17 de Abril de 2025, às 12:00
Se você já ouviu e curtiu Up From the Bottom, de Linkin Park, vai adorar saber o significado por trás da letra. O lançamento da banda tem dado o que falar nas redes sociais, principalmente pela mensagem que a música transmite.
Ao que tudo indica, o novo single é uma faixa inédita da edição deluxe de From Zero, de 2024. Esse disco foi o lançamento mais recente do Linkin Park, depois de um hiato de quase 7 anos.
Agora, os fãs estão animados com a nova formação da banda, uma turnê que vai passar por vários países, incluindo o Brasil, além de hits inéditos, como Up From the Bottom. Saiba tudo sobre a faixa e o seu significado a seguir.
O single e o clipe de Up From the Bottom foram lançados em 27 de março de 2025. Antes da divulgação da faixa na íntegra, o Linkin Park já havia anunciado a novidade em suas redes sociais, com vídeos que mostravam alguns trechos da música.
Na letra, a banda canta sobre a sensação de estar preso em um estado emocional ou mental de desespero e impotência. É como se a pessoa estivesse no fundo do poço e quisesse muito sair dessa situação.
O próprio título de Up From the Bottom, que significa olhando de baixo para cima em português, nos transmite essa ideia de estar dentro de um poço, olhando para o topo e tentando alcançá-lo, para finalmente sair de lá.
Confira agora a nossa análise das principais estrofes da letra.
Inside, it feels like I’ve been barely breathing
Por dentro, parece que mal estou respirando
Feels like air is running out
Parece que o ar está acabando
Inside, I’m stuck here staring at a ceiling (ceiling)
Por dentro, estou preso aqui, encarando um teto (teto)
You put up to keep me down, down, down, down, down
Você se esforça para me afundar, afundar, afundar, afundar, afundar
Na primeira estrofe da música, entramos em contato com a sensação de estar preso no fundo do poço. Nesse caso, a imagem é totalmente metafórica. Afinal, usamos essa expressão para nos referir a estados mentais ou até mesmo físicos, em que sentimos que não há mais solução para os nossos problemas.
No caso de Up From the Bottom, parece que o personagem da canção está sendo manipulado e sufocado por outra pessoa – algo muito comum em relacionamentos tóxicos ou abusivos. Assim, ele se sente constantemente em estado de dúvida e insegurança.
Essa sensação de sufocamento e desespero aparece claramente no verso inside, it feels like I’ve been barely breathing. De fato, quando nos sentimos sem esperança e presos a uma situação, temos a sensação de que não estamos respirando, causando até mesmo falta de ar.
A imagem do fundo do poço aparece inclusive no clipe:
Waking up without a name
Acordando sem um nome
Open up my eyes knowing nothing is the same (same)
Abro os olhos sabendo que nada é igual (igual)
Circling around a drain
Girando ao redor do ralo
As I realize that there’s no one else to blame
Enquanto me dou conta que não há mais ninguém para culpar
O desespero chega ao ponto de o personagem não saber mais qual seu nome e se sente culpado por ter se colocado nessa relação. É como se, a todo tempo, ele estivesse andando em círculos, girando ao redor do ralo, sem conseguir quebrar esse padrão.
As I realize that there’s no one else to blame
Enquanto me dou conta que não há mais ninguém para culpar
You keep me waiting down here, so far below
Você me deixa esperando aqui embaixo, tão fundo
Staring up from the bottom, up from the bottom
Olhando de baixo para cima, de baixo para cima
I try escaping, but there’s nowhere to go
Eu tento escapar, mas não há para onde ir
Staring up from the bottom, up from the bottom
Olhando de baixo para cima, de baixo para cima
Em vários momentos da letra, há a repetição do verso staring up from the bottom, que transmite a ideia de que o personagem está sempre de baixo, em uma posição de desvantagem em relação à outra pessoa. Ele até tenta escapar, mas não consegue encontrar a saída.
A todo momento, o protagonista quer se desvencilhar dessa relação, mas não consegue. Afinal, quando tenta, acaba sendo puxado “para baixo” novamente, em uma dinâmica de toxicidade e manipulação constantes.
E não necessariamente a letra se refere a uma relação entre duas pessoas. Pode ser que esse relacionamento tóxico se estabeleça com ele mesmo, ao não conseguir se desvencilhar das suas próprias emoções negativas.
Everybody out, that devil is coming
Todo mundo para fora, aquele demônio está se aproximando
Poison on his lips and his words mean nothing
Veneno nos seus lábios e suas promessas não valem de nada
Cold like a mountaintop, father never loved him
Frio como o topo de uma montanha, o pai nunca o amou
Mama said he’s bad enough times that it sunk in
A mãe disse tantas vezes que ele era ruim, que ele acabou acreditando
Everybody out, that devil is coming
Todo mundo para fora, aquele demônio está se aproximando
Promise you the world, but he’s always bluffing
Promete o mundo para você, mas está sempre blefando
Before you even know, it’s a trap you’re stuck in
Antes que você perceba, estará preso numa armadilha
He’s gone like a ghost, already off running
Ele desaparece como um fantasma, já saiu correndo
A figura do demônio ou diabo aparece na letra, para dar uma cara à manipulação e à traição. É uma figura que promete o mundo, mas não cumpre as suas promessas, o que mantém o personagem cada vez mais em uma armadilha emocional.
Assim, ele usa a força da música para tentar sair do fundo do poço e se libertar dessa situação. É um verdadeiro grito de resistência, que também se conecta com a própria história de renascimento e resiliência do Linkin Park.
Agora que você compreendeu o significado de Up From the Bottom, do Linkin Park, chegou a hora de relembrar outros trechos de músicas da banda. Saiba quais são as melhores frases do Linkin Park.





Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.