Total Eclipse Of The Heart: o significado do hit de Bonnie Tyler

Frases de música · Por Rannyson Mykael

1 de Março de 2022, às 12:00


Não tem como negar que Total Eclipse Of The Heart é uma das maiores músicas de todos os tempos. Ela foi lançada em 1983 e continua na boca de todos até hoje por ter uma letra boa de cantar e a interpretação de Bonnie Tyler, claro, que torna a canção ainda mais memorável. 🌗

Por ter se tornado um clássico, muitas pessoas não se perguntam sobre o significado de Total Eclipse Of The Heart. Todos só aceitam que a música é boa, mas não entendem realmente o que ela quer dizer.

Quando observamos os versos da canção e o clipe lançado anos depois, a curiosidade fica ainda maior, já que tudo é extremamente enigmático.

Mas e aí, vamos desenterrar esse clássico e entender o que existe por trás de uma das músicas mais atemporais já lançadas?

Total Eclipse Of The Heart: significado

Ao contrário do que muitos pensam, Total Eclipse Of The Heart não foi escrita por Bonnie Tyler. A cantora deu vida à canção e fez com que ela conquistasse o mundo inteiro, mas Jim Steinman foi o responsável por escrever uma das maiores músicas românticas internacionais antigas.

O encontro entre o compositor e a cantora não aconteceu por acaso. Tyler queria um hit para o seu novo álbum e o nome de Steinman estava ganhando cada vez mais visibilidade na época, principalmente devido ao sucesso de Bat Out Of Hell, de Meat Loaf.

A música está disponível em duas versões: a original, que conta com quase 7 minutos de duração, e a editada, com 4 minutos e maior quantidade de reproduções nas plataformas de streaming.

Bonnie comentou que ficou arrepiada logo na primeira vez que ouviu o que Jim tinha preparado da canção até então. Não é para menos, né? A obra prima já começa de forma impactante, mostrando sentimentos de abandono e solidão

(Turn around)
(Vire-se)
Every now and then I get a little bit lonely
De vez em quando, me sinto um pouco solitária
And you’re never coming ’round
E você nunca aparece por aqui

A letra continua assim nos primeiros instantes: uma mesma pessoa canta sobre a dor que está sentindo naquele momento. Medo, tristeza e irritação, por exemplo, são termos que aparecem nas primeiras estrofes da canção.

Eventualmente chega o momento em que ela não suporta mais sentir aquilo tudo e simplesmente desmorona. Every now and then I fall apart (De vez em quando eu desmorono), fazendo referência ao peso de tantos sentimentos negativos que estão sendo carregados por uma mesma pessoa.

Quando tudo parece muito ruim e impossível de ser superado, conhecemos o outro lado da canção. Existe alguém ali para dar apoio e amenizar a situação dolorosa, como os versos seguintes mostram: 

And I need you now tonight
E eu preciso de você hoje à noite
And I need you more than ever
E eu preciso de você mais do que nunca
And if you only hold me tight
E se você apenas me abraçar apertado
We’ll be holding on forever
Nós estaremos aguentando para sempre
And we’ll only be making it right
E nós estaremos apenas fazendo o certo
‘Cause we’ll never be wrong
Porque nós nunca vamos estar errados

Mas será que esse sentimento é realmente saudável? Na verdade, podemos analisar tudo isso como uma grande dependência emocional, principalmente quando lembramos que a letra foi escrita por Steinman. 

Isso porque ele já afirmou em algumas entrevistas que prefere mostrar o lado do amor que muitas pessoas evitam falar sobre.

Vemos muitas músicas sobre o romance e a alegria, mas sentimentos negativos também existem em relacionamentos e Total Eclipse Of The Heart mostra uma analogia do amor com um eclipse: em ambos os casos, não há luz.

