
Nó Na Madeira
João Bosco
Resistência e orgulho no samba em “Nó Na Madeira”
"Nó Na Madeira", de João Bosco, celebra a força e a persistência dos sambistas diante das dificuldades. O verso “Eu sou é madeira. Em samba de roda já dei muito nó...” usa a expressão “nó na madeira” para simbolizar habilidade, resistência e superação. Aqui, João Bosco mostra que não apenas faz parte do samba, mas também se destaca e supera desafios dentro dessa tradição. A metáfora reforça que o samba é mais do que música: é uma prova de resistência e paixão transmitida de geração em geração.
A letra também destaca o papel central do samba na vida do artista e da comunidade. Em versos como “Meu peito é do povo do samba e da gente” e “Trabalho é besteira, o negócio é sambar”, o samba aparece como uma escolha de vida, uma dedicação que envolve alegria, consciência e coletividade. O trecho “Se é fogo que fica ninguém mais apaga” mostra que a paixão pelo samba é duradoura e impossível de ser extinta. Já “É a paga da praga que eu vou te rogar” brinca com a ideia de que quem tenta apagar esse fogo acaba envolvido ainda mais pelo samba. Assim, a música transmite orgulho, pertencimento e celebra a identidade e o espírito festivo dos sambistas.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de João Bosco e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: