Mine é um dos maiores sucessos da banda e uma das canções de rock mais aclamadas pela mídia especializada.

Embora a faixa esteja entre as melhores músicas do Guns, o guitarrista Slash, responsável pelo riff que é considerado um dos mais marcantes do rock, declarou não gostar muito dela, dizendo odiar “o que ela representa”.

Escrita para um grande amor de Axl Rose, Sweet Child O’ Mine tem um significado romântico, que chega a ser até tocante quando olhamos a letra mais de perto. Vem saber mais sobre isso em nossa análise!

Significado da música Sweet Child O’ Mine

Sweet Child O’ Mine é uma música romântica que faz homenagem à primeira esposa de Axl Rose, a ex-modelo Erin Everly.

Filha de Don Everly, um dos vocalistas da dupla pop The Everly Brothers, Erin é considerada a grande paixão da vida de Axl Rose.

Axl Rose e Erin Everly
Axl Rose e Erin Everly / Créditos: Divulgação

O casal começou a namorar em 1986 e se casou em 1990, mas o romance não durou muito: em 1991, eles se separaram de forma turbulenta, em meio a acusações de violência doméstica.

Axl e Erin namoravam quando a canção foi escrita e pode-se perceber o quanto o cantor estava completamente apaixonado. Após a faixa se tornar um grande hit, ele ofereceu metade dos lucros de Sweet Child O’ Mine a ela, que recusou o dinheiro.

Análise de Sweet Child O’ Mine

Vem ver nossa análise desse grande hit do Guns N’ Roses, estrofe por estrofe:

She’s got a smile that it seems to me (Ela tem um sorriso que me parece)
Reminds me of childhood memories (Lembrar de memórias de infância)
Where everything was as fresh (Onde tudo era fresco)
As the bright blue sky (Como o brilhante céu azul)

O compositor começa afirmando que o sorriso da sua amada o remete às memórias da infância; ou seja, o transporta para uma época mais simples, em que ele era inocente e via alegria nas coisas.

Considerando que Axl Rose teve uma infância traumática, sofrendo abusos sexuais do pai e espancamentos do padrasto, a estrofe acima é particularmente tocante e mostra o quanto o cantor associava o sorriso da namorada aos breves momentos de felicidade que viveu quando era pequeno.

Erin Everly sweet child o mine
Créditos: Divulgação

Now and then when I see her face (De vez em quando eu vejo seu rosto)
She takes me away to that special place (Ela me leva para aquele lugar especial)
And if I stare too long (E se eu olhasse por muito tempo)
I’d probably break down and cry (Provavelmente perderia o controle e choraria)

Ele continua dizendo que o rosto da mulher que ama, às vezes, o leva até aquele lugar especial. Ou seja, àquele momento no tempo em que ele conseguia ser feliz apesar da realidade complicada em que vivia.

Em outras palavras, o que o letrista está dizendo é que contemplar o rosto da namorada provoca nele a mesma sensação de paz e felicidade que tinha nos momentos de alegria.

Essa emoção é tão forte que, caso admirasse sua amada por muito tempo, ele acabaria chorando.

Oh, oh! Sweet child o’ mine (Oh, oh! Minha doce criança)
Oh, oh, oh, oh! Sweet love of mine (Oh, oh, oh, oh! Meu doce amor)

Permanecendo no contexto da infância, o compositor associa sua namorada a uma criança, a colocando em um lugar de inocência e pureza, alheia às maldades do mundo.

She’s got eyes of the bluest skies (Ela tem olhos dos céus mais azuis)
As if they thought of rain (Como se eles pensassem na chuva)
I hate to look into those eyes (Odeio olhar para dentro daqueles olhos)
And see an ounce of pain (E ver um pingo de dor)

De fato, os olhos de Erin Everly são de um azul límpido como um céu sem nuvens. Assim, ele faz uma metáfora, dizendo que qualquer sinal de tristeza nos olhos dela seriam como um prenúncio de chuva.

Apaixonado, ele declara que não consegue suportar ver nenhum sinal de dor no olhar da mulher que ama.