Isso pode ser visto com ainda mais facilidade no seguinte trecho:

Once upon a time, there was light in my life
Era uma vez, havia luz na minha vida
But now there’s only love in the dark
Mas agora só existe amor na escuridão
Nothing I can say
Nada que eu possa dizer
A total eclipse of the heart
Um eclipse total do coração

E por falar em escuridão, existe uma teoria ainda mais profunda de que Total Eclipse Of The Heart, na verdade, é uma música sobre amor entre vampiros. 😲 Você já tinha parado para pensar sobre isso?

Total Eclipse Of The Heart fala sobre vampiros?

Não é uma simples teoria. Isso porque Total Eclipse Of The Heart foi oficialmente escrita pensando no contexto vampiresco.

Essa confirmação veio do próprio Jim Steinman, já que ele a escreveu para o musical Nosferatu, cujo tema central é a trajetória de um dos maiores vampiros já escritos.

O compositor sempre fala em suas entrevistas que é preciso apenas prestar um pouco de atenção para ver essa relação. Como já mostramos anteriormente com alguns trechos, a música fala muito sobre escuridão e o amor no meio disso tudo. Com a imagem dos vampiros criados a partir de séries e filmes, fica fácil ver essa proximidade.

Um trecho específico que vale a pena destacar é Forever’s gonna start tonight (A eternidade vai começar essa noite). A ideia da eternidade remete muito aos vampiros, já que são seres imortais e que precisam se acostumar ao fato de viverem para sempre.

Talvez o trecho tenha a ver com o momento em que a pessoa foi transformada em vampiro, marcando a transição de mortal para imortal: uma nova fase começa a partir daquele momento.

Infelizmente, não temos como confirmar se a letra Total Eclipse Of The Heart realmente representa isso, mas vale a pena deixar a reflexão.

A história por trás do clipe de Total Eclipse Of The Heart

Para complementar a onda de sucessos alcançados através de Total Eclipse Of The Heart, não podemos deixar de mencionar o clipe — tão grandioso e enigmático ao mesmo tempo, assim como a música que é um dos maiores sucessos internacionais dos anos 80.

O videoclipe foi dirigido pelo australiano Russell Mulcahy e o local da filmagem não poderia ser mais inusitado: o Sanatório Holloway em Surrey, na Inglaterra.

Como referência, não podemos deixar de mencionar o filme Futureworld, de 1976, que contribui fortemente para a estética utilizada.

O resultado foi tão incrível e subjetivo que rendeu várias indicações às premiações, incluindo o Billboard Video Music Awards de 1993, que destacou o uso de simbolismos na composição.

Cena de FutureWorld
Cena de FutureWorld / Créditos: Divulgação

Como a música fala muito sobre escuridão, os elementos do clipe retratam exatamente isso: o sanatório escolhido como cenário é escuro e aterrorizante, mas Bonnie aparece toda de branco enquanto percorre os corredores do espaço.

Ela encontra várias outras pessoas no ambiente, mas também enfrenta a si mesma enquanto encara um grande espelho.

Essas pessoas participam de cenas caóticas, como bebidas sendo derramadas, mesas sendo bagunçadas e muito mais. Pode ser uma forma de refletir todo o caos interior que a nossa protagonista está sentindo enquanto canta intensamente sobre suas dores

Ela corre por todos os lugares como se estivesse procurando algo: felicidade, segurança ou simplesmente a pessoa capaz de aliviar os sentimentos negativos que a perseguem. O resultado é sombrio, confuso e assustadoramente hipnotizante.

Sem dúvidas, um dos maiores clássicos da música e com um videoclipe à altura.

O significado chocante de outras músicas famosas

Assim como a música Total Eclipse Of The Heart tem uma teoria de amor entre vampiros por trás, várias outras canções famosas também escondem um significado misterioso que merece ser analisado.

Por isso, reunimos o significado chocante de 16 músicas famosas que muitas pessoas nunca pararam para pensar. Tem Raul Seixas, Coldplay, Alceu Valença e muito mais! Clique e descubra.

Significados de músicas

Leia também