2 de Fevereiro de 2023, às 12:30
Integrante do BIGBANG e dono de uma carreira solo de igual sucesso, Taeyang não lançava nada desde 2017. Agora, o idol está de volta e em grande estilo com uma parceria com Jimin, do BTS, que estreia seu trabalho sob um novo selo. Então, saiba tudo sobre VIBE, de Taeyang e Jimin.
Mas não é só para Taeyang que o single marca novos começos, já que Jimin também está passando por um momento inédito em sua carreira, conforme se prepara para seu debut solo.
Confira mais detalhes sobre esse lançamento que impactou dois fandoms e o que ele significa para os artistas envolvidos!
Era dezembro de 2022 e a mídia coreana começava a comentar sobre rumores que indicavam uma collab entre Taeyang e Jimin.
Os boatos ganharam ainda mais força no dia 1 de janeiro de 2023, quando Taeyang postou em seu Instagram uma foto em um estúdio com outro homem que, mesmo de costas, era certamente Jimin.

A confirmação veio pouco depois, quando os perfis oficiais do integrante do BIGBANG nas redes sociais compartilharam uma foto de Taeyang e Jimin juntos, promovendo o lançamento de um single chamado VIBE, que viria a ser revelado no dia 13 de janeiro.
Após pouco mais de uma semana de divulgação de teasers e fotos promocionais, o grande lançamento aconteceu e parou o mundo da música: só no YouTube, foram 20 milhões de acessos em 24 horas!
O single atingiu o topo dos charts dos iTunes em mais de 100 países, incluindo o Brasil. A parceria também conquistou o primeiro lugar no M!Countdown, programa musical, mesmo sem promoções na televisão coreana.
Park Jimin é um grande fã do BIGBANG e de Taeyang. Na época do debut, Jimin havia escolhido Taeyang como o cantor que mais respeita e admira.
Um vídeo de 2014 no canal oficial do BTS mostra Jimin, nos bastidores de um programa musical televisivo, dançando ao som de Ringa Linga.
No mesmo canal, também está disponível um cover de Eyes, Nose, Lips e, no reality show In the Soop, Jimin chegou a tocar Wedding Dress no piano.
Quando a parceria foi anunciada, esses vídeos ressurgiram nas redes sociais para demonstrar a ascensão de Jimin como artista, sendo hoje capaz de performar lado a lado com alguém que cresceu admirando.
Em entrevista recente à Rolling Stone, Taeyang compartilhou que sabia que Jimin gostava de seu trabalho, e que seu produtor, Teddy, havia sugerido uma parceria entre eles dois anos atrás.
As conversas, no entanto, começaram apenas no ano passado, após se encontrar algumas vezes com os membros do BTS em reuniões e eventos privados.
“A conversa surgiu de forma muito orgânica, tipo, ‘há algumas músicas que montamos, você tem interesse em trabalharmos juntos?’ e ele disse que adoraria. Depois disso, ele veio ao nosso estúdio, tocamos a música para ele e ele gostou muito”, conta Taeyang.

A música já estava sendo construída há alguns anos, antes mesmo de Jimin ser cogitado para uma parceria. Na mesma entrevista, Taeyang disse que, após voltar do serviço militar, se reuniu com Teddy, Kush, Vince e 24 para conversar sobre seu próximo álbum.
“Nós nos divertimos fazendo a música, e foi aí que a faixa e a melodia surgiram. A música ficou assim por algum tempo, e enquanto pensava em como incorporá-la ao meu álbum solo, surgiu a ideia de trabalhar com Jimin.”

Taeyang também explicou o significado da música e da palavra VIBE para ele:
“Uma boa vibração pode ser a energia ou a inspiração que você obtém de um objeto de amor, ou pode vir da harmonia entre dois amores, e não da solidão […]. Houve alguns momentos difíceis no passado e não consegui me encontrar com os fãs por muito tempo. Com VIBE, sinto que meu tempo para encontrar os fãs está começando”.
Taeyang, nome artístico de Dong Youngbae, estreou em 2006 como integrante do grupo da segunda geração do k-pop BIGBANG, uma das boybands líderes dessa geração e um dos grupos que mais venderam não só na Ásia, mas no mundo todo.
Sua carreira solo começou em 2008 com o lançamento de seu primeiro EP, Hot, que foi um grande sucesso de público e críticas. Ao longo dos anos, lançou álbuns de sucessos como Solar, Rise e White Night, incluindo o single Eyes, Nose, Lips, maior sucesso de sua carreira solo.
Seu último projeto solo havia sido lançado em agosto de 2017 e, em março do ano seguinte, iniciou seu serviço militar obrigatório, que representou uma pausa em sua carreira até novembro de 2019. Em 2022, Taeyang realizou um comeback com o BIGBANG com a música Still Life.
No fim do mesmo ano, o idol anunciou sua transferência da YG Entertainment, empresa na qual estava desde seu debut, para a subsidiária The Black Label. Dando início a essa nova fase de sua carreira solo, o single VIBE, em parceria com Jimin, é o aquecimento para seu próximo álbum.
Park Jimin, por sua vez, estreou como membro do BTS em 2013. Ao longo dos anos, a boyband ascendeu e furou a bolha do k-pop para o mercado internacional, sendo o boygroup em atividade de maior sucesso da atualidade.
Embora Jimin ainda não tenha lançado uma carreira solo oficial, já possui algumas faixas solo na discografia do BTS, como Lie, Serendipity e Filter.
As músicas Promise e Christmas Love também foram lançadas de forma on-line. Em 2022, Jimin gravou um dueto com o cantor Ha Sungwoon, chamado With You, que integrou a trilha sonora do drama coreano Amor e Outros Dramas (Our Blues).
Agora, em 2023, se prepara para um debut solo oficial. Após o lançamento de VIBE, em parceria com Taeyang, a imprensa coreana também divulgou rumores de que Jimin deve lançar seu primeiro álbum solo muito em breve. No entanto, a Big Hit Music ainda não divulgou a agenda de lançamento do artista.
Quer saber mais sobre o BTS e os seus integrantes extremamente talentosos? Confira a nossa biografia do maior grupo de k-pop!

Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.