Her hair reminds me of a warm safe place (O cabelo dela me lembra um lugar quente e seguro)
Where as a child I’d hide (Onde como uma criança eu me esconderia)
And pray for the thunder and the rain (E rezaria para que o trovão e a chuva)
To quietly pass me by (Passassem quietos por mim)

Aqui ele associa o corpo de sua namorada a um local seguro.

O contato com os cabelos dela faz com que ele se sinta acolhido e protegido, como se sentia no lugar onde se escondia para fugir dos horrores que sofria quando era criança.

Oh, oh! Sweet child o’ mine (Oh, oh! Minha doce criança)
Oh, oh, oh, oh! Sweet love of mine (Oh, oh, oh, oh! Meu doce amor)

Podemos perceber que a mulher amada é retratada na letra como a pessoa a quem ele pode recorrer em seus momentos mais difíceis. E ele a ama por isso.

Where do we go? (Para onde vamos?)
Where do we go now? (Para onde vamos agora?)
Now, now, now, now, now, now, now? (Agora, agora, agora, agora, agora, agora, agora?)
Sweet child (Doce criança)
Sweet child o’ mine (Minha doce criança)

No contexto da letra, podemos entender os versos acima como um questionamento sobre qual direção a relação iria tomar a partir de agora.

Em sua autobiografia, Slash conta que os versos Para onde vamos? Para onde vamos agora? foram uma sugestão do produtor Spencer Proffer, que queria que a música tivesse um breakdown, um momento de queda, antes de terminar.

Como a banda não sabia o que fazer, Axl começou a perguntar “para onde vamos? para onde vamos agora?”; então, o produtor sugeriu que ele simplesmente cantasse essas frases e o problema foi resolvido!

Curiosidades sobre Sweet Child O’ Mine

Como contamos, Slash não é um grande fã de Sweet Child O’ Mine. Em 2019, o guitarrista explicou a um programa de TV australiano o motivo: segundo ele, o fato de ser uma balada romântica o incomodava:

Eu era o cara que, a princípio, não era muito fã de Sweet Child O’ Mine, não por causa do riff, mas sim pelo tipo da música. Na época, éramos uma banda que tocava algo mais pesado e essa música é tipo uma balada, com ritmo mais calmo. Mas ao longo dos anos fui passando a gostar.

Slash
Slash / Créditos: Divulgação

Ele ainda disse que o que acontece é que você traz uma coisa que acha muito legal, mas quando os outros começam a mexer naquilo, nunca se sabe o que vai acontecer, se referindo à forma como a música foi composta.

Para quem não sabe, a versão oficial da história conta que Slash e o baterista Steven Adler estavam fazendo uma jam de aquecimento na casa da banda, e o guitarrista começou a dedilhar uma melodia de circo.

Empolgados, os músicos imediatamente passaram a trabalhar na base da canção, enquanto Axl Rose escrevia a letra no andar de cima.

Em sua autobiografia, Slash comenta: dentro de uma hora meu exercício de guitarra se transformou em algo além.

Steven Adler e Slash
Steven Adler e Slash / Créditos: Divulgação

Em 2015, a canção foi alvo de polêmicas: algumas pessoas perceberam que havia semelhanças entre a música do Guns e Unpublished Critics, single de 1981 da banda australiana Australian Crawl.

O baixista Duff McKagan reconheceu que as músicas são parecidas, mas afirmou que jamais havia ouvido a canção antes.

Sendo uma das músicas mais famosas do rock, Sweet Child O’ Mine se tornou parte da cultura pop: seu riff é sampleado em canções como Punk Rock Classic, do Red Hot Chilli Peppers, e Death to All But Metal, do Steel Panther, além de aparecer em inúmeros filmes, releituras e até no jogo Diablo III.

Clássicos do rock

Se você é fã de rock internacional e curtiu saber mais sobre o significado de Sweet Child O’ Mine, não pode deixar de conferir os maiores clássicos do rock: são 33 canções inesquecíveis pra ouvir no volume máximo!

clássicos do rock

Não deixe de conferir esses posts