Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Saiba tudo sobre Billie Eilish, fenômeno da música

Biografias · Por Renata Arruda

26 de Dezembro de 2020, às 19:00

Billie Eilish surgiu no cenário musical em 2016 e se tornou um fenômeno. Seu álbum de estreia rendeu nada menos que quatro indicações nas principais categorias do Grammy e o posto de artista mais jovem a conseguir ganhar todas de uma vez.

Como se não bastasse, o sucesso da canção bad guy fez com que ela se tornasse a única pessoa nascida nos anos 2000 a conseguir emplacar um single número 1 nas paradas dos Estados Unidos até o momento!

Com músicas repletas de versos intrigantes, sombrios e irônicos, a cantora de 19 anos foi convidada a gravar a música tema do próximo filme do 007 e prova que ainda tem muito a oferecer.

Vem com a gente saber tudo sobre a Billie Eilish!

Tudo sobre Billie Eilish

Nascida em 18 de dezembro de 2001, em Los Angeles, Billie Eilish Pirate Baird O’Connell é filha dos artistas Maggie Baird e Patrick O’Connell.

Ela foi educada em casa e ingressou no universo musical aos 8 anos de idade, participando do Coro Infantil de Los Angeles.

Aos 11 anos, começou a compor suas primeiras canções com a ajuda do irmão mais velho, Finneas O’Connell, que já tinha experiência com música.

Em entrevista, ela contou: eu sempre cantei, o tempo todo. Eu cantava tanto que minha família tinha que me mandar ficar quieta.

Primeiros passos de Billie Eilish na música

A parceria entre os irmãos rendeu o primeiro sucesso da cantora: ocean eyes, música escrita por Finneas e gravada por Billie, que na época tinha apenas 14 anos.

Ela colocou a música no SoundCloud em 2016 e logo a faixa viralizou, alcançando milhares de pessoas.

A canção fez tanto sucesso na internet que acabou rendendo à cantora um contrato com a gravadora Interscope Records, que relançou mundialmente o single no mesmo ano. Em 2017, a faixa ganhou um EP com quatro remixes.

Billie Eilish continuou lançando singles e teve até uma faixa na trilha sonora da primeira temporada de 13 Reasons Why, a canção Bored.

Os singles deram origem ao EP dont smile at me, lançado em 2017, que colocou a cantora no radar das novidades, sendo incluída pela Apple Music em uma seleção de artistas promissores.

Capa do EP don't smile at me, de Billie Eilish
Capa do EP dont smile at me / Créditos: Divulgação

Assim, Billie Eilish já era um sucesso antes mesmo de lançar seu álbum de estreia.

Artista revelação

O ano de 2018 foi produtivo para a cantora: ela embarcou na turnê Where’s My Mind Tour, lançou um vinil especial com a uma versão acústica da canção party favor e um cover de Hotline Bling, de Drake.

Ela ainda lançou uma música em parceria com Khalid, lovely, que fez parte da segunda temporada de 13 Reasons Why.

Billie continuou lançando singles. you should see me in a crown, por exemplo, cujo título foi inspirado em um diálogo da série Sherlock, esteve na trilha sonora do jogo FIFA 19.

Ela também foi incluída na lista Forbes 30 Under 30, que destacou as principais personalidades com menos de 30 anos daquele ano.

O álbum de estreia de Billie Eilish

Em março de 2019, finalmente, Billie EIlish lança seu aguardado álbum de estreia, WHEN WE ALL FALL ASLEEP, WHERE DO WE GO?.

Composto pela cantora e seu irmão, o álbum foi todo produzido por Finneas e gravado no estúdio caseiro da dupla, em Highland Park.

Capa do álbum WHEN WE ALL FALL ASLEEP, WHERE DO WE GO?, de Billie Eilish
Capa do álbum WHEN WE ALL FALL ASLEEP, WHERE DO WE GO? / Créditos: Divulgação

Com uma sonoridade que mistura influências de pop, rock, industrial, electro-pop, art pop, hip hop e avant-pop sem perder a identidade, o álbum aborda temas comuns à juventude e já estreou no topo da Billboard 200.

Isso fez com que a cantora se tornasse a primeira pessoa nascida nos anos 2000 a ter um álbum no topo das paradas dos Estados Unidos.

Ela também foi a mulher mais jovem a conquistar o número um nas paradas do Reino Unido com seu álbum.

Mostrando que é mesmo um fenômeno, ela ainda quebrou o recorde de ser a artista feminina que conseguiu emplacar mais músicas simultaneamente no Hot 100, com nada menos que 14 faixas.

Premiações de Billie Eilish

Com o álbum, Billie foi indicada a seis prêmios Grammy, incluindo quatro categorias principais: Gravação do Ano e Canção do Ano, com a música bad guy, além de Álbum do Ano e Melhor Revelação.

Venceu todas as quatro, se tornando a primeira mulher e a pessoa mais jovem, a conquistar os prêmios de uma vez.

bad guy: o real significado do hit de Billie Eilish 

E não para por aí: dentre os principais prêmios recebidos pela cantora estão o Mulher do Ano da Billboard, dois American Music Awards, três MTV Video Music Awards, um Brit Award, dois Guinness World Records e cinco Grammy.

Muita personalidade

O que mais chama atenção na cantora é o seu estilo próprio, que faz com que Billie Eilish não seja considerada como uma “típica estrela do pop”.  

Ela é conhecida por usar roupas largas e coloridas, além de manter uma estética que é sombria e brincalhona ao mesmo tempo.

Billie Eilish
Créditos: Divulgação

Segundo declarações feitas por ela, seu visual é intencional e tem o objetivo de parecer meio intimidadora, para que as pessoas a ouçam

Se no visual ela é intimidadora, as suas referências musicais são iguais as de boa parte das meninas da sua idade.

Ela é declaradamente uma das maiores fãs de Justin Bieber, além de gostar de Green Day, Avril Lavigne, Amy Winehouse, Tyler, the Creator, Beatles e outros nomes conhecidos. O Hip hop é seu gênero favorito.

Billie Eilish e Justin Bieber
Billie Eilish e Justin Bieber / Créditos: Divulgação

Próximos passos na carreira 

Billie Eilish está presente na trilha sonora do filme 007: Sem Tempo Para Morrer, com a canção No Time To Die. O filme está previsto para estrear no dia 21 de abril de 2021 nos Estados Unidos.

Em 2020, ela lançou dois singles, My Future e Therefore I Am, e revelou à Vanity Fair que está trabalhando em 16 novas músicas e que “adora todas elas”. 

Devido à pandemia, a cantora precisou cancelar os shows da sua turnê, incluindo os que faria no Brasil. Eles foram substituídos por uma live paga inovadora, com um cenário marcado pela realidade virtual.

As melhores da Billie EIlish

Agora que você já sabe tudo sobre a cantora, vem ouvir as melhores músicas de Billie Eilish! É só dar o play e curtir!

melhores musicas billie eilish