Viola de Massaranduba
Geraldo Babão
A Resiliência da Viola de Massaranduba
A música 'Viola de Massaranduba' de Geraldo Babão celebra a força e a durabilidade de uma viola feita de massaranduba, uma madeira conhecida por sua resistência. A letra começa com um aviso claro: quem tentar quebrar essa viola, feita de madeira de lei, vai se dar mal. Isso já estabelece um tom de respeito e admiração pela qualidade do instrumento, que não é feito de qualquer tipo de madeira, mas de uma que é especialmente robusta.
A escolha da massaranduba como material para a viola não é aleatória. A massaranduba é uma madeira dura, que não quebra facilmente e não racha, simbolizando a resiliência e a durabilidade. Essa metáfora pode ser estendida para a vida e a cultura do povo que valoriza a música e os instrumentos tradicionais. A música sugere que, assim como a viola, a cultura e as tradições são resistentes e perduram ao longo do tempo, mesmo diante de adversidades.
Além disso, a letra destaca como a viola, ao ser tocada, alegra a comunidade e melhora com o tempo, especialmente quando exposta ao sereno. Isso pode ser interpretado como uma metáfora para a experiência e a maturidade, onde as dificuldades e os desafios da vida (representados pelo sereno) aprimoram e enriquecem a alma e a cultura. A música também enfatiza a importância da coletividade e da celebração, onde a música une as pessoas e faz com que elas esqueçam do tempo, celebrando até o amanhecer.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Geraldo Babão e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: