Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Tudo sobre Alok: o DJ brasileiro que conquistou o mundo inteiro

Biografias · Por Rannyson Mykael

4 de Junho de 2022, às 19:00

Quando um artista brasileiro alcança o reconhecimento nacional o nosso dever é ficar orgulhoso e com o DJ Alok não poderia ser diferente. Ele é um dos principais responsáveis por dar visibilidade ao gênero eletrônico no Brasil e levá-lo a lugares do mundo em que a batida ainda não era tão conhecida.

Alok
Créditos: Divulgação

E o melhor de tudo é que o seu sucesso vem aumentando cada vez mais ao longo dos anos. Em 2021, Alok foi considerado o 4° melhor DJ do mundo inteiro, de acordo com a revista DJ Mag, especialista em música eletrônica.

Alok apareceu na lista pela primeira vez em 2015, no 44° lugar, e tem subido as posições cada vez mais rapidamente. Ele já superou outros grandes nomes como Calvin Harris, Steve Aoki, Marshmello e muito mais. 

Mas por trás de uma carreira tão bem sucedida como essa, existem vários momentos marcantes e com DJ Alok não é diferente: sua história, tanto pessoal quanto profissional, é muito importante de ser conhecida. Saiba mais a seguir!

Tudo sobre Alok: o DJ brasileiro que conquistou o mundo

Apesar de ser conhecido por suas batidas contagiantes, a história pessoal de Alok, como o caminho que ele percorreu para se tornar um dos maiores DJs do mundo, ainda é pouco conhecida.

Infância de Alok

Muita gente acha que Alok é apenas o nome artístico do DJ, mas esse é o seu nome verdadeiro. “Alok” é um nome com influência indiana e, de acordo com a língua sânscrita, significa “luz”. Seus pais acabaram aceitando essa sugestão vinda de um guru espiritual durante uma viagem para a Índia durante a época em que ainda eram casados. 

Alok e os pais
Alok e os pais / Créditos: Divulgação

Em seu nascimento, no dia 26 de agosto de 1991, Alok veio acompanhado do seu irmão gêmeo Bhaskar, com quem divide o amor pela música. Os dois ainda possuem uma irmã, Jaya, que é fruto de outro casamento do seu pai.

A paixão de Alok pela música eletrônica e o seu caminho para se tornar DJ surgiu desde a infância, já que tanto seu pai quanto sua mãe também são DJs. Juarez e Adriana eram conhecidos como Swarup e Ekanta e foram pioneiros do movimento psy trance no Brasil. 

E Alok, apesar de ter nascido em Goiânia, já chegou a morar também em Amsterdã, na Holanda, para acompanhar sua mãe. Ela trabalhava como faxineira em uma boate e ele estava com ela em alguns momentos. 

Alok e Bhaskar
Alok e Bhaskar / Créditos: Divulgação

O DJ até comentou que foi nesse momento que a música entrou em sua vida: ele ficava ouvindo as batidas naquele ambiente, começou a gostar e produzir as suas próprias.

Início da carreira com a música

Depois de descobrir o seu amor pela música, Alok começou a explorar mais os instrumentos ao lado do seu irmão. Por terem pais DJs, eles receberam muito apoio desde cedo e ganharam dicas de profissionais logo de cara.

Foi por isso que ainda bem novos, aos 12 anos, os irmãos Alok e Bhaskar começaram a trabalhar com a música através do projeto Lógica.

Alok e Bhaskar projeto Lógica
Créditos: Divulgação

A primeira apresentação da dupla foi no Psycholand, no Distrito Federal, mas foi crescendo cada vez mais. O Lógica levou os garotos a conhecerem cerca de 19 países quando eles tinham apenas 17 anos, mostrando o sucesso que estavam alcançando.

A dupla chegou a lançar um álbum autoral, o Level Feature Rights, além de 4 EPs menores.

Mas apesar de terem alcançado um grande destaque ainda tão cedo, Alok e Bhaskar decidiram seguir o caminho da música de forma individual a partir de 2010.

Alok: o grande sucesso da música eletrônica brasileira

Ao recomeçar na música, agora sozinho, Alok passou por algumas mudanças e uma delas foi o estilo com o qual estava acostumado. Ele era adepto ao psy trance por causa dos seus pais, mas acabou descobrindo que o house music chamava mais a sua atenção.

No início de sua carreira solo, duas músicas que alcançaram certo sucesso entre o público foram Snoop Sings, sample de Sings, do Snoop Dogg, e um remix de Puro Êxtase, da banda Barão Vermelho.

Alok
Créditos: Divulgação

Mas o real ponto de virada na carreira de Alok enquanto DJ solo foi a música We Are Underground. Ela foi lançada em 2013 diretamente no SoundCloud para que qualquer pessoa ouvisse e o som foi tão bom que chegou à marca de um milhão de reproduções muito rapidamente! Com isso, Alok reforçou o seu sucesso e começou a crescer cada vez mais rápido.

Tudo sobre Alok: maiores sucessos

Com uma batida marcante, Alok mostrou desde o começo da carreira que o seu sucesso como DJ e produtor musical era diferente dos outros. 

Apesar de ter suas preferências em relação ao estilo, ele varia bastante entre as possibilidades e está sempre se arriscando em seus lançamentos, por isso tem uma lista de sucessos tão grande. Conheça a seguir os principais!

Hear Me Now (feat. Bruno Martini & Zeeba) 

Não tinha como começar a lista de maiores sucessos de Alok sem mencionar Hear Me Now! A música é um grande sucesso a nível mundial e foi a responsável por introduzir o DJ a muitas pessoas por trazer um clima mais leve e nostálgico.

Sem dúvida é uma das melhores músicas eletrônicas de Alok!

Ocean (feat. Zeeba & IRO)

Com um clipe mega produzido e delicado, Ocean é mais uma parceria entre o DJ Alok e o cantor Zeeba. Na música, eles falam sobre o sentimento de liberdade que o mar traz e toda a produção reflete exatamente isso. 

É o tipo de música para ouvir na praia ou no carro com os vidros abertos sentindo o vento bater. Deu pra sentir a vibe boa daí?

Leia também: as melhores músicas eletrônicas de 2020.

Alive (It Feels Like)

Alive é uma das músicas mais intimistas do DJ Alok, mas ele consegue transformar sentimentos que geralmente são melancólicos em algo divertido e memorável.

Nesse ponto, o trabalho de Alok lembra muito o de Avicii, um grande nome que conseguia inserir tantos sentimentos em suas batidas. Após seu falecimento, seu nome continua sendo uma grande referência para todos que conhecem a música eletrônica.

Fuego (feat. Bhaskar)

Os irmãos gêmeos criaram algo incrível com Fuego: uma letra incrível e complexa que precisa de bastante estudo para ser completamente memorizada, mas que traz uma mensagem tão profunda. Afinal, Soy El fuego que

Brincadeiras à parte, Fuego é uma ótima representação da energia profissional e criativa entre Alok e Bhaskar. A música é divertida e ainda rendeu vários memes por ter apenas um verso em sua composição.

Música eletrônica no Brasil? Existe sim! 

O DJ Alok é uma ótima representação do poder que existe no Brasil quando falamos sobre música eletrônica. Seu sucesso ajudou muitos outros artistas a ganharem mais visibilidade e agora é o momento de conhecê-los melhor!

Preparamos uma playlist de música eletrônica nacional que vai te fazer começar a gostar ou gostar ainda mais do gênero. Temos certeza que você vai se surpreender!