Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Trilha sonora de Travessia: regravações e muita regionalidade

Repleta de hits nacionais e internacionais, a trilha sonora da novela Travessia está dando o que falar. Confira!

Trilhas sonoras · Por Rannyson Mykael

24 de Novembro de 2022, às 12:00

Para que uma novela fique na boca do povo não basta uma história excelente e ótimos atores, é preciso ter músicas boas e que façam uma conexão com o roteiro. A trilha sonora de Travessia é um exemplo perfeito disso.

Novela Travessia
Créditos: Divulgação

A nova história de Gloria Perez faz um grande paralelo entre passado e presente, mostrando os personagens em diferentes momentos de suas vidas. As músicas escolhidas retratam essa mudança temporal de diversas formas, desde a letra até o ritmo, mostrando o cuidado com que foram escolhidas.

Além disso, a trilha sonora de Travessia também traz muita regionalidade, já que uma parte da história se passa no estado do Maranhão, conhecido por sua cultura marcante.

A seguir, conheça mais das canções e entenda como elas se relacionam ao roteiro da nova novela da Globo.

Conheça a trilha sonora da novela Travessia

Quando estamos assistindo à novela, é comum a gente só aproveitar o ritmo e focar na história, sem perceber o quanto cada escolha influencia na nossa conexão com os personagens.

A seguir, trouxemos algumas das grandes canções da trilha sonora de Travessia para você entender essa ligação direta que existe. Que tal começar pelo início?

Tempos Modernos — Seu Jorge

Tempos Modernos é a abertura de Travessia. O clássico foi eternizado na voz de Lulu Santos e ganha uma nova roupagem com a versão de Seu Jorge, mas mantendo os elementos que a tornaram um sucesso entre o público.

Dengo (Remix) — Maria Maud (part. João Gomes)

O remix de Dengo, feito por Maria Maud, é o tema da personagem Kiara, interpretada por Jade Picon. A pegada regional somada ao som eletrônico tem tudo a ver com a jovem que tem tudo nas mãos sempre que quer.

Evidências — Roberto Carlos

Evidências é outro clássico que foi regravado para Travessia. Famosa na voz de Chitãozinho e Xororó e uma das músicas mais requisitadas em karaokê, a nova versão mostra porque Roberto Carlos é chamado de rei até hoje.

Palavra Mágica — Chico César

Palavra Mágica é uma ótima forma de conhecer melhor a discografia de Chico César. O cantor se tornou mais conhecido pelas gerações mais novas depois que Juliette cantou sua música Deus Me Proteja de Mim, no BBB 21, e agora é um artista global.

Nômade — Skank

Nômade foi lançada em 2003, mas ganhou uma nova versão em 2022 para a trilha sonora de Travessia. A música da banda Skank agora conta com vocais e instrumentais mais claros, o que torna a experiência ainda melhor.

Espumas Ao Vento — Mariana Aydar

Espumas Ao Vento fez parte da trilha sonora de Lisbela e o Prisioneiro e ganhou versões nas vozes de Fagner e Elba Ramalho. Mariana Aydar mantém o padrão lá em cima com a nova roupagem dada para Travessia.

Never Tear Us Apart — Sleeping At Last

Você sabia que Never Tear Us Apart foi gravada na década de 1990? A música fez um grande sucesso na voz da banda INXS e integrou o álbum Covers, Vol. 2, do grupo Sleeping At Last, um projeto só de regravações.

Sim — Nando Reis (part. Jão)

Sim é um encontro de gerações: Nando Reis, um dos maiores nomes da MPB, cantando juntinho com Jão, o astro em ascensão. A faixa reflete muito de Travessia, já que a novela é focada na junção entre passado e presente.

Tu Não Sabes — Zeca Baleiro

Tu Não Sabes, do maranhense Zeca Baleiro, não poderia ficar de fora da trilha sonora de Travessia. A novela, que se passa no estado do Maranhão, resgata artistas regionais para darem ainda mais imersão à história.

Se Não Fosse Por Ontem — Francisco, el Hombre (part. Rubel)

A letra de Se Não Fosse Por Ontem retrata a relação entre passado, presente e futuro, temática forte em Travessia, fazendo uma ponte com a história de Ari e Brisa:

Toda noite o presente se transforma em passado

Aproveite para amar e ser amado

Não deixe pra amanhã, porque nunca se sabe

There, There — Radiohead

Ouvir There, There em uma novela da Globo parece surpreendente, mas o clássico do indie combina tanto com a temática que não poderia ficar de fora. O som é mais introspectivo e tem a pegada clássica dos anos 2000.

Fullgás — Moreno Veloso

Fullgás, música de Marina Lima, foi regravada na voz de Moreno Veloso, filho de Caetano Veloso. Como diz o ditado: o fruto não cai longe da árvore. A voz do cantor é leve e sedutora, dando uma nova energia ao clássico.

About Damn Time — Lizzo

About Damn Time, um dos maiores hits de 2022, integra a parte jovem e internacional da trilha sonora de Travessia. Próxima à personalidade de Chiara, a música é dançante e se conecta ao o público ligado às novidades.

Roda Ciranda — Mariene de Castro

Roda Ciranda exala a energia da cultura maranhense e faz relação direta com a personagem Brisa, já que ela dança e aproveita todos os elementos de sua região. A música de Mariene de Castro ajuda a entrar ainda mais na história.

2step (Irish Remix) — Ed Sheeran (feat. Denise Chaila)

2step (Irish Remix) é mais uma música na vibe internacional da trilha sonora de Travessia. A batida lembra muito as baladas e aventuras vividas pelos jovens da série quando o drama dá uma pausa e só existe felicidade.

Playlist completa da trilha sonora

Você conheceu uma parte da trilha sonora de Travessia e pode se aprofundar ainda mais na playlist completa que nós reunimos para os fãs da novela.

A experiência de ouvir tudo em sequência é incrível e te ajuda a associar as músicas aos personagens, de Ari e Brisa até Chiara.

Playlist: Travessia

Você também pode gostar: