The Weeknd: conheça a biografia do ícone do pop que conquistou o mundo com hits

Saiba tudo sobre a carreira de Abel Makkonen Tesfaye e como ele se tornou um dos maiores nomes do pop e R&B.

Biografias · Por Rafaela Damasceno

14 de Junho de 2025, às 12:00


Ele mudou o cenário do R&B e do pop mundial, com seu estilo retro-futurista. Além de impressionar com seus inúmeros hits, The Weeknd também tem uma biografia muito interessante, que você vai gostar de conhecer.

O músico e produtor canadense já alcançou o status de estrela e lidera as paradas do mundo inteiro. A mistura inusitada de ritmos e as letras profundas de suas canções fazem com que ele atraia públicos dos mais diversos gostos. 

Conheça a seguir todos os detalhes da biografia de The Weeknd e entenda por que ele é um fenômeno do pop!

The Weeknd: conheça a biografia do astro

Abel Makkonen Tesfaye, nome verdadeiro de The Weeknd, nasceu no dia 16 de fevereiro de 1990, em Toronto, no Canadá. Seus pais, Makkonen e Samra, migraram da Etiópia para o país em 1980.

Ele foi criado pela avó, já que seu pai abandonou a família quando Tesfaye ainda era pequeno e sua mãe precisava trabalhar fora para sustentá-lo. 

Com a ausência familiar, ele experimentou maconha aos 11 anos e até chegou a se envolver com o tráfico de drogas na adolescência. Aos 17, abandonou a escola, cometeu furtos e usou outras substâncias, como ecstasy e oxicodona.

As influências musicais e o nascimento de The Weeknd

Com o tempo, Tesfaye conseguiu um emprego em uma loja, a American Apparel, e resolveu focar no seu verdadeiro sonho: a música. 

Desde pequeno, devido à sua ascendência etíope, ele entrou em contato com diversos estilos musicais, como soul, quiet storm, hip hop, funk, indie rock e pós-punk. Ele também se inspirava nos seus maiores ídolos, os cantores Michael Jackson e Prince. 

Assim, Tesfaye começou a explorar o meio musical. O nome The Weeknd foi criado a partir de uma lembrança, de quando ele e um amigo “saíram de casa por um final de semana e nunca mais voltaram”. 

No início, a grafia do seu nome artístico era realmente The Weekend. Mas, como já existe uma banda com esse nome, ele modificou para The Weeknd. 

Em 2009, Tesfaye começou a postar vídeos de forma anônima no Youtube, sob o esse pseudônimo. As suas primeiras faixas disponibilizadas foram What You Need, Loft Music e The Morning. 

Suas músicas começaram a se espalhar no meio do R&B e a chamar a atenção do público. Aos poucos, elas atraíram as críticas, incluindo a Pitchfork e o New York Times.

A contribuição de Drake e o sucesso mundial

Drake conheceu o trabalho de The Weeknd e o mencionou em seu Twitter, ainda em 2011. Segundo o rapper, o cantor canadense era um verdadeiro prodígio. Essa menção fez com que suas músicas circulassem mais na internet. 

Em 21 de março de 2011, The Weekend lançou a mixtape House of Balloons, com nove faixas de sua autoria. A produção foi um sucesso de crítica e o cantor foi indicado ao Polaris Music Prize daquele ano.

Foi também em 2011 que The Weeknd fez uma turnê pelo Canadá, o que contribuiu ainda mais para a sua popularidade. No ano seguinte, ele começou a fazer apresentações pelos Estados Unidos, com uma passagem pelo Coachella.

A turnê se expandiu para a Europa, com uma performance memorável de The Weeknd de Dirty Diana, um clássico de Michael Jackson. Katy Perry e Florence Welch ficaram encantadas com o seu talento e fizeram elogios públicos à interpretação.

Os primeiros discos lançados

Ainda em 2022, The Weeknd assinou com a Republic Records, em uma parceria comercial para a criação do seu próprio selo, o XO. Dois meses depois, o cantor lançou um compilado de mixtapes, Trilogy. A produção foi um sucesso e chegou ao quarto lugar na Billboard 200 nas primeiras semanas. 

Em 2013, saiu Kiss Land, o primeiro disco de estúdio de The Weeknd. Os singles Belong to the World e Live For tiveram a participação de Drake e contribuíram para a repercussão do álbum, que chegou ao segundo lugar na Billboard.

Desse trabalho, a faixa Love Me Harder entrou para a trilha sonora de Jogos Vorazes: Em Chamas, o que ajudou a divulgar o talento de The Weeknd para outros públicos.

A consolidação do sucesso na biografia de The Weeknd

Em 2015, The Weeknd ganhou o Prêmio Centric no BET Awards 2015. Na cerimônia, ele se apresentou ao lado de Alicia Keys, cantando o hit Earned It. Ele também estreou a música The Hills, que mais tarde se tornaria um grande sucesso em sua carreira.

No mesmo ano, ele se tornou um dos artistas que divulgaram o serviço de streaming da Apple Music, ao lado de Drake.

The Weeknd também lançou seu segundo álbum de estúdio, Beauty Behind the Madness. Entre os singles desse trabalho, Can’t Feel My Face foi um dos destaques e se tornou a terceira canção do artista a alcançar o top 10 nos Estados Unidos.

Ao longo dos anos, The Weeknd continuou a lançar álbuns de sucesso e a firmar parcerias com outros grandes nomes da música, como Daft Punk, Kendrick Lamar, Maluma e Calvin Harris.

Outros singles de grande repercussão de The Weeknd foram Blinding Lights e Save Your Tears, que alcançaram sucesso ao redor do mundo inteiro.

Sem falar em São Paulo, parceria com Anitta, que bombou no Brasil, e fez com que o cantor ficasse muito conhecido por aqui também.

Além da aclamação do público, The Weeknd também ganhou o reconhecimento da crítica e venceu diversos prêmios do meio musical.

Foram 4 Grammy Awards, 3 Latin Grammy Awards e 22 Billboard Music Awards. Além de tudo isso, ainda bateu recordes de streaming e foi o primeiro artista a alcançar 100 milhões de ouvintes mensais no Spotify.

O que esperar da carreira de The Weeknd

É claro que uma mente inventiva como a de The Weeknd vai continuar trabalhando, mesmo com uma carreira consolidada. Em 31 de janeiro de 2025, ele lançou Hurry Up Tomorrow, seu sexto álbum de estúdio e o último sob o nome The Weeknd.

Em 16 de maio, o filme Hurry Up Tomorrow foi lançado, com a participação do próprio cantor, identificado por seu nome de batismo, Abel Tesfaye.

O longa é um thriller psicológico estrelado também por Jenna Ortega e Barry Keoghan e serve como uma peça complementar ao álbum, explorando temas de identidade e fama.

Os melhores cantores canadenses para você conhecer

O Canadá tem inúmeros nomes que fazem sucesso na música. The Weekend, cuja biografia você acaba de conhecer, é um exemplo icônico. Assim como ele, outros artistas do país também são reconhecidos ao redor do mundo.

Então, aproveite para conhecer os melhores cantores canadenses de todos os tempos!

Cantores canadenses

Leia também